AO VIVO
Rodrigo Maia, do DEM, é o novo presidente da Câmara; acompanhe
Os deputados escolheram Rodrigo Maia (DEM-RJ) como o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele cumprirá um "mandato-tampão", motivado pela renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Casa na semana passada.
O deputado do DEM irá presidir a Casa apenas até fevereiro de 2017, quando um novo presidente será escolhido para o mandato de dois anos.
Maia derrotou Rogério Rosso (PSD-DF) por 285 votos contra 170, no segundo turno da votação.
acompanhe
Rogério Rosso chamou o concorrente Rodrigo Maia ao plenário antes de discursar. Os oponentes se abraçaram.
Rosso agradece aos 106 deputados que votaram nele no primeiro turno.
"Assino embaixo de tudo o que o Rodrigo falou", afirma Rosso. "Independentemente das disputas, tem que prevalecer sempre o bom combate - aquilo que, no futebol, a gente chama de fair play. Quem senta naquela cadeira não é a pessoa, mas somos todos nós".
Rosso afirma que o país perdeu protagonismo no cenário econômico internacional nos últimos anos de crise. "Somos nós, será esse parlamento, que vai virar o jogo e enfrentar os grandes temas nacionais. Que vai enfrentar com altivez e coragem as reformas estruturantes que sabemos que o Brasil precisa", diz.
"A história política, independentemente do tempo, se faz por atos e atitudes. Quero dizer que essa é uma disputa difícil, mas que o parlamento já venceu. Venceu a democracia. Venceu a renovação. Venceu a esperança por dias melhores", afirma Rosso. "Estou a disposição de todos. Queria pedir um voto de confiança. Vou honrar cada voto, cada partido, independentemente de ideologia ou segmento", diz o parlamentar do PSD.
Com o fim do discurso de Rosso, o atual presidente da mesa executiva, Waldir Maranhão (PP-MA), dá início à eleição.
Vence o candidato que tiver a maioria simples dos votos.O deputado Waldir Maranhão (PP-MA) irá anunciar o resultado da eleição para a presidência da Câmara
Ao todo, 459 deputados votaram neste segundo turno
Waldir Maranhão anuncia que a votação foi encerrada.
Rodrigo Maia (DEM-RJ) vence a eleição com 285 votos. Rogério Rosso (PSD-DF) teve 170.