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Fórum debate negócios e oportunidades em infraestrutura de transporte no país

A Folha realiza na nesta quarta-feira (25) o segundo dia do Fórum Infraestrutura de Transporte . No evento, serão debatidos as principais oportunidades de negócios em infraestrutura no Brasil e as variáveis que afetam os próximos leilões de concessões.

Entre os temas abordados, estão os custos, as oportunidades e os desafios da logística brasileira, o impacto da regulação nos leilões, os modelos de concessões e os instrumentos de financiamento.

Também haverá uma mesa sobre a integração dos diferentes meios de transporte e a mobilidade urbana. Entre os palestrantes, estão confirmados os ministros Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Helder Barbalho (Portos). Nelson Barbosa (Planejamento) fez a abertura do primeiro dia.

Participam ainda Alessandro Oliveira, professor-adjunto do ITA, Bruno Pereira, coordenador do portal PPP Brasil, Giovanni Pengue Filho, diretor-geral da Artesp, e José Alberto Pereira Ribeiro, presidente da Aneor. Veja a programação completa.

Confira a cobertura do primeiro dia do Fórum.

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  • 12h01  

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    Esq. p/ dir.: Bruno Pereira, Joubert Flores, Paulo Resende e o mediador Julio Wiziack (Crédito: Marina Estarque/Folhapress)

    MESA 3 - Modelos de concessões: vantagens e desvantagens
    Bruno Pereira, coordenador do PPP Brasil -Observatório das Parcerias Público-Privadas
    Joubert Flores, presidente do Conselho da ANPTrilhos
    Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral
    Julio Wiziack, repórter especial da Folha

  • 11h49  

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    Usuários pagam conta da ineficiência das estradas, diz especialista

  • 11h35  

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    Repórter passou um dia no aeroporto de Brasília para ver melhorias

  • 11h33  

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    Melhor rodovia do Brasil tem asfalto ecológico e alto pedágio

  • 11h28  

    O que foi dito até o momento...

    "O governo autorizou 6 projetos em São Paulo e serão concedidos mais aeroportos regionais, de infraestrutura. Essa é uma área que deve crescer rápido. Há uma demanda reprimida e o investimento é baixo". Nelson Barbosa, ministro do Planejamento

    “A gente tenta mitigar o peso do pedágio com multimodalidades. Não podemos focar a exportação de commodities em uma matriz única de abastecimento. Acho que essa é uma forma de mitigar o efeito do pedágio.” Helder Luiz Gosling, diretor comercial e de logística do Grupo São Martinho

    "O governo transfere via concessão suas necessidades de investimentos. O usuário sempre é quem paga a conta das ineficiências." Luis Henrique Teixeira Baldez, atual presidente-executivo da Anut

    "O BNDES tem aumentado a sua participação em ferrovias, pois são menos atrativas para o setor privado do que as rodovias." Natália Marcassa, Diretora da ANTT

  • 11h16  

    A segunda mesa foi encerrada. O evento terá 25 minutos de pausa antes da próxima mesa, que tratará de mobilidade urbana

  • 11h14  

    Respondendo a uma pergunta do mediador sobre a participação estrangeira, Marcassa diz que é possível em ferrovias e rodovias até 100% de investimento com origem fora do Brasil, sob as mesmas condições enfrentadas pelos brasileiros.

  • 11h11  

    Frischtak afirma não duvidar que investimentos ferroviários possam sair, pois em alguns casos é possível, mas não crê em ferrovias “greenfield” (obra nova, do zero) de 350 ou 400 quilômetros.

  • 11h11  

    Ferrovia que liga o Brasil ao Peru é o novo trem-bala, diz especialista

  • 11h03  

    Respondendo a uma pergunta do mediador sobre a ferrovia Bioceânica, Marcassa diz que o governo não tem sequer certeza sobre a viabilidade do projeto, que ainda está em estudo.

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