Olimpiada Rio 2016

Abertura tem engajamento em causas sociais e vaias a Temer; Vanderlei Cordeiro de Lima acende pira


O evento que abre a Rio-2016 tem um tom voltado para grandes questões sociais e ambientais do planeta. Em meio à tensão política, o país tenta se mostrar na festa de abertura dos Jogos como a nação das causas sociais. Empoderamento dos negros, dos jovens marginalizados, dos homossexuais, transgêneros, temas ambientalistas foram lembrados na festa.

Antes das mensagens, a cerimônia teve uma adaptação. Foi pulada uma menção ao presidente interino, Michel Temer, prevista para ser feita após o anúncio ao nome do presidente do COI, Tomas Bach. Ao declarar aberto os Jogos do Rio, Temer foi vaiado pelo público antes mesmo de terminar a sua frase. Em medição feita pela Folha, a vaia bateu em 105 decibéis.

Fora do Maracanã, manifestantes protestaram contra a realização da Olimpíada. Após um grupo tentar furar bloqueio, policiais militares usaram bombas de efeito moral para dispersar o grupo contrário aos Jogos no Brasil.

Lui Siu Wai/Xinhua
(160805) -- RIO DE JANEIRO, agosto 5, 2016 (Xinhua) -- Fuegos artificiales muestran las letras de "Río" durante la ceremonia de inauguración de los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro 2016, en Río de Janeiro, Brasil, el 5 de agosto de 2016. Los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro 2016 se llevan a cabo del 5 al 21 de agosto. (Xinhua/Lui Siu Wai) (fnc) (dp)
Fogos de artifício no estádio do Maracanã durante abertura dos Jogos Olímpicos

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 5/8

    Medalha de ouro em Londres-2012, Andy Murray lidera delegação do Reino Unido

    Outra grande delegação muito aplaudida é a França. O porta-bandeira é Teddy Riner, atual campeão olímpico do judô na categoria para atletas com mais de 100 kg.

    País vizinho da França, o Reino Unido também é bastante celebrado. O motivo pode ser Andy Murray. O tenista é o porta-bandeira. Ele foi medalha de ouro em Londres, há quatro anos.

    Mike Blake/Reuters
    2016 Rio Olympics - Opening ceremony - Maracana - Rio de Janeiro, Brazil - 05/08/2016. Andy Murray (GBR) of Great Britain leads his contingent during the opening ceremony. REUTERS/Mike Blake FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: KAT50
    Andy Murray entra no Maracanã com a bandeira da Grã Bretanha
  • 5/8

    Sandro Macedo comenta a transmissão da TV Globo da abertura da Rio-2016

    Ilhas Cayman nos trend topics. Muitas piadinhas relacionadas a contas secretas.

  • 5/8

    Michael Phelps leva a bandeira dos EUA, delegação até então mais festejada

    Com o nadador Michael Phelps como porta-bandeira e a maior delegação dos Jogos Olímpicos, os Estados Unidos são disparados o país mais festejado na entrada.

    Phelps, sozinho, já ganhou 18 medalhas de ouro nos Jogos, além de duas de prata e duas de bronze.

    A posição dos EUA no desfile, aliás, foi motivo de polêmica. A transmissão americana queria que eles fossem um dos que fechassem o desfile, para segurarem a audiência. A justificativa era que a entrada dos países fosse na ordem da língua inglesa. Nela, Estados Unidos começa com "U" (United States).

    Os Estados Unidos ocupam quase todo "gramado" do Maracanã, não ouvem vaias e desfilam ao som de ritmos caribenhos, muito semelhantes à lambada.

    Outra grande delegação, a França é muito aplaudida. O porta-bandeira é Teddy Riner, atual campeão olímpico do judô.

    Stoyan Nenov/Reuters
    2016 Rio Olympics - Opening ceremony - Maracana - Rio de Janeiro, Brazil - 05/08/2016. Flagbearer Michael Phelps (USA) of United States of America leads his contingent during the opening ceremony. REUTERS/Stoyan Nenov TPX IMAGES OF THE DAY FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: OLYDN632
    Michael Phelps leva a bandeira dos EUA na entrada da delegação
  • 5/8

    Em São Paulo, trecho da Rua Augusta onde aconteceu protesto só é liberado agora

    A Polícia Militar de São Paulo acabou de liberar trecho da Rua Augusta, entre a rua Antônio Carlos e Matias Aires, onde houve confronto com manifestantes.

    O conflito aconteceu perto das 19h, durante protesto contra a realização dos Jogos. O ato começou no vão do MASP e seguia descendo a Rua Augusta no sentido centro, quando a polícia interveio.

    Manifestantes foram detidos e encaminhados ao 78° DP, no bairro dos Jardins. Até o momento, a PM não informou quantas pessoas foram levadas.

  • 5/8

    Cuba é aplaudida ao entrar no Maracanã

    Cuba é bastante aplaudida na entrada da delegação no Maracanã.

    O país, em Londres-2012, conquistou cinco medalhas de ouro no total, sendo duas no boxe, uma no judô, outra na luta e uma ultima no tiro.

    O porta-bandeira é Mijaín López, da luta olímpica.

    Nos Emirados Árabes Unidos uma atleta da natação, com roupas típicas, foi a escolhida para levar a bandeira do país. Logo depois, a Espanha é bastante saudada, ainda mais com o tenista Rafael Nadal como porta-bandeira.

    A participação do atleta nos Jogos foi dúvida até o último momento.

    E, no boulevard olímpico, os países mais festejados foram Argentina, Chile e Colômbia. Muitas gente vindo deles estão esperando para ver a pira olímpica ser acesa em frente à Candelária.

    Markus Schreiber/Associated Press
    Mijain Nunez Lopez carries the flag of Cuba during the opening ceremony for the 2016 Summer Olympics in Rio de Janeiro, Brazil, Friday, Aug. 5, 2016. (AP Photo/Markus Schreiber) ORG XMIT: OLY294
    Cubanos desfilam no Maracanã
  • 5/8

    Desfile da inclusão

    A frente de cada delegação que desfila no Maracanã, um voluntário de bicicleta traz a placa com o nome do país. De acordo com a organização da Rio-2016, cinco deles são transgênero.

    Voluntários trans

  • 5/8

    Colômbia, Canadá e Alemanha são as mais aplaudidas no começo do desfile

    O porta-bandeira da China é sempre um dos atletas mais altos da delegação. Depois de jogadores de basquete nos eventos anteriores, coube a um esgrimista, Lei Sheng, levar a bandeira nesta sexta (5).

    O país asiático é um com mais representantes nos Jogos.

    As delegações sul-americanas recebem uma saudação especial do público. Há algumas vaias, mas também gritos de alegria, dada a proximidade com o Brasil.

    Delegações de Colômbia, Alemanha e Canadá foram as mais celebradas até o momento.

    Pela voz das arquibancadas a Olimpíada na América do Sul está fazendo valer o efeito casa. Todas as delegações estão sendo aplaudidas.

    Reinhard Krause/Reuters
    2016 Rio Olympics - Opening ceremony - Maracana - Rio de Janeiro, Brazil - 05/08/2016. Spectators react during the opening ceremony. REUTERS/Reinhard Krause FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: OLYN171
    Torcida aplaude entrada das delegações no Maracanã
  • 5/8

    Desfile de atletas mescla delegações enormes com países menos tradicionais

    O desfile dos atletas é bem eclético. Há delegações bem grandes, como a do Canadá, que foi bastante aplaudida ao entrar no Maracanã.

    E há países menos tradicionais, como o Chade, com menos de dez representantes.

    Em todas as delegações, há uma criança trazendo uma muda de planta ao lado do porta-bandeira. Na Burkina Faso, era uma menina em uma cadeira de rodas.

    Atrás dos atletas, há percussionistas, uma espécie de de mini-bateria de escola de samba.

    E, para a alegria de quem gosta de trocadilhos, os atletas de Bermuda desfilam de... bermuda

    Kai Pfaffenbach/Reuters
    2016 Rio Olympics - Opening Ceremony - Maracana - Rio de Janeiro, Brazil - 05/08/2016. Flag-bearer Wayde Van Niekerk (RSA) of South Africa leads his contingent during the opening ceremony. REUTERS/Kai Pfaffenbach FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: ANF31
    Atletas da África do Sul desfilam no Maracanã
  • 5/8

    Sandro Macedo comenta a transmissão da TV Globo da abertura da Rio-2016

    Bermudas entrou de bermudas. Pode acabar o desfile.

  • 5/8

    Lanche dos atletas

    John Nunn, do atletismo americano, publicou uma imagem do lanche que as delegações receberam para aguardar o momento da entrada.

    Lanche dos atletas

  • Atualizando

calendário

medalhas

países