Olimpiada Rio 2016

Alison e Bruno quebram jejum e levam ouro no vôlei de praia; Bolt vence de novo e é tri nos 200 m


Alison e Bruno venceram a dupla italiana formada por Daniele Lupo e Paolo Nicolai 2 sets a 0 e conseguiram o ouro do vôlei de praia para o Brasil depois de 12 anos —a última vitória aconteceu em Atenas-2004, com Emanuel Rego e Ricardo Santos.

Usain Bolt, que já era o único bicampeão olímpico dos 200 m, aumentou sua coleção de medalhas com mais um ouro na categoria. Agora ele é tricampeão da modalidade. Depois da vitória, o jamaicano beijou a pista do Engenhão e deu a volta olímpica com a bandeira do Brasil nas costas.

As velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze, ambas de 25 anos, conquistaram a medalha de ouro para o Brasil na classe 49er FX. Elas venceram a regata decisiva nesta quinta-feira (18).

Pela manhã, Isaquias Queiroz, 22, conquistou a medalha de bronze na prova dos 200 m na canoagem velocidade. Foi a segunda medalha do baiano na Rio-2016, após a prata nos 1.000 m obtida na terça (16).

Com lugar garantido no pódio, Alison e Bruno fazem a final do vôlei de praia às 23h59.

Veja outros destaques do dia:

Brasil surpreende e vai à final masculina do 4x100 m no atletismo

Polícia do Rio conclui que nadadores americanos não foram assaltados

Yane Marques tem início fraco e termina dia em 21º lugar no pentatlo

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 18/8

    Martine e Kahena estão em terceiro na regata da medalha

    Na segunda perna de seis da regata decisiva, as brasileiras estão em terceiro lugar, atrás das duplas da Itália e da Nova Zelândia. O resultado de momento dá a medalha de prata para elas.

  • 18/8

    Martine e Kahena podem conquistar medalha de ouro

    A dupla Martine Grael e Kahena Kunze se prepara para entrar na água para a disputa da medalha na classe 49er FX, às 15h20.

    Martine e Kahena dependem só do próprio desempenho para conseguir até o ouro, nesta quinta (18). Elas estão tecnicamente empatadas com as equipes da Espanha, Nova Zelândia e Dinamarca. Quem chegar na frente fica no topo do pódio.

    A vela brasileira depende delas para não fazer sua pior campanha desde Barcelona-92, quando não obteve nenhuma medalha.

    Mais cedo, a dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminou na 9ª colocação a disputa na classe 470 feminina. Elas participaram da regata da medalha já sem chances de subir ao pódio e ficaram em quarto nessa prova.

    Italo Nogueira/Folhapress
    Brasileiras se preparam para a regata decisiva
  • 18/8

    Brasil fica em 6º lugar na rotina técnica do nado sincronizado

    O Brasil ficou em sexto lugar na rotina técnica do nado sincronizado por equipes, na tarde desta quinta-feira (18), no Centro Aquático Maria Lenk.

    Composta por oito atletas, a equipe brasileira somou 84.7985 pontos pela apresentação. A Rússia, com 97.0106, ficou na liderança do primeiro dia, seguida por chinesas e japonesas.

    Nesta sexta (19), haverá a disputa da rotina livre. Os três países que tiverem a maior nota na soma das duas etapas ficarão com as medalhas.

    Athit Perawongmetha/Reuters
    Atletas brasileiras durante apresentação do nado sincronizado
  • 18/8

    Polícia do Rio conclui que nadadores dos EUA não foram assaltados

    A Polícia do Rio concluiu a investigação sobre o suposto assalto a quatro nadadores americanos, entre eles o campeão do revezamento 4x200 m livre Ryan Lochte.

    A Folha apurou que os policiais acreditam que os atletas se envolveram em uma briga em um posto de gasolina quando retornavam à Vila Olímpica após uma festa, na manhã de domingo (14), e que não houve um assalto.

    Tasso Marcelo/AFP
    Os nadadores Gunnar Bentz (esq.) e Jack Conger (de cinza) ao deixar delegacia do aeroporto

    O dono do posto, que fica, na avenida Armando Lombardi, também nega a versão dos atletas. De acordo com a versão relatada pelos frentistas ao proprietário, após urinar fora do local adequado, os nadadores tentaram arrancar um banner de publicidade instalado na área externa. Quando os atletas entraram no táxi, o motorista se recusou a sair do local e disse que a polícia foi chamada para resolver a situação.

    Em entrevista a jornalistas americanos no domingo, o nadador Ryan Lochte disse ter sido assaltado por homens com distintivos na volta de uma festa para a Vila Olímpica.

    Câmeras de segurança do posto gravaram o ocorrido. Veja o vídeo aqui.

  • 18/8

    Irmãos britânicos levam ouro e prata no triatlo

    A família Brownlee não poderia estar mais feliz. Os irmãos britânicos Alistair, 28, e Jonathan, 26, conquistaram ouro e prata, respectivamente, na prova do triatlo masculino da Rio-2016.

    Alistair completou a prova —que inclui 1,5 km de nado, cerca de 40 km de pedalada e 10 km de corrida— em 1h45min01. Jonny, como é conhecido, chegou seis segundos após o irmão.

    Em Londres-2012, o mais velho também havia vencido, e o mais novo ficado com o bronze.

    O sul-africano Henri Schoeman (1h45min43) completou o pódio. Único brasileiro na prova, Diogo Sclebin fechou em 41º (1h52min32).

    Toby Melville/Reuters
    Alistair Brownlee e Jonathan Brownlee comemoram resultado no triatlo
  • 18/8

    Aline Silva perde e não tem mais chance de medalha

    A brasileira Aline Silva, 29, perdeu para a russa Ekaterina Bukina nas quartas de final da competição até 75 kg da luta olímpica, modalidade livre. Num combate duro, a adversária venceu por 4 pontos a 3.

    Aline precisava que a russa chegasse à final para ter chances de disputar o bronze na repescagem, mas ela perdeu na semi, o que tirou as possibilidades de medalha da brasileira.

    Toru Hanai/Reuters
    Aline Silva (à dir.) e Ekaterina Bukina lutam pelas quartas de final
  • 18/8

    Yane Marques termina 1º dia do pentatlo moderno no 21º lugar

    Medalhista de bronze em Londres-2012, Yane Marques, 32, terminou a etapa de classificação da esgrima do pentatlo moderno em 21º lugar (entre 36 atletas) nesta quinta-feira (18).

    Nesta etapa da competição, a porta-bandeira do Brasil teve 16 vitórias e 19 derrotas, somando 196 pontos.

    O primeiro lugar na esgrima ficou para a polonesa Oktawia Nowacka, 25. Ela venceu 27 adversárias e perdeu para outras oito, finalizando o primeiro dia de prova com 262 pontos.

    A modalidade continua nesta sexta (19), já que o esporte compreende cinco provas: esgrima, equitação, natação, corrida e tiro. A combinação da pontuação obtida no geral definirá as medalhas.

    Danilo Verpa/Folha de S.Paulo/NOPP
    A brasileira Yane Marques durante prova de esgrima em Deodoro
  • 18/8

    No feminino, Brasil é desclassificado no revezamento 4x100 m

    Minutos após a realização da prova, o time brasileiro feminino do 4x100 m foi desclassificado.

    A equipe formada por Bruna Farias, Franciela Krasucki, Kauiza Venancio e Rosângela Santos havia ficado apenas em quarto na semifinal, atrás de Alemanha, Nigéria e Trinidad e Tobago. Mesmo se não houvesse a desclassificação, não conseguiria a vaga por tempo —China e Canadá fizeram 42s70, contra 42s85 das brasileiras.

    A equipe brasileira foi desclassificada por um toque de Kaiuza Venancio na americana Alysson Felix durante a passagem do bastão.

    "Ela [Kaiuza] ficou o tempo todo na raia. Não entendemos essa desclassificação", afirmou Rosângela Santos.

    Já os Estados Unidos recorreram e vão correr novamente às 19h. As americanas correrão sozinhas na pista porque a organização entendeu que foram prejudicadas na bateria semifinal.

    Elas precisam correr abaixo dos 42s70 para ocupar a vaga da China, oitava e última classificada para a final.

    Dylan Martinez/Reuters
    Americanas durante prova do revezamento 4x100 m no Engenhão
  • 18/8

    Brasil avança à final no revezamento 4x100 m masculino

    Com o tempo de 38s19, o Brasil surpreendeu e conseguiu vaga para a final do revezamento 4x100 m.

    O conjunto brasileiro formado por Ricardo de Souza, Vitor Hugo dos Santos, Bruno de Barros e Jorge Vides avançou à final com o oitavo melhor tempo do classificatório.

    A torcida no Engenhão comemorou muito, e os corredores brasileiros também.

    O Japão, que venceu a segunda semifinal, além de Jamaica (em segundo lugar) e Trinidad e Tobago (em terceiro) também se classificaram para a decisão da prova.

    A final do 4x100 m masculino será realizada nesta sexta-feira (19), às 22h35.

    Alessandro Bianchi/Reuters
    Alemães (esq.) e jamaicanos competem prova do revezamento 4x100 m no Engenhão
  • 18/8

    Entre os homens, EUA vencem a primeira semi do revezamento

    A equipe dos Estados Unidos venceu a primeira semifinal do revezamento 4x100 m masculino. A China chegou em segundo lugar, e o Canadá, na terceira posição. Os três países se classificaram para a final da prova.

    O time norte-americano, que teve Tyson Gay entre os escalados, encerrou o circuito com o tempo de 37s65. Medalha de prata nos 100 m, Justin Gatlin foi poupado.

    Já o Canadá, que fez a marca de 37s89, poupou André De Grasse, o risonho medalhista de bronze nos 100 m e favorito à medalha nos 200 m.

  • Atualizando

calendário

medalhas

países