Olimpiada Rio 2016

Alison e Bruno quebram jejum e levam ouro no vôlei de praia; Bolt vence de novo e é tri nos 200 m


Alison e Bruno venceram a dupla italiana formada por Daniele Lupo e Paolo Nicolai 2 sets a 0 e conseguiram o ouro do vôlei de praia para o Brasil depois de 12 anos —a última vitória aconteceu em Atenas-2004, com Emanuel Rego e Ricardo Santos.

Usain Bolt, que já era o único bicampeão olímpico dos 200 m, aumentou sua coleção de medalhas com mais um ouro na categoria. Agora ele é tricampeão da modalidade. Depois da vitória, o jamaicano beijou a pista do Engenhão e deu a volta olímpica com a bandeira do Brasil nas costas.

As velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze, ambas de 25 anos, conquistaram a medalha de ouro para o Brasil na classe 49er FX. Elas venceram a regata decisiva nesta quinta-feira (18).

Pela manhã, Isaquias Queiroz, 22, conquistou a medalha de bronze na prova dos 200 m na canoagem velocidade. Foi a segunda medalha do baiano na Rio-2016, após a prata nos 1.000 m obtida na terça (16).

Com lugar garantido no pódio, Alison e Bruno fazem a final do vôlei de praia às 23h59.

Veja outros destaques do dia:

Brasil surpreende e vai à final masculina do 4x100 m no atletismo

Polícia do Rio conclui que nadadores americanos não foram assaltados

Yane Marques tem início fraco e termina dia em 21º lugar no pentatlo

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 18/8

    Vôlei: Lucarelli e Lipe serão avaliados na sexta (19) para saber se têm condição de jogar semifinal

    Os ponteiros Lucarelli e Lipe saíram de quadra nesta quarta-feira (17), depois do jogo das quartas de final contra a Argentina, com dores na coxa e nas costas, respectivamente.

    Nesta quinta (18), segundo o departamento médico da seleção, Lipe ainda sente dores na véspera da semifinal. "Está melhorando cada vez mais e em tratamento com remédios e fisioterapia", segundo a assessoria de imprensa da equipe.

    Já Lucarelli fez exame de ressonância magnética que "mostrou estiramento muscular muito leve e pequeno, o que é uma boa notícia". Destaque da seleção, ele também passou por tratamento com remédios e fisioterapia.

    Os dois foram poupados do treino e farão um teste na manhã de sexta para saber se terão condição de jogo.

  • 18/8

    Dono de cinco medalhas, Torben diz que Martine já o superou

    Dono de cinco medalhas olímpicas, Torben Grael, 56, viu a filha Martine, 25, conquistar o ouro da classe 49er FX nos Jogos do Rio.

    Ela tornou-se a primeira brasileira campeã olímpica a repetir o feito de um de seus pais. Para Torben, a filha já está em um patamar superior ao dele.

    "Ela já me superou. Ganhou uma medalha de ouro, foi campeã mundial e melhor velejadora do ano muito antes de mim", disse.

    O último ouro do Brasil na vela havia sido em Atenas-04. Torben Grael e Marcelo Ferreira na classe star, e Robert Scheidt na laser foram os últimos campeões olímpicos no esporte.

    Gregorio Borgia/Associated Press
    Martine Grael (à esq.) e Kahena Kunze sobem ao pódio na Rio-2016
  • 18/8

    Vôlei, basquete e handebol já conhecem uma das finalistas

    Metade das finalistas dos torneios femininos de vôlei, basquete e handebol está definida.

    No vôlei, a Sérvia conseguiu uma vitória heroica e surpreendente contra as favoritas norte-americanas por 3 sets a 2. A outra finalista sairá do confronto entre China e Holanda, às 22h15.

    No basquete, a Espanha derrotou a Sérvia por 68 a 54. A adversária das espanholas sairá do confronto entre Estados Unidos e França, que jogam às 19h.

    Num jogo de handebol eletrizante, a França passou pela Holanda por 24 a 23 e estará na final. Faltando três segundos para o fim, o ataque holandês arremessou uma bola na trave. O empate levaria o jogo para a prorrogação. Noruega e Rússia decidem a outra finalista às 20h30.

    Eric Feferberg/AFP
    Tijana Boskovic comemora vitória da Sérvia
  • 18/8

    Quer entender como funciona o esporte? Veja as principais regras e curiosidades

    Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

  • 18/8

    Com ouro de Martine, família Grael chega à oitava medalha olímpica

    A medalha de ouro de Martine, ao lado de Kahena Kunze na classe 49er FX, elevou para oito o número de pódios da família Grael, uma das mais tradicionais do esporte olímpico.

    Martine é filha de Torben Grael, maior medalhista olímpico do país com cinco pódios, e sobrinha de Lars Grael, que conseguiu dois bronzes em Jogos.

    O esporte também faz parte da família de Kahena Kunze. Ela é filha do velejador campeão mundial Cláudio Kunze.

    Italo Nogueira/Folhapress
    Martine Grael e Kahena Kunze recebem cumprimento do público e familiares
  • 18/8

    Velejadoras interromperam estudos e contaram com força de Açaí

    A campanha do ouro olímpico exigiu que Martine Grael, 25, e Kahena Kunze, 25, trancassem a faculdade de engenharia ambiental que cursavam. A primeira, matriculada na UFF (Universidade Federal Fluminense), perdeu sua inscrição —universidades públicas não autorizam a ausência por mais de dois anos.

    Amigas desde a adolescência, as duas mantêm certo ar juvenil. Um dos hábitos da dupla é dar a todo e qualquer mastro que usam em competições nomes de comidas típicas do local de prova. Acerola, Manga, Manuca Honey (Nova Zelândia), Maple Syrup (Pan de Toronto-15) e Kombucha (Miami) fazem parte da lista. A maioria dos equipamentos é alugada para provas no exterior.

    Na Rio-16, a "dupla de três" ficou completa com Açaí, que superou a concorrência com Pitanga por sua rigidez, melhor para as condições de vento da baía de Guanabara. Os velejadores podiam escolher os próprios mastros e quilhas na Olimpíada.

    Benoit Tessier/Reuters
    Martine Grael e Kahena Kunze comemoram a medalha de ouro
  • 18/8

    Brasileiro sofre colisão e termina bateria a pé no Ciclismo BMX

    O ciclista brasileiro Renato Rezende acabou em último lugar na sua bateria das quartas de final do Ciclismo BMX, realizada na tarde desta quinta-feira (18), em Deodoro.

    Durante uma das etapas da corrida, Rezende se envolveu em uma colisão e, com a bicicleta danificada, precisou terminar o restante do circuito a pé.

    Com isso, o brasileiro acabou em sétimo lugar na sua bateria e não conseguiu avançar às semifinais da modalidade.

    Ele ficou à frente somente do francês Joris Daudet, que não completou a prova por também se envolver em um choque com outro competidor.

    Eric Gaillard/Reuters
    O ciclista brasileiro Renato Rezende caminha durante prova do BMX na Rio-2016
  • 18/8

    Martine e Kahena conquistam a medalha de ouro na 49er FX

    A dupla Martine Grael, 25, e Kahena Kunze, 25, conquistou a medalha de ouro na classe 49er FX na vela. Elas ficaram em primeiro na última regata e chegaram ao pódio em sua Olimpíada de estreia.

    A vitória veio após as brasileiras virarem a quinta e última boia do percurso. Elas ficaram atrás da equipe da Nova Zelândia durante quase toda a regata, mas ultrapassaram as adversárias escolhendo outro lado no percurso final e terminaram dois segundos à frente.

    Martine e Kahena chegaram à última prova tecnicamente empatadas com as equipes da Espanha, Nova Zelândia e Dinamarca. A prata ficou com as neozelandesas, e o bronze, com as dinamarquesas.

    Ao fim da prova, elas mergulharam nas águas da baía de Guanabara. Ao chegarem à areia, foram carregadas a bordo do barco. O telão na praia do Flamengo tocou o "Tema da Vitória".

    O pódio de Martine, filha de Torben Grael (cinco vezes medalhista olímpico), e de Kahena, filha do campeão mundial Cláudio Kunze, era o mais esperado no esporte. Elas conseguiram confirmar o favoritismo na classe que fez a competição mais disputada da Olimpíada do Rio.

    Benoit Tessier/Reuters
    Kahena Kunze (à esq.) e Martine Grael comemoram a medalha de ouro
  • 18/8

    Brasileiras vão na liderança para a reta final

    Martine Grael e Kahena Kunze vão para o último trecho da prova em primeiro, resultado que até o momento dá a medalha de ouro para o Brasil.

  • 18/8

    Brasileiras seguem com boas chances de medalha

    A dupla Martine Grael e Kahena Kunze segue na terceira posição na metade da prova. Até o momento elas mantêm a prata, atrás da equipe da Nova Zelândia.

  • Atualizando

calendário

medalhas

países