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Fórum debate negócios e oportunidades em infraestrutura de transporte no país

A Folha realiza na nesta quarta-feira (25) o segundo dia do Fórum Infraestrutura de Transporte . No evento, serão debatidos as principais oportunidades de negócios em infraestrutura no Brasil e as variáveis que afetam os próximos leilões de concessões.

Entre os temas abordados, estão os custos, as oportunidades e os desafios da logística brasileira, o impacto da regulação nos leilões, os modelos de concessões e os instrumentos de financiamento.

Também haverá uma mesa sobre a integração dos diferentes meios de transporte e a mobilidade urbana. Entre os palestrantes, estão confirmados os ministros Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Helder Barbalho (Portos). Nelson Barbosa (Planejamento) fez a abertura do primeiro dia.

Participam ainda Alessandro Oliveira, professor-adjunto do ITA, Bruno Pereira, coordenador do portal PPP Brasil, Giovanni Pengue Filho, diretor-geral da Artesp, e José Alberto Pereira Ribeiro, presidente da Aneor. Veja a programação completa.

Confira a cobertura do primeiro dia do Fórum.

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  • 11h03  

    Carolina Lacerda, diretora da Anbima, diz que a padronização de debêntures é positiva. Ela mencionou também a lei 12.431, publicada em 2012, que incentiva investimentos de infraestrutura. “Há uma vontade muito grande, mas dependemos também de uma demanda de investidores. Tem uma série de iniciativas, mas, no nosso mercado, a gente ainda precisa de uma forcinha do mercado em si”, afirmou

  • 10h58  

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    Sem BNDES, obras de infraestrutura terão de atrair recurso do mercado

  • 10h53  

    De acordo com Laura Mattos, do BNDES, historicamente, a infraestrutura concentra bastante os desembolsos no último trimestre do ano. “Tem muita coisa que está para sair no curto prazo mesmo, principalmente com relação a rodovias”, disse

  • 10h52  

    Segundo Fernando Faria, sócio de infraestrutura da KPMG, o Brasil vive uma das maiores crises econômicas e políticas, o que afeta a infraestrutura, porque tomar decisões de longo prazo no momento atual é difícil. Ele diz que há desafios grandes de financiamento, com equity ou com dívida. Especialmente porque, de acordo com ele, não se pode mais contar com o envolvimento do BNDES como antes. Faria considera positiva essa mudança no papel do BNDES, por ser mais sustentável do que a atuação anterior

  • 10h40  

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    Esq. p/ dir.:Carolina Lacerda, Laura Mattos, Fernando Faria e o mediador Toni Sciaretta (Crédito: Anna Rangel/Folhapress)

    MESA 2 - Perspectivas de financiamento e desenvolvimento do mercado de capitais
    Carolina Lacerda, diretora da Anbima
    Laura Mattos, chefe do Departamento de Operações Estruturadas da Área de Mercado de Capitais do BNDES
    Fernando Faria, sócio de infraestrutura da KPMG
    Toni Sciaretta, repórter da Folha

  • 10h30  

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    Governo autoriza lucro maior em concessões de estradas

  • 10h25  

    Dutra afirma que o lucro abusivo deve ser combatido, mas com concorrência. Se há lucro, ele será investido e baixar o custo do serviço, de acordo com o advogado

  • 10h25  

    O professor de Economia Política Mario Sebastiani também aponta a importância da colaboração entre as agências reguladoras. Os serviços de transporte são serviços acima de tudo sociais, e há um conflito entre interesse público e o direito dos concessionários

  • 10h21  

    Para Pedro Dutra, advogado especialista em Direito Econômico, o governo deve ter capacidade de avaliar as propostas de concessão para que o custo seja real, sem abusos. A melhor solução é estabelecer a competição associada a uma agência regulatória eficiente

  • 10h18  

    O objetivo final é salvaguardar o usuário e isso passa pela salvaguarda da segurança das concessionárias, para que realizem os investimentos de forma tempestiva e eficiente, de acordo com Sebastiani

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