AO VIVO
Acompanhe em tempo real a cobertura da crise política no governo Dilma
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse nesta quinta-feira (17) do cargo de ministro da Casa Civil, horas após o juiz federal Sergio Moro liberar no inquérito da Operação Lava Jato um grampo telefônico que sugere uma ação da presidente Dilma Rousseff para evitar uma eventual prisão do petista.
Uma decisão da Justiça Federal de Brasília determinou, porém, a suspensão do ato de nomeação. Na decisão, o juiz Itagiba Catta Preta Neto afirma que há indícios de cometimento do crime de responsabilidade. O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, já informou que o governo federal irá recorrer.
A divulgação dessa gravação e a entrada de Lula no governo motivam protestos pelo país desde a noite de quarta. Em São Paulo, a avenida Paulista amanheceu bloqueada por manifestantes.
Acompanhe em tempo real os desdobramentos da crise política do governo Dilma. A Folha fez um resumo dos acontecimentos desta quinta.
acompanhe
BELO HORIZONTE - Um grupo de manifestantes se reuniu em frente ao palácio da Liberdade, antiga sede do governo mineiro. Eles seguram bandeiras do Brasil e gritam palavras de ordem contra o governo federal. A Polícia Militar ainda não tem estimativa da quantidade de pessoas.
BRASÍLIA - Governistas desanimam com a noticia de suspensão da posse de Lula como ministro da Casa Civil. No momento em que souberam, um silêncio tomou conta dos manifestantes. Do outro lado, festa, com rojões e canto "Não vai ter posse".
BRASÍLIA - Na cerimônia de posse, a presidente Dilma Rousseff acusou o juiz Sergio Moro de ter desrespeitado a Constituição Federal e ressaltou que a utilização de "métodos escusos" e "práticas criticáveis" podem levar à realização de golpe presidencial no país.
BRASÍLIA - Dentro do Planalto alguns convidados da posse de Lula preferem não deixar o prédio por conta da disputa entre militante pró e contra impeachment do lado de fora.
SÃO PAULO - Manifestantes na avenida Paulista comemoram muito a suspensão da posse do Lula. "Eu eu eu, o Lula se fod**", gritam. "O Dilma, pode esperar, a sua hora vai chegar".
CURITIBA - Enquanto há buzinaço contra a posse de Lula como ministro da Casa Civil, outro protesto ocorre na região central de Curitiba. Com bandeiras vermelhas e da APP (entidade que representa os professores), manifestantes fazem passeata contra o governador Beto Richa (PSDB). Os gritos se concentram em críticas ao tucano e à PM paranaense, pelo episódio em abril do ano passado no qual 200 pessoas ficaram feridas durante ao em frente à Assembleia Legislativa.
BRASÍLIA - Manifestantes pró-governo e pró-impeachment se provocam na Praça dos Três Poderes. Apenas uma rua e uma fileira de policiais os separam.
BRASÍLIA - Cerca de 400 manifestantes pró-impeachment conseguiram permanecer à frente do Planalto. Ao tentarem invadir, a polícia lançou mais bombas de gás para contê-los.
BRASÍLIA - Uma decisão da Justiça Federal de Brasília acabou de determinar a suspensão do ato de nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil do governo Dilma Rousseff. A decisão é do juiz Itagiba Catta Preta Neto por entender que há indícios de cometimento do crime de responsabilidade.
O rito para posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Civil provocou confusão até entre seus aliados. Embora tenha tomado posse oficialmente na manhã desta quinta, a solenidade de transmissão de cargo será na terça (22). Apoiadores de Lula organizam uma festa em Brasília para comemorar sua nomeação.