AO VIVO
Donald Trump se torna o 45º presidente dos EUA; siga a posse
O republicano Donald Trump, 70, tomou posse nesta sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos —o mais velho a assumir a Casa Branca.
Em seu primeiro discurso como presidente, Trump adotou tom agressivo e protecionista. Ele prometeu transferir o poder político de Washington para os americanos e disse que o povo não será ignorado pelo governo. "Vamos trazer de volta nossos empregos, nossas fronteiras, nosso patrimônio e sonhos." Leia aqui a íntegra do discurso.
Nas ruas de Washington, manifestantes realizam protestos contra o governo Trump. Alguns grupos entraram em confronto com a polícia a poucas quadras do trajeto do desfile presidencial. Mais de 200 pessoas foram detidas.
O desfile está marcado para começar as 18h (horário de Brasília), quando Trump sairá do Capitólio rumo à Casa Branca. À noite, ele e a primeira-dama, Melania, devem comparecer a três bailes oficiais.
acompanhe
Trump agora fala aos líderes do Congresso. Ele agradece Hillary Clinton por sua presença e pede uma salva de palmas para a democrata.
Em mensagem a Donald Trump, o papa Francisco disse que o recém-empossado presidente deve preocupar-se com os pobres e ser guiado por valores éticos.
"Sob a sua liderança, que a estatura da América continue a ser medida por sua preocupação com os pobres, os excluídos e os necessitados", disse o pontífice.
Agora é a vez de Mitch McConnell, líder da maioria no Senado, homenagear Trump.
O presidente da câmara dos deputados, o republicano Paul Ryan, fez um brinde ao novo presidente.
Manifestantes anti-Trump fazem fogueira nas ruas de Washington. Ao menos 95 pessoas foram detidas, segundo a polícia.
Donald Trump estreou seu perfil de presidente dos EUA com uma foto e um link para seu discurso de posse. Além dessa, ele mantém também sua conta pessoal.
Leia a íntegra do primeiro discurso de Trump como presidente dos EUA.
Andrew Harnik/Associated Press Trump faz o juramento de posse ao lado da mulher, Melania Mais de 90 manifestantes que protestavam contra Trump foram detidas pela polícia após confrontos com as forças de segurança no centro de Washington.
Fachadas de lojas e de agências bancárias foram depredadas por alguns ativistas que usavam máscaras. Dois policiais ficaram feridos após manifestantes resistirem à prisão.
Agora os confrontos ocorrem a poucas quadras das ruas que são parte do trajeto do desfile presidencial, marcado para começar às 18h (Brasília), quando Trump sairá do Capitólio em direção à Casa Branca.
Adrees Latif/Reuters Manifestantes anti-Trump correm após bombas de gás lacrimogêneo serem lançadas por policiais em Washington Mal virou presidente, e Donald Trump já voltou a passar o chapéu.
Em e-mail a eleitores, "humilde em escrever pela primeira vez como presidente", ele disse que a nova presidente do Partido Republicano lhe mandaria uma lista daqueles que aceitaram renovar sua adesão à legenda em 2017. Para que isso se concretize, pede contribuições de US$ 15 a US$ 250.
Leia a mensagem na íntegra:
Anna Virginia,
I am humbled to write to you for the first time as your president.
This is an honor I will never take lightly - and I will NEVER forget the brave and strong Americans who entrusted me with this great responsibility.
Today, the world witnessed a free people reclaim their independence and take their country back. And it was all thanks to your support and winning attitude, Anna Virginia.
Ronna McDaniel - our Party's terrific new chairman and a real winner - will soon be sending me a list of our many members who renewed their commitment for the 2017 year.
Anna Virginia: I hope you will accept your Sustaining Membership to sustain everything we accomplished for years and years to come.
Please accept your Sustaining Membership for the 2017 year and make a contribution of $250, $100, $65, $50, $35, $25, or $15.
I am ready to work for you, I am ready to fight for you, and together, we will Make America Great Again!
God bless you,
Donald J. Trump
President of the United StatesO blog The Slot, do site Jezebel, comparou o discurso de Trump ao do vilão Bane, do filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (2012).
"Hoje não estamos simplesmente transferindo o poder de uma administração para outra ou de um partido para outro. Estamos transferindo poder de Washington e devolvendo a vocês... o povo! (...) Por muito tempo um pequeno grupo da capital da nossa nação ceifou os benefícios do governo enquanto o povo pagava o custo. Washington floresceu mas o povo não compartilhou de sua riqueza", disse o presidente.
"Nós tomamos Gotham dos corruptos. Dos ricos! Os opressores de gerações que mantiveram vocês com mitos de oportunidade, e nós devolvemos a vocês... o povo. (...) Os poderosos serão limados dos seus ninhos decadentes, e jogados no mundo frio que conhecemos e onde sobrevivemos", afirmou o vilão do filme do diretor Christopher Nolan.