AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
Integrantes da cúpula do PT estão reunidos na sede do partido, em São Paulo. Portas foram trancadas com grade
Catia Seabra/Folhapress Sede do PT tem portas fechadas com grades CUT Nacional chama tuítaço em seu perfil e pede respeito às urnas
Ato pró-Dilma deve reunir 5.000 em Alagoas
MACEIÓ - A Frente Brasil Popular, que reúne forças contrárias ao impeachment de Dilma Rousseff, estima que 5.000 pessoas passem pelas tendas montadas no estacionamento da feira de artesanato do bairro de Pajuçara durante a votação na Câmara dos Deputados.
Trabalhadores rurais sem-terra, sindicalistas e integrantes de partidos de esquerda compõem a maioria dos presentes na manifestação.
Neste momento, a organização finaliza a montagem do palco e do telão. O ato ocorre a aproximadamente dois quilômetros de onde haverá manifestação pró-impeachment, na orla da Ponta Verde.
"Hoje será um dia para a gente vibrar, porque estamos defendendo a democracia. Caso os que desejam o golpe queiram provocar, nós não vamos cair. O desespero é do outro lado, que precisa ter dois terços dos votos dos deputados", afirmou Luiz Gomes, secretário de comunicação da CUT em Alagoas.
Deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) compartilha foto da manifestação no Rio
Votação do impeachment deve começar entre 16h e 17h, após discursos
BRASÍLIA - Mesa da Câmara dos Deputados confirmou o rito da sessão de hoje, o que projeta o verdadeiro início da votação do impeachment para entre 16h e 17h. A sessão começará às 14h, mas antes do voto haverá discursos do relator, Jovair Arantes, e de líderes partidários. O bloco governista vai pressionar no plenário para que também seja ouvido o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, o que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, já disse que não vai permitir.
Paula Reverbel/Folhapress Lideranças do MBL transformam casa em Brasília em 'QG do impeachment' Manifestações em Brasília
Na capital federal, pontos se espalham pela Esplanada dos Ministérios
Editoria de Arte/Folhapress Manifestações deste domingo (17), em Brasília Bruno Santos/Folhapress Manifestantes contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff no vale do Anhangabaú, em São paulo Deputado do PSDB entra com ação para barrar novas nomeações de Dilma
BRASÍLIA - Carlos Sampaio (PSDB-SP) posta em rede social ação popular apresentada à Justiça Federal em Brasília que busca impedir a presidente Dilma Rousseff de fazer novas nomeações para cargos no governo até a conclusão do processo de impeachment. Na última sexta-feira (15), o governo publicou uma edição extra do Diário Oficial da União para nomear e exonerar mais de uma centena de cargos de comissão do governo federal.
Paula Reverbel/Folhapress Lúcia Bicudo, filha de Hélio Bicudo, autor do pedido de impeachment, discursa em caminhão de som de grupo anti-Dilma