AO VIVO
Acompanhe os protestos anti-Temer
Com a presença do ex-presidente Lula confirmada para mais tarde em São Paulo, a Frente Brasil Popular, composta por movimentos de esquerda e centrais sindicais, convocou manifestantes contrários ao presidente interino Michel Temer para irem às ruas nesta sexta-feira (10). Brasília, Rio e outras 34 cidades também recebem manifestações.
Este será o primeiro ato unificado da Frente Brasil Popular desde que Michel Temer assumiu a presidência interinamente, há menos de um mês.
Dilma desistiu de participar do ato em São Paulo. Segundo aliados, ela quer evitar associar sua imagem a discursos de oposição muito radicais. Segundo a Folha apurou, Dilma não pretendia ir ao protesto mas, diante da insistência dos organizadores do evento nos últimos dois dias, sinalizou que poderia comparecer ao lado de Lula.
Em São Paulo estão presentes também representantes de movimentos sindicais e sociais, além de militantes do PT e de outros partidos, como PSOL e PC do B, que costumam fazer um discurso mais à esquerda que o dos próprios petistas.
A manifestação ocorrerá ao longo da avenida Paulista e o carro de som principal ficará em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo). De acordo com Raimundo Bonfim, coordenador da CMP (Central de Movimentos Populares), que integra a frente, haverá um trio elétrico de 22 metros para comportar o palco maior, além de um palco para intervenções artísticas. Serão instalados quatro telões de LED e quatro caixas de som ao longo da Paulista, para fazer link com o caminhão principal.
acompanhe
Manifestantes criticam governador tucano de Goiás
GOIÂNIA - Ativistas anti-Temer criticam o governador tucano Marconi Perillo (PSDB) no início da noite desta sexta-feira (10), em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira, sede do governo goiano. Os manifestantes dizem que Perillo "favorece o atraso" por apoiar Temer, que eles chamam de "golpista".
O grupo contra o presidente interino saiu, no final da tarde, em frente ao TJ-GO (Tribunal de Justiça de Goiás), para caminhada pelas principais ruas do centro. Enquanto dizem que Temer é contrário aos movimentos de esquerda e ao avanços trabalhistas, os ativistas também afirmam que Perillo representa uma atraso para a saúde pública no Estado, por implantar OS (organizações sociais) na gestão das unidades de saúde locais.
Eles também dizem que o tucano "quer implantar OS na educação, para acabar com o processo de aprendizagem dos alunos e não valorizar os profissionais".
Organizadores estimam 80 mil manifestantes na Paulista
SÃO PAULO - Segundo os organizadores, o protesto contra o governo interino de Michel Temer na avenida Paulista reúne 80 mil pessoas. A Polícia Militar ainda não divulgou sua estimativa.
Movimentos de esquerda discordam sobre proposta de plebiscito
SÃO PAULO - Reunidos na avenida Paulista, no ato contra o impeachment, integrantes de movimentos de esquerda discordaram nesta sexta-feira (10) da ideia de convocar um plebiscito para decidir sobre a antecipação de eleições.
A proposta foi aventada pessoas ligadas à presidente Dilma Rousseff como forma de ganhar votos de senadores contra o impedimento. Veja mais aqui.
Dilma não tem que aceitar proposta de novas eleições, diz representante do PCO
SÃO PAULO - Em discurso no microfone, representante do PCO (Partido da Causa Operária) afirma que não tem que aceitar a ideia de novas eleições para que a presidente afastada, Dilma Rousseff, permaneça no cargo.
Lula já está a caminho da avenida Paulista, anunciam dirigentes do ato
SÃO PAULO - Dirigentes do ato no caminhão de som anunciam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está a caminho e são ovacionados.
Ministros pernambucanos são alvos de críticas em ato contra Temer
RECIFE - Os ministros da Educação, Mendonça Filho (DEM), e das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), também foram criticados por manifestantes que fazem ato contra o governo Temer, nesta sexta (10). Seus nome estão em faixas e cartazes ao lado de adjetivos como "golpista" e "traidor".
O ato no Recife segue com tranquilidade e é acompanhado por PMs.
Chico César intercala músicas com 'Fora, Temer' na avenida Paulista
SÃO PAULO - Na avenida Paulista, terminou há pouco o show do cantor e compositor Chico César, que abriu a programação do protesto. Ele intercalou as músicas com falas de "Fora, Temer" e "Volta, querida".
Em Minas, índios fazem ato contra emenda 215; ativistas 'enterram' a democracia
BELO HORIZONTE - Indígenas da etnia Xakriabá fizeram ato contra a proposta de emenda à Constituição 215, que transfere a demarcação de terra ao Legislativo, durante protesto contra o governo Temer.
Usando roupas características, eles dançaram e fizeram gritos de guerra. Segundo a estudante Mykaella Xakriabá, 19, o grupo saiu do norte do Estado para "defender a democracia".
Em outro ato, manifestantes carregaram um caixão e fizeram enterro simbólico da democracia.
O protesto na capital mineira acontece na praça Afonso Arinos, no centro da cidade. Ainda não há estimativas sobre o número de participantes.
Movimentos sociais e sindicatos protestam na avenida Paulista
Marlene Bergamo/Folhapress Manifestantes ocupam parte da avenida Paulista, em São Paulo Veja vídeo que registra início de confusão em Fortaleza
As imagens foram captadas por Renato Souza, colaboração para Folha, em Fortaleza.