Olimpiada Rio 2016

Abertura tem engajamento em causas sociais e vaias a Temer; Vanderlei Cordeiro de Lima acende pira


O evento que abre a Rio-2016 tem um tom voltado para grandes questões sociais e ambientais do planeta. Em meio à tensão política, o país tenta se mostrar na festa de abertura dos Jogos como a nação das causas sociais. Empoderamento dos negros, dos jovens marginalizados, dos homossexuais, transgêneros, temas ambientalistas foram lembrados na festa.

Antes das mensagens, a cerimônia teve uma adaptação. Foi pulada uma menção ao presidente interino, Michel Temer, prevista para ser feita após o anúncio ao nome do presidente do COI, Tomas Bach. Ao declarar aberto os Jogos do Rio, Temer foi vaiado pelo público antes mesmo de terminar a sua frase. Em medição feita pela Folha, a vaia bateu em 105 decibéis.

Fora do Maracanã, manifestantes protestaram contra a realização da Olimpíada. Após um grupo tentar furar bloqueio, policiais militares usaram bombas de efeito moral para dispersar o grupo contrário aos Jogos no Brasil.

Lui Siu Wai/Xinhua
(160805) -- RIO DE JANEIRO, agosto 5, 2016 (Xinhua) -- Fuegos artificiales muestran las letras de "Río" durante la ceremonia de inauguración de los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro 2016, en Río de Janeiro, Brasil, el 5 de agosto de 2016. Los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro 2016 se llevan a cabo del 5 al 21 de agosto. (Xinhua/Lui Siu Wai) (fnc) (dp)
Fogos de artifício no estádio do Maracanã durante abertura dos Jogos Olímpicos

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 5/8

    José Henrique Mariante comenta a cerimônia de abertura da Rio-2016, no Maracanã

    Momento de alerta ambiental. Combustível fóssil esquenta o planeta. Vão falar da Petrobras?

  • 5/8

    Sandro Macedo comenta a transmissão da TV Globo da abertura da Rio-2016

    Enquanto Jorge Ben Jor cantava, Maria Sharapova postava uma imagem treinado (um momento de luto olímpico).

    Maria Sharapova

  • 5/8

    José Henrique Mariante comenta a cerimônia de abertura da Rio-2016, no Maracanã

    Ben Jor. Rio usando todo seu arsenal. Estádio começa a dançar por inteiro. Sério.

    Fabrizio Bensch/Reuters
    2016 Rio Olympics - Opening ceremony - Maracana - Rio de Janeiro, Brazil - 05/08/2016. Actors perform during the opening ceremony REUTERS/Fabrizio Bensch FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: DOM41
    Dançarinos fazem festa na abertura dos Jogos
  • 5/8

    José Henrique Mariante comenta a cerimônia de abertura da Rio-2016, no Maracanã

    Na favela que cresceu em um dos cantos do estádio um grande punho fechado sobressai. Empoderamento dos negros. Alguém lembrou do pódio pantera negra de 1968?

    Jewel Samad/AFP
    Dancers perform during the opening ceremony of the Rio 2016 Olympic Games at the Maracana stadium in Rio de Janeiro on August 5, 2016. / AFP PHOTO / Jewel SAMAD
    Mão cerrada na abertura dos Jogos
  • 5/8

    Manifestantes são levados pela polícia em São Paulo

    Em São Paulo, parte dos manifestantes que protestava contra a Olimpíada é levada em um ônibus da polícia. Outra parte continua detida pelos policiais na rua Augusta. O trânsito no local continua bloqueado.

    Mais cedo, policiais usaram bombas de efeito moral contra os manifestantes.

  • 5/8

    Elza Soares, Zeca Pagodinho e Marcelo D2 cantam no Maracanã

    Elza Soares também canta, ao apresentar o "Canto de Ossanha", música de Vinícius de Moraes.

    Após carrinhos de rolimã tomarem conta do palco, Zeca Pagodinho e Marcelo D2 entram em cena.

    O primeiro começa a entoar "Deixa a Vida me Levar", enquanto D2 "mixa" com uma de suas músicas.

    Issei Kato/Reuters
    2016 Rio Olympics - Opening ceremony - Maracana - Rio de Janeiro, Brazil - 05/08/2016. Performers sing during the opening ceremony. REUTERS/Issei Kato FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: OLYDH113
    Cantores na cerimônia de abertura
  • 5/8

    Sandro Macedo comenta a transmissão da TV Globo da abertura da Rio-2016

    Daniel Jobim vira Danilo Jobim com Galvão: 1 a 0.

    Glória Maria poderia se inspirar na xará, Gloria PIres, no Oscar. Em vez de falar o óbvio a cada instante poderia dizer: "não sei opinar!"

  • 5/8

    José Henrique Mariante comenta a cerimônia de abertura da Rio-2016, no Maracanã

    Índios? Bem, sim, mas profissionais. De Parintins.

    E, logo depois dos índios, a turma que transformou o Brasil no que ele é hoje, para o bem ou para o mal. A história do Brasil colonial em produção low-tech, segundo a descrição dos criadores do espetáculo.

    Perdoem o trocadilho, mas a coisa dá um salto de metrópole a metrópoles. 300 anos em segundos, fica mais fácil de entender a construção do país. Construção? Chico Buarque.

    Outro salto fantástico na história. Agora para trás, 14 Bis decola do Maracanã para mostrar o Rio do alto, do avião.

    Eduardo Knapp/Folhapress
    Rio de Janeiro, RJ, BRASIL, 05-08-2016: Abertura das Olimpiadas no Estadio do Maracana (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress, ESPORTES).
    Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
  • 5/8

    Gisele Bündchen entra no estádio do Maracanã

    Ao som de "Garota de Ipanema", na voz de Tom Jobim, Gisele Bündchen desfila no centro do estádio do Maracanã.

    Ela desfila com um vestido lilás metalizado, enquanto diversas linhas a acompanham logo atrás. A modelo segue na direção dos prédios construídos anteriormente, onde a música está sendo interpretada.

    Público acompanha Garota de Ipanema com palmas e cantando junto.

    Em seguida, Ludmila embala o Maracanã ao som de "Rap da Felicidade" e com dançarinos fazendo o passinho do Funk, eternizado no Rio de Janeiro.

    Kai Pfaffenbach/Reuters
    2016 Rio Olympics - Opening ceremony - Maracana - Rio de Janeiro, Brazil - 05/08/2016. Brazilian top model Gisele Bundchen takes part in the opening ceremony. REUTERS/Kai Pfaffenbach FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: OLYN184
    Gisele Bündchen entra no estádio do Maracanã
  • 5/8

    Avião de Santos Dumont, 14 Bis levanta voo em pleno Maracanã

    Para simbolizar a urbanização rápida do Brasil, dançarinos pulam no palco do Maracanã em um efeito visual que simula como se estivessem andando do topo de um prédio para o outro.

    Os artistas, então, começam a escalar estruturas físicas colocadas nos palco para retratar os prédios. Vestindo uma roupa de tom vermelho, dançam de maneira sincronizada.

    Os figurantes pegam blocos brancos para construir, tijolo por tijolo um muro, que se transforma no 14 Bis, avião de Santos Dumont. Com a plateia iluminando com as luzes dos celulares, o avião levanta voo em pleno Maracanã.

    O avião então faz um passeio pelo Rio de Janeiro e mostra as belezas da cidade.

    Issei Kato/Reuters
    2016 Rio Olympics - Opening ceremony - Maracana - Rio de Janeiro, Brazil - 05/08/2016. A performer takes part in the opening ceremony. REUTERS/Issei Kato FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: OLYDH110
    Avião 14 Bis, de Santos Dumont, sobrevoa o Maracanã
  • Atualizando

calendário

medalhas

países