Doria endossa candidatura de Alckmin à Presidência em 2018


Aposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria foi eleito prefeito de São Paulo neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, Doria tinha 53,29% dos votos válidos, contra 16,70% de Fernando Haddad (PT), que tentava a reeleição.

O tucano venceu em quase todas as regiões. Marta Suplicy (PMDB), em quarto com 10,14% dos votos, foi a mais votada no extremo sul. Celso Russomanno (PRB) teve 13,64% e Luiza Erudina (PSOL), 3,18%. Veja como a foi a votação na capital paulista.

Doria agradeceu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro José Serra, o senador Aloysio Nunes e o tucano José Aníbal, tucanos que não apoiaram sua candidatura.

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) vai disputar o segundo turno com Marcelo Crivella (PRB). Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes, ficou de fora.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), quase venceu no primeiro turno; com 49,34% dos votos, vai disputar contra o antigo aliado, o ex-prefeito João Paulo (PT).

Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputará 2º turno com Sebastião Melo (PMDB).

Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) disputam a prefeitura de Curitiba no segundo turno.

Em Goiânia, o peemedebista Iris Rezende vai disputar a prefeitura no segundo turno contra Vanderlan Cardoso, do PSB.

São Luís: após ataques a ônibus e a centros de votação, capital maranhense terá segundo turno entre o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, (PDT) e o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Natal, com Carlos Eduardo (PDT), João Pessoa, com Luciano Cartaxo (PSD), e Salvador, com ACM Neto (DEM) tiveram vitórias no primeiro turno.

Rio Branco (AC): o PT conseguiu vencer no primeiro turno, com 54,78% de votos para Marcus Alexandre.

Confira como foram as eleições deste domingo:

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 2/10

    Veja os resultados parciais no interior paulista

    Urnas apuradas até as 18h25:

    Ribeirão Preto: Duarte Nogueira (PSDB) - 40%
    Campinas: Jonas Donizete (PSB) - 66%
    Santo André: Paulo Serra (PSDB) - 41%
    São Bernardo do Campo: Orlando Morando (PSDB) - 48%
    São Caetano do Sul: Auricchio (PSDB) - 37%
    Diadema: Lauro Michels (PV) - 50%
    São José do Rio Preto: Edinho Araújo (PMDB) - 55%
    Piracicaba: Barjas Negri (PSDB) - 68%

    Acompanhe a apuração em seu município.

  • 2/10

    Com 52% dos votos apurados, Marcelo Crivella lidera com 27,62%

    No Rio de Janeiro, com quase 52% dos votos apurados, Marcelo Crivella (PRB) tem 27,62% dos votos válidos; Marcelo Freixo (PSOL), 18,43%; Pedro Paulo (PMDB), 15,83%; e Flávio Bolsonaro (PSC), 14,50%.

    Se for confirmado que Pedro Paulo não irá ao segundo turno, será uma derrota para o atual prefeito, Eduardo Paes (PMDB), e para o partido, que governa o Rio há vários anos. Acompanhe a apuração em seu município

  • 2/10

    Confira resultados já definidos

    Foram eleitos no primeiro turno:

    João Pessoa (PB) - Luciano Cartaxo (PSD)

    Natal (RN) - Carlos Eduardo (PDT)

    Salvador (BA) - Acm Neto (DEM)

    Teresina (PI) - Firmino Filho (PSDB)

    Passaram para o segundo turno:

    Curitiba (PR)

    Rafael Greca (PMN) - 38,38%
    Ney Leprevost (PSD) - 23,66%

    Belém (PA)

    Zenaldo Coutinho (PSDB) - 31,07%
    Edmilson Rodrigues (PSOL) - 29,51%

    Florianópolis (SC)

    Gean Loureiro (PMDB) - 40,39%
    Angela Amin (PP) - 24,57%

    São Luís (MA)

    Edivaldo Holanda Júnior (PDT) - 45,66%
    Eduardo Braide (PMN) - 21,34%

    Recife (PE)

    Geraldo Júlio (PSB) - 49,35%
    João Paulo (PT) - 23,81%

    Goiânia (GO)

    Iris Rezende (PMDB) - 40,47%
    Vanderlan (PSB) - 31,84%

    Macapá (AP)

    Clécio (Rede) - 44,59%
    GIlvam Borges (PMDB) - 26,37%

    Fortaleza (CE)

    Roberto Claudio (PDT) - 40,81%
    Capitão Wagner (PR) - 31,15%

    Vitória (ES)

    Luciano (PPS) - 43,82%
    Amaro Neto (SD) - 35,32%

    Campo Grande (MS)

    Marquinhos Trad (PSD) - 34,57%
    Rose Modesto (PSDB) - 26,62%

    Porto Alegre (RS)

    Nelson Marchezan Junior (PSDB) - 29,84%
    Sebastião Melo (PMDB) - 25,93%

    Rio de Janeiro (RJ)

    Crivella (PRB) - 27,78%
    Marcelo Freixo (PSOL) - 18,26%

  • 2/10

    Datafolha projeta vitória de Doria (PSDB) no primeiro turno em São Paulo

    Com 63,76% das urnas apuradas, João Doria (PSDB) tem 53,28% dos votos. Fernando Haddad (PT) aparece com 16,42%, Celso Russomanno (PRB), com 13,73% e Marta Suplicy (PMDB) tem 10,31%.

    No diretório do PSDB, o locutor anunciou no microfone que, com metade dos votos apurados, João Doria tem 53% dos votos, e o resultado foi ovacionado. A militância conta com uma vitória no primeiro turno.

    Se isso acontecer, será a primeira vez que não haverá segundo turno para a cidade de São Paulo desde 1988, quando o pleito foi em turno único. Na ocasião, a hoje deputada federal Luiza Erundina, que era do PT, derrotou Paulo Maluf e João Leiva. Candidata nestas eleições, Erundina tem, por ora, 3,14% dos votos.

    O PT avalia que 'será heroico' se Fernando Haddad chegar a 20% dos votos. A esperança dos correligionários é que, a julgar pelo resultado dos vereadores, ainda faltam apurar votos das zonas Sul e Norte.

  • 2/10

    PMDB paulistano já reconhece derrota de Marta Suplicy

    O PMDB paulistano já reconhece a derrota de Marta Suplicy (PMDB) mesmo com menos de 20% das urnas apuradas na capital paulista. A senadora, que largou bem na disputa, veio perdendo espaço na intenção de voto de forma acelerada nos últimos dias e aparece em quarto lugar neste momento.

  • 2/10

    Voto útil beneficiou Haddad e Doria

    ANÁLISE - MARINA DIAS

    É consenso entre integrantes das campanhas de João Doria (PSDB) e Fernando Haddad (PT) que o chamado "voto útil" tenha beneficiado as duas candidaturas na reta final da disputa pela prefeitura de São Paulo. A avaliação é de que a queda de Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB) às vésperas da votação se deu porque eleitores de Russomanno resolveram votar em Doria, enquanto pessoas que votariam na Marta optaram neste domingo (2) por Haddad. Isso porque as últimas pesquisas de intenção de voto mostravam um empate técnico no segundo lugar e alguns eleitores mais ideológicos, dizem os integrantes das campanhas, tendem a definir os votos de forma mais pragmática.

  • 2/10

    Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputará 2º turno com Sebastião Melo (PMDB)

    Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputará 2º turno com Sebastião Melo (PMDB) para a prefeitura de Porto Alegre. Com 73,22% dos votos apurados, Marchezan tem 29,61 dos votos válidos, e Melo tem 25,99%. Em terceiro lugar, aparece Raul Pont (PT), com 16,66%; em quarto, Mauricio (PTB), com 13,57%. Luciana Genro (PSOL) aparece em quinto lugar, com 12,08%. Acompanhe a apuração em seu município

  • 2/10

    Estratégia de "nacionalização" da campanha foi decisiva para derrocada de Marta

    ANÁLISE - RENATA AGOSTINI

    A decisão da campanha de Fernando Haddad (PT) de nacionalizar a disputa pela Prefeitura de São Paulo foi decisiva para a queda de Marta Suplicy (PMDB) nas pesquisas. A baixa popularidade do presidente Michel Temer e a polêmica ao redor de reformas propostas por seu governo minaram parte da popularidade da senadora. Marta acabou ganhando a rejeição de eleitores de seu antigo partido, o PT, e não conseguiu atrair o voto dos descontentes com a sigla.

  • 2/10

    Aliados de Doria são cautelosos quanto à possível vitória no primeiro turno

    ANÁLISE - MARINA DIAS

    Integrantes da campanha de João Doria (PSDB) acreditavam que o tucano apareceria com, pelo menos, 50% na pesquisa de boca de urna divulgada neste domingo (2), consolidando a tendência de vitória no primeiro turno. Os 48% dos votos válidos de Doria registrados no Ibope fizeram com que dirigentes tucanos adotassem tom de cautela e projetar o segundo turno.

    "A disputa contra Haddad no segundo turno não é fácil, mas estamos falando de um cara que tem muita rejeição, uma das maiores da história da prefeitura de São Paulo", diz um dos comandantes da campanha de Doria.

  • 2/10

    Marcelo Belinati (PP) é eleito no primeiro turno em Londrina

    Com 95,10% das urnas apuradas, Marcelo Belinati (PP), sobrinho do ex-prefeito Antônio Belinati, vence a disputa para a Prefeitura de Londrina com 52,38% dos votos. Ele sucede Alexandre Kireeff (PSD), que não tentou se reeleger e apoiou o candidato Valter Orsi (PSDB).

  • Atualizando