Olimpiada Rio 2016

Abertura tem engajamento em causas sociais e vaias a Temer; Vanderlei Cordeiro de Lima acende pira


O evento que abre a Rio-2016 tem um tom voltado para grandes questões sociais e ambientais do planeta. Em meio à tensão política, o país tenta se mostrar na festa de abertura dos Jogos como a nação das causas sociais. Empoderamento dos negros, dos jovens marginalizados, dos homossexuais, transgêneros, temas ambientalistas foram lembrados na festa.

Antes das mensagens, a cerimônia teve uma adaptação. Foi pulada uma menção ao presidente interino, Michel Temer, prevista para ser feita após o anúncio ao nome do presidente do COI, Tomas Bach. Ao declarar aberto os Jogos do Rio, Temer foi vaiado pelo público antes mesmo de terminar a sua frase. Em medição feita pela Folha, a vaia bateu em 105 decibéis.

Fora do Maracanã, manifestantes protestaram contra a realização da Olimpíada. Após um grupo tentar furar bloqueio, policiais militares usaram bombas de efeito moral para dispersar o grupo contrário aos Jogos no Brasil.

Lui Siu Wai/Xinhua
(160805) -- RIO DE JANEIRO, agosto 5, 2016 (Xinhua) -- Fuegos artificiales muestran las letras de "Río" durante la ceremonia de inauguración de los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro 2016, en Río de Janeiro, Brasil, el 5 de agosto de 2016. Los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro 2016 se llevan a cabo del 5 al 21 de agosto. (Xinhua/Lui Siu Wai) (fnc) (dp)
Fogos de artifício no estádio do Maracanã durante abertura dos Jogos Olímpicos

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 5/8

    Vanderlei Cordeiro de Lima acende a pira olímpica da Rio-2016

    O Maracanã fica em azul e verde para receber a tocha. A chama olímpica entra no Maracanã levada por Gustavo Kuerten, o Guga. Ele participou dos Jogos de Sydney, em 2000.

    Ele passa a chama para Hortência, ex-jogadora de basquete. Ao lado de "Magic" Paula, ela foi medalha de prata em Atlanta, em 1996.

    Vanderlei Cordeiro de Lima recebe a tocha das mãos da ex-jogadora e acende a pira olímpica.

    O atleta ficou marcado por ter sido atrapalhado, em Atenas-2004, por um manifestante enquanto liderava a maratona. Ainda conseguiu chegar em terceiro. Recebeu como reconhecimento a medalha Pierre de Coubertin, uma honraria dada pelo COI.

    A pira é posicionada no meio de um "Sol", uma estrutura metálica que reflete o brilho das chamas.

    Jae C. Hong/Associated Press
    Vanderlei de Lima lights the Olympic flame during the opening ceremony for the 2016 Summer Olympics in Rio de Janeiro, Brazil, Friday, Aug. 5, 2016. (AP Photo/Jae C. Hong) ORG XMIT: OLY749
    Vanderlei Cordeiro de Lima acende pira olímpica
  • 5/8

    Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta cantam 'Sandália de Prata'

    Apresentação que causou certa polêmica ao ser anunciada, Caetano Veloso e Gilberto Gil se juntam a Anitta para cantarem "Sandália de Prata", música de Ary Barroso.

    Eles são acompanhados por escolas de samba do Rio, como Mangueira, Portela, Tijuca, Salgueiro, Beija-Flor, Imperatriz Leopoldinense e Mocidade, entre outras.

    A música das escolas toma conta do Maracanã. Elas desfilam com direito a passistas, porta-bandeira e bateria.

    A apresentação tem direito a chuva de papel colorido agora e galera sambando muito na arquibancada.

  • 5/8

    Veja as melhores imagens da cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio

    Eduardo Knapp/Folhapress
    Rio de Janeiro, RJ, BRASIL, 05-08-2016: Abertura das Olimpiadas no Estadio do Maracana. (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress, ESPORTES).
    Abertura dos Jogos Olímpicos
  • 5/8

    Robert Scheidt faz juramento olímpico no Rio

    Carregam a bandeira olímpica: Emanuel (vôlei de praia), Joaquim Cruz (atletismo), Rosa Célia Pimentel (médica), Sandra Pires (vôlei de praia), Torben Grael (vela), Marta (futebol), Oscar (basquete), Ellen Gracie (jurista).

    O ex-jogador de basquete é bastante aplaudido ao ser anunciado pela cerimônia dos Jogos.

    Em seguida, o hino olímpico é tocado.

    Robert Scheidt, da vela, é chamado para fazer o juramento olímpico em nome de todos os atletas, logo depois. Depois, um árbitro do atletismo, Martinho Nobre, é chamado para fazer o mesmo em nome dos juízes.

    Por fim, é a vez de Adriano Santos fazer o discurso dos treinadores e equipe técnicas dos atletas.

  • 5/8

    Bi-campeão olímpico, queniano Kip Keino recebe prêmio Laureus do esporte

    O queniano Kip Keino, ex-velocista do Quênia, recebeu das mão do presidente do COI, Thomas Bach, o prêmio Laureus do esporte.

    "Estou extremamente honrado de receber esse prêmio do Comitê Olímpico Internacional. Eu gostaria de agradecer minha família, meus amigos e todos que me ajudaram", diz.

    O prêmio, um dos mais importantes do esporte mundial, é dado aos atletas de destaque no ano. Porém, aos 76 anos, Kip recebeu a honraria por toda história no esporte.

    Atual presidente do Comitê Olímpico do Quênia, Keino fez um pedido aos presentes no Maracanã.

    "Meu pedido a vocês, homens e mulheres do esporte, se juntem a mim no apoio da juventude do mundo, para conseguir humanidade básica, comida, abrigo e educação", declara.

    "Depende de nossa motivação para ser um jovem melhor nesse mundo em que vivemos nesse mundo. Eu acredito que nós viemos a esse mundo sem nada. Vamos deixar esse mundo sem nada", finaliza.

    Kip Keino foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do México, em 1968, nos 1.500 metros, e em Munique, em 1972, nos 3.000 metros com barreiras.

    Mike Blake/Reuters
    2016 Rio Olympics - Opening ceremony - Maracana - Rio de Janeiro, Brazil - 05/08/2016. Kipchoge Keino (KEN), chairman of the Kenyan Olympic Committee, is awarded the new Olympic Laurel award. REUTERS/Mike Blake FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: KAT92
    Kip Keino recebe prêmio Leareus do esporte
  • 5/8

    Sob vaias, Temer declara aberta Olimpíada do Rio

    Presidente interino do Brasil, Michel Temer abriu oficialmente a Rio-2016.

    "Declaro abertos os Jogos do Rio, celebrando a 31ª Olimpiada da era moderna", disse.

    O público o vaiou antes mesmo de terminar sua frase. Em medição feita pela Folha, a vaia bateu em 105 decibéis.

    Houve Muitas vaias e "fora Temer". O presidente interino, aliás, não foi anunciado nem filmado, também não apareceu nos telões. E logo após ele falar, soltaram fogos. Mesmo assim, foi possível ouvir as manifestações.

    David Goldman/Associated Press
    U.N. Secretary General Ban Ki-moon, left, IOC President Thomas Bach, second left, Brazil's interim President Michel Temer attends the opening ceremony for the 2016 Summer Olympics in Rio de Janeiro, Brazil, Friday, Aug. 5, 2016. (AP Photo/David Goldman) ORG XMIT: OLY159
    Temer na abertura dos Jogos Olímpicos
  • 5/8

    Auxiliares negam que Temer pediu para ter nome omitido na abertura

    Auxiliares do presidente interino, Michel Temer (PMDB) negaram que a omissão ao nome do presidente interino no evento que abre a Rio-2016 tenha sido uma solicitação do Palácio do Planalto.

    O evento teve uma alteração no seu roteiro. Estava previsto o anúncio do nome de Temer, o que não aconteceu. Ele seria anunciado após a apresentação do presidente do COI, Thomas Bach.

    Segundo auxiliares da presidência, a organização da festa é de responsabilidade do COI. "Não pedimos nada", disse um dos auxiliares. A Folha revelou que a organização dos Jogos temia vaias ao peemedebista quando seu nome fosse anunciado no evento.

    Mark Humphrey/Associated Press
    Brazil interim President Michel Temer declares the opening of the 2016 Summer Olympics during the opening ceremony in Rio de Janeiro, Brazil, Friday, Aug. 5, 2016. (AP Photo/Mark Humphrey, Pool) ORG XMIT: OLMH123
    Temer na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio
  • 5/8

    Thomas Bach reverencia refugiados e elogia Rio de Janeiro

    O presidente do Comitê Organizador Internacional, Thomas Bach, enaltece os refugiados e destaca a contribuição deles para a sociedade.

    "Vocês [refugiados] mandam uma mensagem de esperança às pessoas espalhadas pelo mundo. Tiveram que escapar de suas casas pois eram diferentes. Estão fazendo uma grande contribuição à sociedade. No mundo olímpico, nós não só toleramos a adversidade, mas damos as boas-vindas a algo que enriquece a nossa diversidade", discursa Thomas Bach.

    O cartola também fala sobre a transformação do Rio de Janeiro.

    "Os primeiros Jogos da América do Sul vão para o Brasil, e do Brasil para o mundo inteiro. Todos devem estar muito orgulhosos essa noite. Vocês conseguiram em sete anos aquilo que gerações antes de vocês só puderam sonhar. Transformaram uma metrópole como o Rio de Janeiro em uma cidade ainda mais bonita", diz.

    Kai Pfaffenbach/Reuters
    2016 Rio Olympics - Opening ceremony - Maracana - Rio de Janeiro, Brazil - 05/08/2016. International Olympic Committee (IOC) President Thomas Bach speaks. REUTERS/Kai Pfaffenbach TPX IMAGES OF THE DAY. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: OLY4214
    Thomas Bach discursa durante a abertura dos Jogos Olímpicos
  • 5/8

    Nuzman é vaiado ao citar governos em discurso no Maracanã

    Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, é chamado ao palco para discursar na abertura olímpica.

    "Boa noite, Brasil", diz. "Recebemos a todos de braços abertos, eu sou o homem mais orgulhoso vivo e tenho muito orgulho da minha cidade e do meu país", acrescenta.

    Ele também lembra que já foi um competidor uma vez. "Tenho muito orgulho de ter sido um atleta olímpico, do vôlei, nos Jogos de Tóquio, em 1964, e estar aqui para falar com os melhores atletas do mundo", declara.

    Ao agradecer o apoio das três esferas de governo, ele é vaiado. "Trabalhamos juntos para construir os jogos da 31ª Olimpíada, e esse são os seus jogos. Trabalhamos sete anos com paixão pelo esporte", afirma.

    Nuzman ainda manda uma mensagem para futuros atletas. "E me permitam concluir, falando para a nova geração. Sempre acredite nos seus sonhos, hoje é a realidade, Rio, Jogos Olimpicos, Brasil", diz. "O melhor lugar do mundo é aqui, agora!" Que o espírito dos jogos contagie o mundo", acrescenta, citando música de Gilberto Gil.

    "O Rio de Janeiro continua lindo", fala Nuzman, em mais uma referência à Gil.

    "Quando a tocha olímpica entrar nesse Maracanã, ela vai trazer uma mensagem de todos os brasileiros, uma mensagem de paz e união. O Rio está pronto para fazer história", conclui.

    O telão mostrou o texto do discurso em três idiomas, português, francês e inglês.

    David J. Phillip/Associated Press
    Carlos Nuzman, President of the Rio 2016 Committee, smiles as IOC President Thomas Bach, left, looks on during the opening ceremony for the 2016 Summer Olympics in Rio de Janeiro, Brazil, Friday, Aug. 5, 2016. (AP Photo/David J. Phillip) ORG XMIT: OLY700
    Carlos Nuzman durante pronunciamento na cerimônia de abertura
  • 5/8

    Transexual Lea T abre o desfile da delegação brasileira em bicicleta

    A transexual Lea T, filha do ex-jogador da seleção brasileira Toninho Cerezo, abriu o desfile da delegação brasileira guiando a bicicleta do Time Brasil.

    Logo atrás dela, Yane Marques carregava a bandeira brasileira e comandou os atletas, que fizeram muita festa no desfile.

    LEA T

    Leandra Medeiros Cerezo nasceu em Belo Horizonte em 1981, mas cresceu na Itália.

    Aos 29 anos, estreou no mundo da moda em uma campanha da grife de alta costura francesa Givenchy, quando passou a adotar o nome Lea T, e pouco depois passou a estrelar campanhas de marcas de destaque, como a Benetton, aparecendo em editoriais de revistas como Vanity Fair e Vogue. Já foi capa da revista americana Newsweek, com o título "a moda transformada", e em 2011 apareceu na capa da revista britânica Love beijando a top model britânica Kate Moss.

    A modelo foi uma das poucas personalidades brasileiras a serem entrevistadas pela apresentadora Oprah Winfrey, dos Estados Unidos, e em 2015 foi eleita pela revista americana Forbes como uma das 12 mulheres que mudaram a moda italiana.

    Diante do papel de pioneirismo como top model transexual e da notoriedade internacional que alcançou desde 2010, aos 35 anos a mineira diz que se sente feliz em ajudar a mostrar a diversidade brasileira ao mundo.

    Matt Slocum/Associated Press
    Yane Marques carries the flag of Brazil during the opening ceremony for the 2016 Summer Olympics in Rio de Janeiro, Brazil, Friday, Aug. 5, 2016. (AP Photo/Matt Slocum) ORG XMIT: OLY614
    Lea T abre o desfile da delegação brasileira
  • Atualizando

calendário

medalhas

países