Publicidade

 

Publicidade

 
 

Supremo analisa recursos do mensalão

Os ministros do STF fizeram nesta quinta-feira (22) a análise dos recursos dos réus condenados pelo mensalão. Nesta fase, os juízes estão votando os chamados embargos de declaração, que servem para esclarecer contradições e obscuridades da decisão tomada pelo Supremo. Hoje foram julgados os embargos do empresário Marcos Valério, operador do esquema, e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

Ordenar:Recentes
Atualização Automática:Ligado|Desligado
  • 14h18  

    Hoje podem ser julgados os embargos de duas figuras-chave do mensalão: o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, operador do esquema, e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

  • 14h15  

    Isto porque os ministros entenderam que não poderiam diminuir a pena de Rodrigues tendo com base o tipo de recurso em análise (embargos de declaração), que serve para esclarecer dúvidas sobre a decisão anunciada no ano passado. Em comum com a tese de Dirceu, Rodrigues queria que o STF levasse em conta na hora de aplicar a pena uma lei mais antiga e mais branda do crime de corrupção.

  • 14h14  

    Com a decisão referente a Bispo Rodrigues, diminuem as chances de o ex-ministro José Dirceu ver diminuída sua pena pela participação no mensalão.

  • 14h11  

    Foram mantidas as penas do ex-deputado federal Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues, da ex-presidente do banco Rural, Kátia Rebello, do ex-vice presidente do banco, José Roberto Salgado, e do ex-vice presidente da instituição, Vinícius Samarane.

  • 14h11  

    Na sessão de ontem, o STF rejeitou todos os recursos apreciados.

  • 14h09  

    Nessa fase do julgamento são analisados os chamados embargos declaratórios, que em tese não podem reverter uma condenação e servem para esclarecer pontos considerados obscuros ou para sanar omissões e contradições do acórdão (resumo do que foi decido no processo).

  • 14h08  

    O julgamento do mensalão aconteceu no segundo semestre de 2012 e durou quatro meses e meio --tendo sido o mais longo da história do STF. Ele resultou na condenação de 25 réus, entre eles José Dirceu, que foi ministro da Casa Civil nos primeiros anos da gestão Lula. Ele foi considerado o chefe da quadrilha que distribuiu dinheiro a parlamentares em troca de apoio político ao governo no Congresso.

  • 14h06  

    Boa tarde, leitores. Acompanhe aqui, a partir de agora, a sessão da nova etapa do julgamento do mensalão. Nesta fase, o STF analisa dos recursos dos condenados.

 

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade