AO VIVO
Rodrigo Maia, do DEM, é o novo presidente da Câmara; acompanhe
Os deputados escolheram Rodrigo Maia (DEM-RJ) como o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele cumprirá um "mandato-tampão", motivado pela renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Casa na semana passada.
O deputado do DEM irá presidir a Casa apenas até fevereiro de 2017, quando um novo presidente será escolhido para o mandato de dois anos.
Maia derrotou Rogério Rosso (PSD-DF) por 285 votos contra 170, no segundo turno da votação.
acompanhe
O deputado Orlando Silva critica a reforma da previdência defendida pelo governo de Michel Temer. No discurso, ele defende também a democratização dos meios de comunicação, a reforma política e a manutenção de direitos trabalhistas.
Orlando Silva (PC do B-SP) foi o último candidato a discursar. Os parlamentares agora procedem para a votação, que é secreta.
Marcelo Castro (PMDB-PI) disse não ter percebido nenhuma ação do Planalto contra sua candidatura. A quem disse que houve, perguntou sorrindo: "E você acha que surtiu efeito?"
Se um candidato alcançar mais de 257 votos, é eleito presidente da Câmara pelos próximos 7 meses. Caso contrário, os dois candidatos mais votados disputam o segundo turno da eleição, que também será realizado hoje. Cada deputado deve se dirigir às urnas eletrônicas montadas no plenário. Os votos são secretos.
A candidata Cristiane Brasil (PTB-RJ) postou-se ao lado da fila de deputados que se formou perto das urnas e está pedindo votos a cada um.
A votação se encaminha para o fim, com 493 votos já computados.
Todos os votos já foram computados. Rodrigo Maia (DEM-RJ), com 120 votos, e Rogério Rosso (PSD-DF), com 106 votos, vão para o segundo turno.
A previsão é de que o segundo turno da eleição aconteça em cerca de uma hora.
Confira o placar da eleição para a presidência da Câmara em primeiro turno:
Rodrigo Maia (DEM-RJ) - 120 votos
Rogério Rosso (PSD-DF) - 106 votos
Marcelo Castro (PMDB-PI) - 70
Giacobo (PR-PR) - 59
Espiridião Amin (PP-SC) - 36
Erundina (PSOL-SP) - 22
Fábio Ramalho (PMDB-MG) - 18
Orlando Silva (PCdoB-SP) - 16
Cristiane Brasil (PTB-RJ) - 13
Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) - 13
Carlos Manato (SD-ES) - 10
Miro Teixeira (REDE-RJ) - 6
Evair Vieria de Melo (PV-ES) - 5A avaliação no plenário é que uma divisão no campo do PT tirou Marcelo Castro (PMDB-PI) do segundo turno. Se votos de Orlando Silva (PC do B-SP) e Luiza Erundina (PSOL-SP) tivessem ido para o candidato, ele estaria na segunda parte da disputa.