AO VIVO
Manifestações pelo país
acompanhe
- Conforme a manifestação cresce na Candelária, o policiamento está sendo reforçado na Prefeitura do Rio, ponto final da manifestação. Todas as ruas de acesso à prefeitura estão fechadas por policias da Tropa de Choque. Cerca de 30 cavalos do Batalhão de Cavalaria estão mobilizados em frente a estação de metrô próxima ao local, a Cidade Nova. Veículos não chegam próximos da prefeitura e pessoas que saem do trabalho sentem-se amedrontadas com o aparamento policial.
- Manifestação em Aracaju (SE) está dividida em dois grupos. Um segue pelo centro, e outro, pela avenida Beira Mar. Um pequeno grupo foi vaiado após usar fogos de artifício.
- O comando da PM de Rondônia espera entre 16 mil e 23 mil pessoas na manifestação pelas ruas de Porto Velho, marcada para 17h no horário local (18h em Brasília). Não houve aumento nas passagens de ônibus, mas manifestantes pedem melhorias em serviços públicos, como nas áreas de transporte e educação.
- A Polícia Militar já calcula em 7.000 manifestantes a multidão neste momento, em Brasília. Outros ainda chegam ao Congresso. Os manifestantes começam a deixar o gramado do Congresso e rumam para o Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça, à esquerda do Congresso. Um outro grupo de manifestantes também tenta chegar ao Palácio do Planalto, mais abaixo.
Manifestantes em São Paulo (foto: Ricardo Senra/Folhapress)
- Repúdio à PEC 37, que tira poderes de investigação do Ministério Público, e ao projeto da "cura gay" aprovado em comissão na Câmara são tema de cartazes no protesto desta quinta em Belém (PA): "Se Deus odeia os gays, por que ele fez uns tão gatinhos? Não à cura gay" e "Na Arábia Saudita, os ladrões são amputados, no Brasil, eles são deputados. Não à PEC 37".
- Um forte estouro, parecendo um rojão, faz a maioria dos manifestantes vaiar, em Brasília. Desafiando a oposição à presença de partidos políticos, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) estão no gramado, acompanhados de quatro índios.
- Na carona do protesto, em São Paulo, tem até slogan publicitário. O grupo de comediantes Risadaria estendeu uma faixa gigante no Conjunto Nacional para promover o seu trabalho
- Manifestação no Recife reúne 52 mil pessoas, segundo a PM
- As empresas ao redor da Prefeitura do Rio, como Petrobras e Correios, liberaram os seus funcionários mais cedo. As agências de bancos da região (duas agências do Itaú, uma da Caixa, uma do BB e uma do Bradesco) estão fechadas para o público, protegidas com tapumes. O mesmo ocorre na estação de metrô Cidade Nova, em frente à prefeitura. O comércio no local também está fechado.
notícias
Publicidade