Publicidade

Fórum debate negócios e oportunidades em infraestrutura de transporte no país

A Folha realiza na nesta quarta-feira (25) o segundo dia do Fórum Infraestrutura de Transporte . No evento, serão debatidos as principais oportunidades de negócios em infraestrutura no Brasil e as variáveis que afetam os próximos leilões de concessões.

Entre os temas abordados, estão os custos, as oportunidades e os desafios da logística brasileira, o impacto da regulação nos leilões, os modelos de concessões e os instrumentos de financiamento.

Também haverá uma mesa sobre a integração dos diferentes meios de transporte e a mobilidade urbana. Entre os palestrantes, estão confirmados os ministros Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Helder Barbalho (Portos). Nelson Barbosa (Planejamento) fez a abertura do primeiro dia.

Participam ainda Alessandro Oliveira, professor-adjunto do ITA, Bruno Pereira, coordenador do portal PPP Brasil, Giovanni Pengue Filho, diretor-geral da Artesp, e José Alberto Pereira Ribeiro, presidente da Aneor. Veja a programação completa.

Confira a cobertura do primeiro dia do Fórum.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 13h58  

    Confira a cobertura completa dos dois dias do Fórum.

  • 13h57  

    O Fórum Infraestrutura de Transportes está encerrado! Veja o que foi dito durante os dois dias do evento...

    "Se o usuário não pagar a tarifa, alguém vai pagar. Realmente não existe almoço grátis." Clodoaldo Pelissioni, secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo

    "O cenário do setor é de pleno crescimento. Há orçamento destinado a reformas de dragagem, voltadas para a ampliação do acesso de navios de grande porte nos portos brasileiros." Helder Barbalho, ministro da secretaria de Portos

    “Nós entendemos que a saída para isso é a subvenção pública do transporte. A PEC Erundina, que transformou o transporte em um direito social, abre a possibilidade de ter um fundo com recursos públicos para melhorar a qualidade.” Marcos Bicalho, diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos

    "Os portos transportam o PIB de um país." Nilson Gibson Sobrinho, vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Transporte de Logística e Carga

    “Recursos privados são necessários para suprir lacuna de 60 anos, diz ministro da Aviação Civil.” Eliseu Padilha, ministro da Aviação Civil

    “Brasil precisa de melhores condições para atrair investimento externo.” Mario Sebastiani, professor em Economia Politica

    “O lucro abusivo deve ser combatido, mas com concorrência. Se há lucro, ele será investido e baixar o custo do serviço.” Pedro Dutra, advogado especializado em Direito Econômico

    "Nosso mercado compete com outros e, pela taxa de juros e pelo custo do país, você tem que dar mais explicações para que o investidor tome uma decisão." Carolina Lacerda, diretora da Anbima

    "Nos próximos programas de concessão temos um potencial de mais ou menos R$ 5 bilhões em 34 operações incentivadas de debêntures, só na parte de infraestrutura. Temos muito investimento em eólica, rodovia, linhas de transmissão, aeroportos e um pouco menos em hidroelétricas. As coisas estão acontecendo, apesar da crise." Laura Mattos, chefe do Departamento de Operações Estruturadas da Área de Mercado de Capitais do BNDES

    E o que foi dito no primeiro dia...

    "O governo autorizou 6 projetos em São Paulo e serão concedidos mais aeroportos regionais, de infraestrutura. Essa é uma área que deve crescer rápido. Há uma demanda reprimida e o investimento é baixo". Nelson Barbosa, ministro do Planejamento

    ““A gente tenta mitigar o peso do pedágio com multimodalidades. Não podemos focar a exportação de commodities em uma matriz única de abastecimento. Acho que essa é uma forma de mitigar o efeito do pedágio”.” Helder Luiz Gosling, diretor comercial e de logística do Grupo São Martinho

    "O governo transfere via concessão suas necessidades de investimentos. O usuário sempre é quem paga a conta das ineficiências." Luis Henrique Teixeira Baldez, presidente-executivo da Anut

    "O BNDES tem aumentado a sua participação em ferrovias, pois são menos atrativas para o setor privado do que as rodovias." Natália Marcassa, Diretora da ANTT

    "A melhor tarifa é aquela que garante retorno ao usuário, e essa é uma questão técnica e não política". Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral

    “Quanto a um novo aeroporto em São Paulo, é preciso saber se aeroportos privados terão autorização para receber voos, pois não há ainda um marco regulatório estabelecido”. Alessandro Oliveira, professor do ITA

  • 13h31  

    Para Nilson Gibson Sobrinho, vice-presidente executivo da ABTC (Associação Brasileira de Transporte de Logística e Carga), há um desafio na desburocratização da infraestrutura portuária.

    A Alemanha, por exemplo, tem condições de exportar commodities como o café, já manufaturado em cápsulas, a preços muito mais elevados por quilo em razão do maior desembaraço logístico. "Os portos transportam o PIB de um país", afirma.

    De acordo com ele, o principal desafio da Secretaria dos Portos é de se sentar à mesa com os principais agentes públicos para desburocratizar o setor portuário

  • 13h18  

    Imagem

    Atraso faz Brasil perder para outros países investimentos em terminais

  • 13h16  

    Para Manteli, diretor-presidente da ABTP (Associação Brasileira de Terminais Portuários), é muito importante se atentar ao marco técnico, pois, segundo ele, o Brasil está cometendo o mesmo erro da França, que é a adoção de um direito administrativo precário e dependente demais do Estado. "Isso gera instabilidade, pois segurança jurídica e previsibilidade são essenciais", diz

  • 13h14  

    Helder Barbalho, ministro da secretaria de Portos, afirma que o governo acredita na integração do setor portuário com a cadeia logística brasileira e vai lançar um programa para o setor. O plano, segundo o ministro, é estabelecer prognósticos de longo prazo para a infraestrutura de portos.

    De acordo com ele, apenas 63% da capacidade portuária é utilizada. "O cenário do setor é de pleno crescimento", diz. "Há orçamento destinado a reformas de dragagem, voltadas para a ampliação do acesso de navios de grande porte nos portos brasileiros", completa

  • 13h08  

    Manteli também critica a interferência de vários órgãos do governo na atividade portuária, pois agem além de sua competência e prejudicam a organização do setor

  • 13h06  

    Imagem

    'Transporte de cargas é maior gargalo em grandes cidades', diz ex-secretário

  • 13h06  

    Wilen Manteli, diretor-presidente da ABTP (Associação Brasileira de Terminais Portuários), afirma que o setor portuário não está completamente estruturado e que é preciso completar as reformas trabalhista e de infraestrutura.

    "Um navio parado em Manaus não pode ficar esperando decisões de Brasília", afirma Manteli

  • 13h01  

    Sobrinho acredita que o maior desafio da integração dos portos são propícias para criar as PPPs e permitir a cooperação com empresas. Não é possível integrar o país sem intermodalidade. "O produto final só chega na prateleira por rodovias", afirma

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade