AO VIVO
Rodrigo Maia, do DEM, é o novo presidente da Câmara; acompanhe
Os deputados escolheram Rodrigo Maia (DEM-RJ) como o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele cumprirá um "mandato-tampão", motivado pela renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Casa na semana passada.
O deputado do DEM irá presidir a Casa apenas até fevereiro de 2017, quando um novo presidente será escolhido para o mandato de dois anos.
Maia derrotou Rogério Rosso (PSD-DF) por 285 votos contra 170, no segundo turno da votação.
acompanhe
Os dois candidatos do segundo turno discursarão por 10 minutos antes da votação dos demais parlamentares
Giacobo (PR-PR), que ficou em quarto lugar no primeiro turno com 59 votos, declarou apoio ao candidato Rodrigo Maia (DEM-RJ).
O PTN, que tem 13 deputados, acaba de formalizar apoio a Rodrigo Maia, do DEM.
Waldir Maranhão (PP-MA) orienta os demais deputados sobre a votação do segundo turno. Ele afirma que o candidato eleito terá de alcançar a maioria simples dos votos. Em caso de empate, o parlamentar mais idoso vence. Ele concede a palavra à Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Rodrigo Maia (DEM-RJ), mais votado no primeiro turno, começa seu discurso agradecendo os 120 votos que recebeu na primeira etapa. Ele volta a bater na tecla sobre cumprir e respeitar os acordos feitos entre deputados
"Quem vai recuperar o Brasil e de onde sairão as soluções será dessa casa. Será um projeto difícil e cada um de nós terá que ter a responsabilidade de recuperar isso", diz Maia. Ele afirma que chegar à eleição já é uma vitória, mas promete que, se eleito, irá devolver a soberania ao plenário e é aplaudido pelos demais
Rodrigo Maia diz que irá trabalhar para acabar com o que chamou de 'Império dos Líderes". Para Maia, a solução para resolver a crise passa pela Casa. "Independente do resultado do segundo turno, a partir de amanhã devemos virar essa página que envergonha cada um de nós, com interesses pessoais de um ou dois parlamentares"
"Eu tenho certeza que fui criticado por dialogar com a esquerda, mas essa Casa precisa de diálogo. Esse plenário tem 512 deputados eleitos pela população e nenhum de nós pode ser excluído, diz Rodrigo Maia. "Quem quer calar a oposição, não quer democracia. Nós queremos uma oposição forte no nosso governo", afirma.
O deputado do DEM do Rio de Janeiro frisa que o Brasil só irá se recuperar da crise, se o Congresso se recuperar. No final, Maia agradece os votos que recebeu no primeiro turno e diz "vamos à vitória".
Discursa agora Rogério Rosso (PSD-DF), que ficou em segundo lugar no primeiro turno, com 106 votos.