'Diálogos Transformadores' debate nova agricultura
Na continuação da série "Diálogos Transformadores", personalidades, especialistas e empreendedores sociais debaterão "Nova Agricultura: Uma Produção Mais Sustentável de Alimentos e Fibras", na quarta-feira (27), com transmissão ao vivo da "TV Folha".
Realizado em parceria com a Ashoka, o evento multimídia mistura entrevista e debate para discutir e apontar caminhos para assuntos emergentes da agenda sustentável.
Nesta edição, apresentada pelo Instituto C&A, formam o trio protagonista Pedro Paulo Diniz, criador da Fazenda da Toca, de produtos orgânicos; o chef Alex Atala, fundador do Instituto Atá, que trabalha pelo fortalecimento da cadeia do alimento brasileiro; e Silvio Moraes, representante para a América Latina da Textile Exchange e pesquisador de algodão orgânico, como protagonistas.
Também participam Rogério Dias, coordenador de agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Laércio Meirelles, pioneiro no desenvolvimento de certificações participativas de orgânicos, metodologia exportada para mais de cem países; e Arlindo de Azevedo Moura, presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão).
A plateia vai conhecer ainda os casos inspiradores de Cláudio Spínola, fundador da Morada da Floresta, referência em práticas sustentáveis na cidade de São Paulo; e Andrea Sousa Lima, que usa a agroecologia como ferramenta para empoderar mulheres na região do semiárido brasileiro.
acompanhe
"O algodão orgânico é cultivado por pequenos produtores", Silvio Moraes.
O agrônomo cita que o Brasil é competente para produzir o algodão tradicional em grande escala, mas que é preciso trazer essa eficiência para o cultivo de algodão orgânico.
Alex Atala: "Não se pode transformar índio em produtor de nada"
Atala cita o trabalho antropológico como o início de todo o trabalho desenvolvido pelo seu instituto. Atala, através de seu instituto, desenvolve o uso de alimentos cujas culturas são de origem indígena.
Ele explica que há diferenças culturais entre o plantio convencional e o cultivo realizado pelos índios e que isso é algo que ele só pôde identificar com precisão com ajuda antropológica e que através desse conhecimento é possível identificar nuances do plantio. Atala acredita que explorar os alimentos é uma forma de proteger a biodiversidade.
"A floresta se resolve sozinha e produz numa abundância incrível", diz Pedro Paulo Diniz
O fundador da Fazenda da Toca fala sobre a influência do "funcionamento das florestas" nos protótipos ecoflorestais desenvolvidos para serem aplicados na produção de alimentos orgânicos. Ele cita que com isso, tem conseguido produzir em escalas iguais ou próximas às convencionais.
O engenheiro agrônomo e embaixador da ONG Textile Exchange, Silvio Moraes, destaca sua experiência no exterior como marco introdutório de seu trabalho com algodão orgânico e como tornar a indústria têxtil mais sustentável.
Alex Atala, chef e fundador do Instituto Atá, fala do que o inspirou
Atala fala da força da "cadeia do alimento" e ressalta que essa é a maior força de agrupamento de pessoas do mundo. Ele falou de sua experiência com sua horta, no Amapá e, de como as dificuldades apresentadas na ocasião foram base para a criação do Instituto Atá. Entre as principais situações que enfrentou, Atala destaca o tratamento das relações humanas com as partes envolvidas neste processo.
Pedro Paulo Diniz, criador da Fazenda da Toca, fala sobre sua experiência com a agricultura orgânica em escala
Diniz cita a dificuldade de desenvolver o projeto da Fazenda. Ele ressaltou a importância de consultores na implementação de práticas sustentáveis na Fazenda da Toca, como a produção de ovos orgânicos.
Observar o funcionamento do mercado tradicional também foi citado como uma atitude indispensável no processo. Ele cita como exemplo, a automação da granja - antes era manual.
Acompanhe o "Diálogos Transformadores" em tempo real
Na abertura do "Diálogos Transformadores", a jornalista Eliane Trindade, da Folha, inicia o encontro e chamou Giuliana Ortega, diretora do Instituto C&A, que fez uma breve apresentação do evento e devolveu a palavra para Trindade, que chama os participantes da primeira parte de discussões.
O evento será transmitido ao vivo pela "TV Folha" e terá dois blocos. No primeiro, que começa em instantes, a mediadora do debate fará perguntas para os protagonistas: Pedro Paulo Diniz, criador da Fazenda da Toca, de produtos orgânicos; o chef Alex Atala, fundador do Instituto Atá, que trabalha pelo fortalecimento da cadeia do alimento brasileiro; e Silvio Moraes, representante para a América Latina da Textile Exchange e pesquisador de algodão orgânico.
No segundo bloco, os protagonistas interagem com os debatedores, Laércio Meirelles engenheiro agrônomo e coordenador da ONG Centro Ecológico; Rogério Pereira Dias, coordenador de produção orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Arlindo de Azevedo Moura, presidente da Abrapa (associação Brasileira de produtores de Algodão).
Em instantes, transmissão ao vivo de encontro sobre Nova Agricultura
O encontro "Diálogos Transformadores" reúne, nesta terça-feira (27) especialistas, empreendedores e personalidades para falar sobre "Nova Agricultura: Uma Produção Mais Sustentável de Alimentos e Fibras" no auditório da Folha, em São Paulo.
O leitor da Folha pode acompanhar o encontro por este live-blog, em tempo real.