AO VIVO
Relator de comissão do Senado pede afastamento da presidente Dilma
O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) apresentou nesta quarta (4) à comissão especial do impeachment relatório a favor do afastamento da presidente Dilma Rousseff.
Relator do caso na comissão do Senado, Anastasia aponta que há elementos suficientes para que o processo seja aberto e petista julgada por crime de responsabilidade. Dilma é acusada de editar, em 2015, créditos suplementares e de usar dinheiro de bancos federais em programas do Tesouro, as chamadas "pedaladas fiscais".
"Em face do exposto, consideramos que os fatos criminosos estão devidamente descritos, com indícios suficientes de autoria e materialidade, há plausibilidade na denúncia e atendimento aos pressupostos formais, restando, portanto, atendidos os requisitos exigidos pela lei para que a denunciada responda ao processo de impeachment", diz o relatório.
Na última semana, o colegiado ouviu os advogados Janaína Paschoal e Miguel Reale Jr, dois dos autores da denúncia contra Dilma, e a defesa da presidente, composta pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, e pelos ministros Nelson Barbosa (Fazenda) e Kátia Abreu (Agricultura).
Na segunda (2), a comissão ouviu especialistas favoráveis ao impeachment e, na terça (3), especialistas contrários ao afastamento.
acompanhe
Há uma breve discussão entre os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Gleisi Hoffmann (PT-PR).
Segundo o tucano, o "PT voltou a ser o velho partido de sempre, retomando os velhos hábitos. É lamentável que tenha um fim tão melancólico."
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) é a primeira a falar e critica a ausência do relator Antonio Anastasia no final da oitiva dos especialistas da defesa, nesta terça-feira (3).
Começa a sessão em que o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) apresenta à comissão especial do Senado seu relatório sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.