Olimpiada Rio 2016

Abertura tem engajamento em causas sociais e vaias a Temer; Vanderlei Cordeiro de Lima acende pira


O evento que abre a Rio-2016 tem um tom voltado para grandes questões sociais e ambientais do planeta. Em meio à tensão política, o país tenta se mostrar na festa de abertura dos Jogos como a nação das causas sociais. Empoderamento dos negros, dos jovens marginalizados, dos homossexuais, transgêneros, temas ambientalistas foram lembrados na festa.

Antes das mensagens, a cerimônia teve uma adaptação. Foi pulada uma menção ao presidente interino, Michel Temer, prevista para ser feita após o anúncio ao nome do presidente do COI, Tomas Bach. Ao declarar aberto os Jogos do Rio, Temer foi vaiado pelo público antes mesmo de terminar a sua frase. Em medição feita pela Folha, a vaia bateu em 105 decibéis.

Fora do Maracanã, manifestantes protestaram contra a realização da Olimpíada. Após um grupo tentar furar bloqueio, policiais militares usaram bombas de efeito moral para dispersar o grupo contrário aos Jogos no Brasil.

Lui Siu Wai/Xinhua
(160805) -- RIO DE JANEIRO, agosto 5, 2016 (Xinhua) -- Fuegos artificiales muestran las letras de "Río" durante la ceremonia de inauguración de los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro 2016, en Río de Janeiro, Brasil, el 5 de agosto de 2016. Los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro 2016 se llevan a cabo del 5 al 21 de agosto. (Xinhua/Lui Siu Wai) (fnc) (dp)
Fogos de artifício no estádio do Maracanã durante abertura dos Jogos Olímpicos

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 5/8

    Manny Pacquiao manda mensagem de apoio ao filipinos

    O boxeador filipino Manny Pacquiao mandou uma mensagem de apoio em suas redes sociais à delegação de Filipinas.

    "Deus abençoe os filipinos que representam o nosso país nos Jogos Olímpicos Rio 2016".

    Com 57 vitórias em 65 lutas, 38 delas por nocaute, Pacquiao é um dos maiores boxeadores da atualidade. O lutador também é envolvido na politica do seu país.

    Manny Pacquiao

  • 5/8

    Transmissão da abertura da Olimpíada domina audiência na TV aberta

    A transmissão da cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio na noite desta sexta (5) registrou média de 44 pontos de audiência na TV aberta na Grande São Paulo, segundo a prévia do Ibope. Na medição, cada ponto equivale a 197,8 mil espectadores individuais. Os números se referem à audiência média nas duas primeiras horas do evento.

    A abertura é exibida simultaneamente por Globo, Record e Band. A Globo lidera, com 32 pontos, seguida pela Record, com 8. A Band está em terceiro lugar: 3 pontos.

    Em 2012, somente a Record deteve os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos. Exibida no final da tarde, a cerimônia de abertura da Olimpíada de Londres marcou 8 pontos para a emissora paulista, contra 24 da Globo.

    Lui Siu Wai/Xinhua
    (160805) -- RIO DE JANEIRO, agosto 5, 2016 (Xinhua) -- Fuegos artificiales muestran las letras de "Río" durante la ceremonia de inauguración de los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro 2016, en Río de Janeiro, Brasil, el 5 de agosto de 2016. Los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro 2016 se llevan a cabo del 5 al 21 de agosto. (Xinhua/Lui Siu Wai) (fnc) (dp)
    Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio
  • 5/8

    Após polêmica com doping, Rússia é pouco aplaudida no Maracanã

    A Rússia, alvo de uma das maiores polêmicas antes da Olimpíada por escândalo de doping, é pouco ovacionada pelo público no Maracanã.

    Dos 389 competidores inscritos originalmente para os Jogos, 271 foram liberados para competir.

    Entre as ausências está Yelena Isinbayeva, vencedora de duas medalhas de ouro nos Jogos no salto com vara.

    Matt Slocum/Associated Press
    Athletes from Russia march into the Maracana stadium during the opening ceremony for the 2016 Summer Olympics in Rio de Janeiro, Brazil, Friday, Aug. 5, 2016. (AP Photo/Matt Slocum) ORG XMIT: OLY531
    Russos são pouco aplaudidos na entrada do Maracanã
  • 5/8

    Atleta de Panamá pede paz mundial em cartaz no desfile olímpico

    Um atleta do Panamá fez uma manifestação ao entrar no desfile segurando um cartaz escrito "Paz para o mundo".

    Antes, a delegação da Palestina, com Mayada Sayyad, do atletismo, como porta-bandeira, foi uma das mais aplaudidas do desfile. Portugal também foi bastante ovacionado pelas arquibancadas.

    Depois de desfilarem, os competidores não precisam ficar agrupados com suas delegações, podem conversar com atletas de outros países. Alguns são companheiros de equipe em suas modalidades, outros têm intimidade com seus adversários de modalidade. Afinal, viajam o mundo juntos rumo aos mesmos destinos para competir.

  • 5/8

    Voo do 14-Bis na abertura quase foi cortado por falta de verba

    O diretor criativo da cerimônia, Andrucha Waddington, disse que o voo do 14-Bis dentro do estádio quase foi cortado por falta de verba.

    Andrucha disse também que os recursos anunciados pelo governo federal não ajudaram a cerimônia de abertura.

    "Esses recursos, pelo que sei, são para a Olimpíada", disse ele.

    Issei Kato/Reuters
    2016 Rio Olympics - Opening ceremony - Maracana - Rio de Janeiro, Brazil - 05/08/2016. A performer takes part in the opening ceremony. REUTERS/Issei Kato FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: OLYDH110
    14-Bis sobrevooa o estádio do Maracanã
  • 5/8

    No Porto, pira olímpica é revelada

    Acaba de ser revelada ao público a pira olímpica que fica no boulevar olímpico do Porto Maravilha. Os presentes vibraram quando a estrutura foi descoberta.

    Uma "mágica" fará com que as duas piras olímpicas sejam acesas na cerimônia de abertura — a que estará no Maracanã e a do Boulevar

    A pira do Maracanã será acesa, e na sequência, segundo a organização da Rio-2016, uma mágica fará a pira, que agora está no Boulevar da orla acender. Essa mágica será um truque televisivo, apurou a Folha.

    Telões na Orla farão com que as pessoas que estiverem na frente da pira longe do estádio possam ver o truque.

    O detalhe é que durante a Rio-2016, de 5 a 21 de agosto, somente a pira do Boulevar ficará acesa. Na cerimônia de encerramento, a chama volta ao Maracanã, quando é apagada.

    Alfredo Mergulhão/Folhapress
    No Boulevar Olímpico do Porto Maravilha, a pira olímpica acaba de ser revelada ao público, que vibra
    Público vibra no boulevard olímpico no momento em que a pira é descoberta
  • 5/8

    Mulher de Robert Scheidt é porta-bandeira da Lituânia

    Se dentro de casa o amor reina, na Olimpíada eles defendem delegações diferentes. É que a mulher do velejador brasileiro Robert Scheidt, a também velejadora Gintare Scheidt, é a porta-bandeira da Lituânia.

    Pouco depois, é a vez de o México entrar para desfilar, com muita torcida e festa na arquibancada.

  • 5/8
    A MAIOR OLIMPÍADA DA HISTÓRIARio-2016 tem recorde de países, recorde de atletas e recorde de eventos valendo medalha
    A MAIOR OLIMPÍADA DA HISTÓRIARio-2016 tem recorde de países, recorde de atletas e recorde de eventos valendo medalha
  • 5/8

    Islândia é centésima delegação a desfilar no Maracanã

    Islândia é a centésima delegação a entrar no Maracanã, assim que o desfile vai chegando à metade, após cerca de uma hora de passagem de atletas e quase duas horas de show ao todo.

    Com todos os países, com maior ou menor empolgação, o público acompanha a entrada dos atletas com as luzes dos celulares.

    Itália e Jamaica, na sequência, foram bastante celebrados pelo público.

    Donos da casa na próxima Olimpíada, em 2020, japoneses entram no Maracanã com bandeirinhas do Japão e do Brasil nas mãos. Foram ovacionados.

    Rio-2016

  • 5/8

    Solonei Silva, maratonista do Brasil nos Jogos, diz que Vanderlei Cordeiro acenderá pira olímpica

    Solonei Silva, maratonista que vai representar o Brasil na Rio-2016, publicou uma foto com o ex-corredor Vanderlei Cordeiro de Lima, e escreveu que o companheiro foi o escolhido para acender a pira olímpica na cerimônia de abertura da Olimpíada.

    "Mais que merecido o @vanderlei.d (Vanderlei Cordeiro de Lima) ter a felicidade e a honra de acender a pira olímpica, ao ser escolhido para tal, sinal máximo do que significa o olimpismo, sou fã, já era um ídolo para mim e agora entra mais uma vez para a história do esporte mundial! Parabéns Vanderlei"

    Silva foi medalha de ouro no Pan de Guadalajara-2011.

    Vanderlei Cordeiro de Lima liderava a maratona dos Jogos de Atenas-2004 quando foi agarrado por um espectador, o irlandês Cornelius Horan, e foi ultrapassado por outros dois competidores.

    Mesmo assim, o brasileiro seguiu até o final na prova e conseguiu o bronze. Além disso, recebeu a medalha Pierre de Coubertin, destinada a atletas que demonstrem elevado espírito olímpico.

    Solonei e Vanderlei

  • Atualizando

calendário

medalhas

países