Doria endossa candidatura de Alckmin à Presidência em 2018


Aposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria foi eleito prefeito de São Paulo neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, Doria tinha 53,29% dos votos válidos, contra 16,70% de Fernando Haddad (PT), que tentava a reeleição.

O tucano venceu em quase todas as regiões. Marta Suplicy (PMDB), em quarto com 10,14% dos votos, foi a mais votada no extremo sul. Celso Russomanno (PRB) teve 13,64% e Luiza Erudina (PSOL), 3,18%. Veja como a foi a votação na capital paulista.

Doria agradeceu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro José Serra, o senador Aloysio Nunes e o tucano José Aníbal, tucanos que não apoiaram sua candidatura.

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) vai disputar o segundo turno com Marcelo Crivella (PRB). Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes, ficou de fora.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), quase venceu no primeiro turno; com 49,34% dos votos, vai disputar contra o antigo aliado, o ex-prefeito João Paulo (PT).

Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputará 2º turno com Sebastião Melo (PMDB).

Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) disputam a prefeitura de Curitiba no segundo turno.

Em Goiânia, o peemedebista Iris Rezende vai disputar a prefeitura no segundo turno contra Vanderlan Cardoso, do PSB.

São Luís: após ataques a ônibus e a centros de votação, capital maranhense terá segundo turno entre o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, (PDT) e o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Natal, com Carlos Eduardo (PDT), João Pessoa, com Luciano Cartaxo (PSD), e Salvador, com ACM Neto (DEM) tiveram vitórias no primeiro turno.

Rio Branco (AC): o PT conseguiu vencer no primeiro turno, com 54,78% de votos para Marcus Alexandre.

Confira como foram as eleições deste domingo:

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 2/10

    Os ataques a ônibus e escolas no Maranhão levaram o Ministério da Defesa a mobilizar 1.290 militares das Forças Armadas para a votação.

    Na região nordeste, as Forças Armadas estão atuando na segurança do 1º turno das eleições em seis estados com cerca de 5,3 mil militares. Esse efetivo está distribuído em 238 localidades da região.

  • 2/10

    O TSE solicitou prontidão das Forças Armadas em 488 localidades de 16 estados, sendo 102 de apoio logístico e 386 na área de segurança. Estão sendo empregados 25 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Também foram mobilizados 1.243 viaturas, 4 blindados, 90 embarcações, 1 navio patrulha e 30 aeronaves.

  • 2/10

    Michel Temer vota na zona oeste

    Aloisio Mauricio/Fotoarena/Folhapress

    O presidente Michel Temer vota neste momento na PUC-SP, em Perdizes, na zona oeste. A faculdade foi palco de confronto em março entre manifestantes a favor e contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

    Temer mudou o horário que havia programado para votar para escapar de protestos de estudantes.

  • 2/10
    Marlene Bergamo/Folhapress

    Dos 4 principais candidatos à prefeitura de São Paulo, apenas João Doria (PSDB) inaugurou as redes sociais na manhã deste domingo. O tucano postou um vídeo com a legenda "Hoje é dia de transformação!".

    Os outros três se manifestaram no sábado (1) à noite.

    "Há 26 anos luto por justiça, já ajudei mais de 360 mil pessoas, e como prefeito posso fazer muito mais", escreveu Celso Russomanno (PRB).

    "Repita 15 vezes pra não esquecer: Domingo é 15!", publicou Marta Suplicy (PMDB).

    "Esse projeto que está em curso de tornar a cidade mais sua não pode ser interrompido", postou o atual prefeito Fernando Haddad (PT).

  • 2/10

    O ex-senador Eduardo Suplicy (PT), candidato a vereador, vota em São Paulo. Assista ao vídeo.

  • 2/10

    A primeira-dama Marcela Temer votou desacompanhada do presidente

    Bruno Santos/Folhapress

    Ao votar em Alto de Pinheiros, a primeira-dama Marcela Temer não quis falar com a imprensa. Ao ser questionada pela reportagem da Folha sobre a queda de Marta Suplicy (PMDB) depois que o PT passou a associá-la a Michel Temer, a primeira dama respondeu com um cumprimento : "Bom dia!".

  • 2/10

    658 pessoas são presas durante as eleições; 83 delas são candidatos

    Na quarta atualização de dados da eleição divulgado pelo TSE às 14h48 deste domingo (2) o número de ocorrências envolvendo pessoas subiu para 1410, sendo 149 candidatos e 1261 não candidatos. No total, 658 pessoas foram presas, das quais 83 são candidatos. Outros 66 candidatos tiveram registros de ocorrências sem prisão.

    Com 20 detidos, Minas Gerais se mantém como o Estado com maior número de candidatos presos, seguido de Santa Catarina com nove candidatos presos, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, com sete cada. Goiás teve três prisões, Piauí, cinco; Paraná e Mato Grosso do Sul tiveram quatro presos cada. Rio Grande do Norte contabilizou três prisões, enquanto Pernambuco e Bahia, duas.

    A maioria dos candidatos foi presa por praticar crimes de boca de urna. Também foram decretadas prisões por divulgação de propaganda, transporte ilegal de eleitores, corrupção eleitoral, entre outros motivos.

    Das 1261 ocorrências envolvendo não candidatos, 575 foram presos. Os motivos das ocorrências entre não-candidatos são boca de urna (333 prisões), divulgação de propaganda (61 prisões), transporte ilegal de eleitores (25 prisões), corrupção eleitoral (71 prisões), outros motivos (84 prisões).

    Ao todo foram substituídas 2.331 urnas.

  • 2/10
    Divulgação

    Candidato a prefeito de Fortaleza, Heitor Férrer (PSB) chegou para votar às 8h15min na escola estadual Justiniano de Serpa, no Centro. Ele estava acompanhado de assessores e do vice Dimas Oliveiras (Rede).

    Em quarto lugar nas intenções de votos totais, com 6%, segundo Datafolha divulgado no último sábado (01), Heitor acredita na virada. Em 2012, o candidato aparecia com 13% nas pesquisas, mas surpreendeu no dia da eleição e atingiu 21% dos votos válidos.

    "Urna e cabeça de juiz: ninguém sabe o que vem. Portanto, continuo achando que vamos surpreender novamente", disse. O candidato irá passar o restante do dia com a família e segue para apuração no comitê do PSB às 17 horas.

  • 2/10

    Acompanhado de Pedro Paulo, Eduardo Paes vota no Rio

    O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), votou na manhã deste domingo (2) no Gávea Golf Club, em São Conrado (zona sul), acompanhado da mulher, os dois filhos e seu candidato à sucessão, Pedro Paulo (PMDB).

    "É o dia em que as pessoas têm que fazer a reflexão. Se acham que o nosso governo avançou, fez muita pela cidade, vão votar na candidatura do Pedro. Imaginar um segundo turno numa cidade como Rio com duas candidaturas tão estreitas, como Crivella e Marcelo Freixo, que dialogam pouco... Fico imaginando como vai ser o Freixo na prefeitura gritando 'Fora, Temer'. Essa é a decisão que as pessoas têm que tomar", disse ele.

    Pedro Paulo tem 12% das intenções de votos válidos, empatado no limite da margem de erro com Marcelo Freixo (PSOL), que tem 16%, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º). O líder é Marcelo Crivella (PRB), que tem 32%.

    Italo Nogueira/Folhapress
    Eduardo Paes, Pedro Paulo e suas famílias posam para foto no Rio
    Eduardo Paes, Pedro Paulo e suas famílias posam para foto no Rio
  • 2/10

    Haddad toca violão antes de votar

    Reprodução/Twitter/@suplicy

    Após votar em São Paulo, o candidato a vereador Eduardo Suplicy (PT) acompanhará a votação ao lado do prefeito Fernando Haddad, candidato à reeleição.

  • Atualizando