Doria endossa candidatura de Alckmin à Presidência em 2018


Aposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria foi eleito prefeito de São Paulo neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, Doria tinha 53,29% dos votos válidos, contra 16,70% de Fernando Haddad (PT), que tentava a reeleição.

O tucano venceu em quase todas as regiões. Marta Suplicy (PMDB), em quarto com 10,14% dos votos, foi a mais votada no extremo sul. Celso Russomanno (PRB) teve 13,64% e Luiza Erudina (PSOL), 3,18%. Veja como a foi a votação na capital paulista.

Doria agradeceu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro José Serra, o senador Aloysio Nunes e o tucano José Aníbal, tucanos que não apoiaram sua candidatura.

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) vai disputar o segundo turno com Marcelo Crivella (PRB). Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes, ficou de fora.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), quase venceu no primeiro turno; com 49,34% dos votos, vai disputar contra o antigo aliado, o ex-prefeito João Paulo (PT).

Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputará 2º turno com Sebastião Melo (PMDB).

Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) disputam a prefeitura de Curitiba no segundo turno.

Em Goiânia, o peemedebista Iris Rezende vai disputar a prefeitura no segundo turno contra Vanderlan Cardoso, do PSB.

São Luís: após ataques a ônibus e a centros de votação, capital maranhense terá segundo turno entre o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, (PDT) e o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Natal, com Carlos Eduardo (PDT), João Pessoa, com Luciano Cartaxo (PSD), e Salvador, com ACM Neto (DEM) tiveram vitórias no primeiro turno.

Rio Branco (AC): o PT conseguiu vencer no primeiro turno, com 54,78% de votos para Marcus Alexandre.

Confira como foram as eleições deste domingo:

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 2/10

    O voto em trânsito somente é permitido para o cargo de presidente. A justificativa pode ser feita no mesmo dia e horário das eleições, em ambos os turnos, quando o eleitor estiver fora da cidade onde vota. Para justificar ausência hoje, é preciso levar requerimento do site do TSE à seção eleitoral ou mesa de justificativa, com número do título e documento com foto.

  • 2/10

    Em caso de falta, o eleitor tem 60 dias para justificar a ausência. Se perder o prazo, a regularização poderá ser feita mediante o pagamento de uma multa de R$ 3,51. O eleitor que faltar a três eleições (sendo cada turno uma eleição) e não justificar tem seu título cancelado.

  • 2/10
    Edson Silva/Folhapress
    Aparelho de biometria
    Aparelho de biometria

    Neste domingo, a biometria será a forma de identificação de mais de 39 milhões de eleitores, ou 27%. Em 2012, eram apenas 5,6%. São mais de 2.000, ou cerca de 43%, as cidades com identificação biométrica total ou parcial. Em 2012, eram 299 (5%).

  • 2/10

    Na dúvida sobre em quem votar? Confira as promessas feitas pelos candidatos e sua viabilidade no promessômetro da Folha.

  • 2/10

    Na biografia dos candidatos à prefeitura de São Paulo, é possível conferir tópicos como experiência em cargos públicos, formação acadêmica, polêmicas e frases.

  • 2/10

    Para não se confundir, o eleitor pode levar uma cola ao local de votação. Candidatos a prefeito têm dois números e a vereador têm cinco. Imprima sua cola aqui.

  • 2/10

    No Estado de São Paulo, 32,6 milhões de eleitores deverão ir às urnas.

    No sábado (1), quatro viaturas chegaram ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e 15 policiais militares, seguidos de três cães farejadores, fizeram uma varredura pelos locais mais sensíveis do TRE, como os gabinetes dos juízes, a sala de imprensa e o Data Center. Lá estão situados os equipamentos e servidores, inclusive aquele responsável pela totalização dos votos.

    Cinco equipamentos do Estado foram sorteados para checagem - procedimento de auditoria das urnas.

  • 2/10

    Números pelo país

    Em todo o país, são 16.567 candidatos a prefeito e 463.376 a vereador. São 3.018 zonas eleitorais e 432.960 seções. O maior colégio eleitoral é São Paulo (SP), com 8.886.324 eleitores. O menor é Araguainha (MT), com 954.

  • 2/10

    Neste domingo, a TV Folha fará uma cobertura intensiva da votação. A partir das 16h30, colunistas do jornal, convidados e jornalistas acompanharão o início das apurações e debaterão as consequências das votações ao longo da programação.

    As mesas de debate contarão com os resultados em tempo real e a participação de jornalistas da Folha em cidades representativas das principais regiões do país, como Salvador (Nordeste) e Curitiba (Sul), além de Rio de Janeiro e Brasília.

  • 2/10

    Votação é aberta no horário de Brasília e vai até as 17h. Em alguns estados da Região Norte, a votação começará e terminará depois dos demais estados brasileiros, devido ao fuso horário. No Acre e em parte do Amazonas, são duas horas a menos que o horário de Brasília. Na maior parte do Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Amapá, é uma hora a menos.

  • Atualizando