AO VIVO
Rodrigo Maia, do DEM, é o novo presidente da Câmara; acompanhe
Os deputados escolheram Rodrigo Maia (DEM-RJ) como o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele cumprirá um "mandato-tampão", motivado pela renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Casa na semana passada.
O deputado do DEM irá presidir a Casa apenas até fevereiro de 2017, quando um novo presidente será escolhido para o mandato de dois anos.
Maia derrotou Rogério Rosso (PSD-DF) por 285 votos contra 170, no segundo turno da votação.
acompanhe
O próximo a discursar é o deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), o sétimo do dia
O deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG) inicia o discurso afirmando que reconstruir a importância da Câmara perante a sociedade é dever de todos os deputados, para que possam andar pelas ruas do país orgulhosos. Além disso, ele afirmou que os deputados estão prestes a assumir um posto que já foi de bons nomes da política nacional, como Arlindo Chinaglia e Michel Temer
"Não citarei todos eles, mas busco inspiração no melhor, que encarnou o espírito democrático: o doutor Ulysses Guimarães", disse Fábio Ramalho. "É triste constatar que o legislativo brasileiro se apequenou em torno de ninharias aos olhos do povo brasileiro ao qual temos o dever de representar"
"Parte da sociedade brasileira não acredita na política como forma de conseguir uma vida mais digna", disse. Fábio Ramalho afirma que a política nacional tem que ser parte de solução e, não, fonte de problema.
"Não podemos considerar natural que um Judiciário interfira tanto no Congresso Nacional como vimos", diz Fábio Ramalho
Fábio Ramalho (PMDB-MG) enalteceu sua capacidade de ouvir e disse que concorre com parlamentares competentes e conhecidos, mas que, em Minas Gerais, aprendeu que chegada a hora da ação, o político tem de agir. "Enfrento palanque, remove céu e montanhas. O político mineiro é capaz como poucos".
O oitavo deputado a discursar é Carlos Manato (SD-ES).
Rodrigo Maia (DEM-RJ), primeiro a discursar em plenário, se encaminhou para a liderança do DEM logo após. Na sala, deputados de diversos partidos, inclusive do PMDB. O candidato está preparado para uma longa votação. Serve um jantar na liderança com saladas, grão de bico, carne e purê
Manato critica sua assessoria, responsável pela elaboração do discurso. Ele rasgou os papéis que trouxe ao plenário, afirmando que não repetiria a mesmice dita por todos os demais candidatos. O deputado ridicularizou a campanha dos outros concorrentes, ironizando a propaganda feita por "garotas bonitas nos corredores" e a distribuição de santinhos.
"Eu vim propor uma coisa diferente", diz Manato, exaltado. "Eu proponho vir trabalhar na quinta-feira, vir trabalhar na sexta-feira, proponho vir trabalhar e conversar com o povo", afirma.