'Diálogos Transformadores' debate uso responsável de tecnologia e internet
Na continuação da série "Diálogos Transformadores", especialistas e empreendedores sociais debaterão "Tecnologia e Internet - Uso Responsável", na terça-feira (30), com transmissão ao vivo da "TV Folha".
Realizado em parceria com a Ashoka, o evento multimídia mistura entrevista e debate para discutir e apontar caminhos para assuntos emergentes da agenda sustentável.
Nesta edição, apresentada pela Vivo, participam Rodrigo Baggio, fundador da ONG Recode; Rodrigo Nejm, diretor de educação da SaferNet; e Rose Leonel, criadora da ONG Marias da Internet.
Também participam Renato Opice Blum, advogado especialista em direito digital, e Beth Veloso, consultora da Câmara dos Deputados para a área de ciência, tecnologia, comunicação e informática.
A plateia de 80 convidados vai conhecer ainda os casos inspiradores de Kamila Brito, criadora do Barco Hacker, que usa a tecnologia como ferramenta de conexão entre pessoas de comunidades ribeirinhas da Amazônia, e Michael Kapps, sócio do Tá.Na.Hora Saúde Digital, que atua em parceria com o poder público e empresas privadas para informar, monitorar e interagir com pacientes por meio de mensagens SMS.
acompanhe
Baggio diz que é importante orientar professores e instrutores a ensinarem seus alunos sobre o uso responsável da internet
Ele também considera que este é um momento crítico pelo qual vivemos por conta do avanço da tecnologia e o impacto que ela causa na forma como nos relacionamos com o mundo e é preciso que os usuários desenvolvam uma consciência digital.
Muitas vezes a vítima não tem apoio dos pais e amigos, diz Rose Leonel
A criadora da ONG Marias da Internet conta como se dá o acolhimento das vítimas que procuram a ONG. "Nós somos o elo entre os profissionais da psicologia, advogados e a própria vítima".
Proteger dados pessoais
Rodrigo Nejm ressalta que a quantidade de metadados, como dados bancários, informações pessoais é enorme. E não sabemos como esses dados são gerenciados pelas redes e algoritmos. "Precisamos entender minimamente como funcionam esses códigos e como eles são usados por empresas e governos para coletar dados", diz.
Nejm ainda indica que esse assunto deveria ser tratado em escolas devido à importância. "Privacidade também é uma questão de cidadania".
Inclusão e empoderamento digital
Para Baggio, as políticas públicas para inclusão digital se resumiam a simplesmente comprar computadores e dar acesso à internet. "No início, nos inspirávamos em Paulo Freire, que alfabetizava através dos relatos das pessoas. Nós acreditamos que devemos formar cidadãos digitais e não apenas dar as condições de acesso".
"Em briga de marido e mulher, não se mete a colher"
Rose diz que muitas vezes foi confrontada com a falta de empatia das autoridades procuradas por ela. "Nem todos os advogadas estão preparados para lidar com o tema", explica. "Muitas vezes, ouvi que não daria em nada ir atrás disso".
Para Rodrigo Nejm, racismo, crimes de ódio e pedofilia são as ocorrências mais reportadas à SaferNet.
"Nos preocupa a naturalização desse tipo de crime na internet. Os violadores acham que é direito deles violar os direitos de outros", diz. Segundo ele, muitos adolescentes entram em contato pedindo orientação para lidar com cyberbulling.
Rodrigo Baggio, fundador da ONG Recode, inicia sua participação falando sobre iniciativas suas sobre o uso responsável da internet, ressaltando a educação digital.
Rose Leonel, criadora da ONG Marias da Internet, inicia sua participação falando sobre sua experiência com vazamento de fotos na internet
Rose fala das consequências de atitudes como a que ela foi vítima causam em milhares de mulheres pelo país e de como é importante dar suporte a essas pessoas e reivindicar mudanças na legislação para que esses crimes não se repitam.
Para diretor da SaferNet, liberdade na internet não significa falta de controle sobre o que é publicado
Rodrigo Nejm, diretor da SaferNet, abre o diálogo. Ele ressalta que a internet reflete o mundo à nossa volta e que, por isso, iniciativas que ajudem a identificar conteúdo que indique violação dos direitos humanos são importantes para que esse assunto possa ser debatido e tratado pela sociedade como um todo.
Início de "Diálogos Transformadores - "Tecnologia e Internet - Uso Responsável"
Especialistas e empreendedores sociais debatem a partir de agora sobre iniciativas que envolvem o uso responsável da tecnologia internet, com transmissão ao vivo da "TV Folha".
Realizado em parceria com a Ashoka e a VIVO, "Diálogos Transformadores" mistura entrevista e debate para discutir e apontar caminhos para assuntos emergentes da agenda sustentável.