AO VIVO
Eduardo Cunha se defende no Conselho de Ética da Câmara
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados analisou nesta quinta-feira (19), o processo de cassação contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado de seu mandato pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Cunha é acusado de ter mentido na CPI da Petrobras, quando negou ter contas fora do país. O relator do caso, Marcos Rogério (DEM-RO), também irá incluir em seu parecer a acusação de recebimento de propina desviada da estatal.
A ida ao Conselho nesta quinta marcará a volta de Cunha ao Congresso pela primeira vez desde que foi afastado pelo Supremo Tribunal Federal no último dia 5. A sessão deverá também marcar o encerramento da instrução do processo. O deputado Marcos Rogério (DEM-RO) agora tem dez dias para apresentar seu relatório, que deve ser pela cassação. O advogado de Cunha, Marcelo Nobre, tem 5 dias para apresentar a defesa.
A expectativa do Conselho é a de que o caso de Cunha seja votado no plenário da Câmara em meados de junho, mas o peemedebista deve recorrer à Comissão de Constituição e Justiça, para tentar anular o processo, o que pode alterar esse cronograma.
acompanhe
"Há um abuso de poder do STF", critica Carlos Marun (PMDB-MS). "A casa se quedar silente diante de uma evidente intromissão é um absurdo", diz o deputado.
Carlos Marun (PMDB-MS) critica o presidente do Conselho, deputado José Carlos Araújo (PR-BA). Também ironiza o primeiro relator do caso no Conselho, deputado Fausto Pinato, que afirmou ter sido ameaçado em um aeroporto. "O aeroporto fica do lado de uma delegacia, com todo respeito ao deputado", diz Marun.
O deputado afastado, Eduardo Cunha, retoma a palavra.
Mais cedo, no depoimento ao Conselho de Ética, Cunha se negou a falar sobre a origem e destinação dos recursos que abasteceram a conta da mulher, Claudia Cruz, e que bancaram gastos de cartão de crédito do casal no exterior.
Cunha diz que o deputado Fausto Pinato (PP-SP) já havia relatado outras ameaças antes. Diz que mandou investigar, inclusive a possibilidade de a denúncia ser falsa.
Com a palavra o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE). Ele lê trecho do depoimento de Cunha, em que ele havia dito não ter contas no exterior ou ter recebido qualquer vantagem ilícita.
Betinho Gomes (PSDB-PE) diz que tem em mãos instruções do Banco Central, contidas no site da instituição, sobre como declarar trusts no exterior.
Betinho Gomes (PSDB-PE) cita o ministério público da Suíça, afirmando que Cunha e sua mulher seriam donos de contas no país. Cita a falta de decoro de Cunha. "Não foi apenas uma mentira", diz.
Betinho Gomes (PSDB-PE) cita também o depoimento de Fernando Baiano contra Cunha. Diz que o Conselho de Ética precisa ser extremamente rigoroso.
Respondendo ao deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), Cunha diz que ele já está antecipando seu voto.