Olimpiada Rio 2016

Mayra Aguiar conquista bronze no judô; Phelps leva 22° ouro e Fratus vai à final dos 50 m livre; vôlei perde para EUA


A judoca Mayra Aguiar, 25, conquistou a medalha de bronze para o Brasil na categoria meio-pesado (até 78 kg) do judô. Ela venceu a cubana Yalennis na disputa do terceiro lugar no pódio. É a segunda medalha do judô brasileiro na Rio-2016. Mayara já tinha ficado na terceira colocação da sua categoria em Londres-2012.

O outro brasileiro que disputou uma medalha na quinta (11) foi Thiago Pereira. Ele disputou a final dos 200 m medley da natação, mas ficou em 7° lugar. Na prova, Michael Phelps conseguiu mais um ouro, o 22° da carreira.

Bruno Fratus conseguiu avançar para a final dos 50 m livre, mas Ítalo Duarte foi eliminado na semifinal da categoria.

A seleção masculina de vôlei perdeu a primeira partida na competição, por 3 sets a 1, contra os americanos. Já, no vôlei de praia, Pedro e Evandro conseguiram vencer a dupla da Letônia e foram para a próxima fase, recuperando-se de duas derrotas nos primeiros jogos.

Veja outros destaques:

A americana Simone Manuel, dos EUA, ficou empatada em primeiro lugar nos 100 m livre com a canadense Penny Oleksiak; Manuel é a primeira negra a ganhar um ouro olímpico na natação

A seleção masculina de handebol conseguiu uma vitória muito significativa sobre a forte equipe da Alemanha.

Na final do individual geral feminino da ginástica artística, a americana Simone Biles confirmou o favoritismo e levou o ouro. Rebeca Andrade terminou em 11º.

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 11/8

    Simone Biles se consagra e leva o ouro; Rebeca é 11ª

    A americana Simone Biles, 19, fez o que dela se esperava: levou o ouro na final do individual geral. Ela somou 62.198 pontos, à frente da compatriota Alexandra Raisman (60.098) e da russa Aliya Mustafina (58.665).

    Na sua última apresentação, no solo, recebeu 15.993, para delírio da torcida que compareceu à Arena Olímpica.

    Com uma nota 13.766 no solo, Rebeca Andrade terminou em 11º lugar na final. Ela somou 56.965 nos quatro aparelhos. Jade Barbosa, outra brasileira na disputa, se lesionou durante sua apresentação no solo e teve que abandonar a competição.

    Dylan Martinez/Reuters
    Simone Biles após saltar na final individual
  • 11/8

    Pedro e Evandro jogam pela sobrevivência

    Com quase meia hora de atraso, a dupla brasileira formada por Pedro e Evandro entrou em quadra para enfrentar Samoilovs e Smedins, da Letônia.

    A demora para o início da partida foi causada pelo longo tie-break do jogo entre Dalhausser/Lucena (EUA) e Nicolai/Lupo (Itália), que durou 25 minutos.

    Os brasileiros vêm de duas derrotas e precisam vencer para seguirem vivos na competição.

    Conforme for o resultado da partida, mesmo um triunfo pode colocar a dupla da casa na repescagem, que é disputada ainda hoje. Eles precisam conseguir uma vantagem larga de pontos, critério de desempate, para passar direto para a próxima fase.

    Em caso de derrota, é eliminação certa.

  • 11/8

    'Foi mágico', diz judoca Mayra Aguiar após bronze

    A judoca Mayra Aguiar, 25, definiu como "mágica" a sensação de conquistar uma medalha olímpica. A brasileira levou o bronze na categoria meio-pesado (até 78 kg), nesta quinta (11), após vencer a cubana Yalennis Castillo na disputa pelo terceiro lugar.

    A atleta, também bronze em Londres-12, disse que a medalha desta quinta tem um sabor especial.

    "Eu já tinha ganho medalha em Londres, mas agora com a torcida, com a vibração que o povo tem... Isso realmente vai ficar marcado, vou levar para sempre. Foi lindo, mágico", afirmou a brasileira. Leia mais aqui.

    Eduardo Knapp/Folhapress
    A judoca Mayra Aguiar, 25, comemora com familiares nas arquibancadas após vencer a cubana Yalennis na disputa pelo bronze, na Rio-2016
    A judoca Mayra Aguiar, 25, comemora após conquistar o bronze na Rio-2016
  • 11/8

    Rafael Nadal vai à final de duplas

    O espanhol Rafael Nadal passou à final de duplas junto com Marc López. Eles derrotaram os canadenses Daniel Nestor e Vasek Pospisil por 2 sets a 0 (duplo 7/6). Na decisão, nesta sexta, eles enfrentarão os romenos Florin Mergea e Horia Tecau, algozes de Marcelo Melo e Bruno Soares nas quartas.

    O duelo foi realizado em quadra com capacidade para 300 pessoas, o que fez com que torcedores abrissem buracos na tela para assistir ao jogo. Foi preciso que voluntários remendassem a proteção.

    Agora Nadal vai para a sua terceira jornada do dia, nas duplas mistas, ao lado de Garbine Muguruza.

    José Mariante/Folhapress
    Torcida faz buraco em tela para assistir ao jogo de Nadal
    Torcida faz buraco em lona para assistir partida de tênis
  • 11/8

    É um feito grandioso de Mayra, diz professor onde judoca treina

    A luta valendo a medalha de bronze teve peso de um ouro para a torcida na sede da Sogipa, clube de Mayra Aguiar, em Porto Alegre.

    Durante a luta, colegas de treino no tatame e crianças do "Projeto Criança", que sonham em um dia entrar no esporte, vibravam a cada movimento da judoca gaúcha no telão.

    Os movimentos da rival cubana era desdenhados pela torcida exclusiva, que revezava os gritos de "Mayra!" e "Brasil!".

    Quando a vitória foi decretada para a brasileira, a sala explodiu em comemoração.

    Para Moacir Mendes, professor de judô na instituição, que treina com a atleta, não há como medir o significado a segunda medalha olímpica por ela.

    "Nós tínhamos três atletas na Olimpíada e isso já é um feito grandioso. A medalha é o que todo mundo quer e hoje nossa esperança estava toda depositado nela", afirma.

    Mas o legado maior que Mayra, com apenas 25 anos, já tem, está nas novas gerações.

    "Ela tem muita influência. As meninas que treinam na Sogipa se inspiram muito nela e vemos que aumentou muito o numero de meninas no judô querendo ser como ela", diz Mendes.

    Danilo Verpa/Folha de S.Paulo/NOPP
    JUDO - MAYRA AGUIAR - CARIOCA ARENA 2 - RIO DE JANEIRO/RJ-11/08/2016 - A JUDOCA MAYRA AGUIAR VENCE DISPUTA PELO BRONZE LUTA CONTRA Yalennis, DE CUBA, NAS SEMI DE FINAIS DO JUDO NAS OLIMPIADAS RIO 2016. Foto: Danilo Verpa/Folha de S.Paulo/NOPP
    A judoca brasileira Mayra Aguiar comemora após conquistar o bronze
  • 11/8

    Rebeca não vai bem na trave e cai para 8º; Biles lidera

    Rebeca Andrade obteve uma nota ruim na trave (13.600) e caiu para a oitava posição na final individual, com 43.199 na soma dos três aparelhos.

    A americana Simone Biles recuperou a liderança, com 46.265. Ela é seguida pela russa Aliya Mustafina (44.732) e pela compatriota Alexandra Raisman (44.665).

    Faltam apenas as apresentações no solo. Só um erro feio tira o ouro de Biles. A disputa pela prata, entretanto, vai ser acirrada.

  • 11/8

    'Caí, levantei e consegui ganhar', diz Mayra após o bronze

    Após conquistar a medalha de bronze na categoria meio-pesado (até 78 kg), a brasileira Mayra Aguiar afirmou que conseguiu se recuperar da derrota na semifinal, para a francesa Audrey Tcheumeo.

    "O judoca aprende a cair para poder levantar e derrubar de novo. Eu caí, levantei e consegui ganhar", disse a brasileira ao canal SporTV após vencer a cubana Yalennis Castillo.

    Mayra enalteceu a torcida brasileira na Arena Carioca 2 e disse que se sente privilegiada por ser uma medalhista olímpica.

    "O povo brasileiro vibra muito e a gente sente isso", disse a judoca. "Sair daqui com uma medalha é muito gratificante. Uma medalha olímpica não tem cor", disse.

    Danilo Verpa/Folha de S.Paulo/NOPP
    JUDO - MAYRA AGUIAR - CARIOCA ARENA 2 - RIO DE JANEIRO/RJ-11/08/2016 - A JUDOCA MAYRA AGUIAR VENCE DISPUTA PELO BRONZE LUTA CONTRA Yalennis, DE CUBA, NAS SEMI DE FINAIS DO JUDO NAS OLIMPIADAS RIO 2016. Foto: Danilo Verpa/Folha de S.Paulo/NOPP
    A judoca brasileira Mayra Aguiar comemora após conquistar o bronze
  • 11/8

    Brasil está à frente da Alemanha; jogo está disputadíssimo

    Primeiro tempo de viradas no handebol masculino. Brasileiros e alemães jogam de igual para igual no handebol e isso se reflete no placar: 17 a 16 para o Brasil.

    Os alemães marcaram o primeiro gol com 39 segundos de partida, mas os brasileiros viraram ainda no início do primeiro tempo.

    Aos 17 minutos os alemães conseguiram empatar a partida e logo depois voltaram à frente no placar, mas não conseguiram abrir grande vantagem.

    O Brasil conseguiu nova virada faltando apenas um segundo para o fim do segundo tempo.

    Primeiros colocados no grupo B da Olimpíada e no ranking mundial, a seleção masculina de handebol da Alemanha era a favorita para o jogo.

    Shannon Stapleton/Reuters
    Disputa pela bola no jogo entre Brasil e Alemanha
    Disputa pela bola no jogo entre Brasil e Alemanha
  • 11/8

    Semifinais femininas estão definidas

    Com a queda de Serena Williams, a alemã Angelique Kerber é a grande favorita à medalha de ouro. Ela enfrentará a americana Madison Keys nesta sexta (12).

    Na outra semifinal, Petra Kvitova, que eliminou a ucraniana Elina Svitolina —algoz de Serena—, enfrentará a porto-riquenha Monica Puig, única das semifinalistas que não é cabeça de chave.

    Semifinais femininas:

    Petra Kvitova (TCH) X Monica Puig (PUR)
    Madison Keys (EUA) X Kerber (ALE)

    Kevin Lamarque/Reuters
    Petra Kvitova comemora vitória contra Svitolina
  • 11/8

    Seleção feminina sofre quarta derrota e está eliminada

    A seleção brasileira feminina de basquete perdeu para a França por 74 a 64 nesta tarde, na Arena da Juventude, e, com quatro derrotas em quatro jogos, não tem mais chances de classificação para a próxima fase do torneio.

    A equipe brasileira ainda enfrenta a Turquia no sábado (13) antes de encerrar a sua participação na Rio-2016.

    Marko Djurica/Reuters
    Damiris Dantas (esq.) disputa jogada durante derrota para a França
  • Atualizando

calendário

medalhas

países