Terroristas atacaram seis alvos em Paris na sexta-feira (13), deixando 129 mortos e cerca de 350 feridos, no pior atentado na Europa desde as explosões de bomba no sistema de transportes de Madri, em 2004.
Após o Estado Islâmico reivindicar os ataques, o presidente François Hollande afirmou que a França está em guerra e reforçou sua operação aérea contra a facção radical na Síria.
O artista francês Jean Jullien criou um símbolo pedindo paz depois dos ataques terroristas em Paris.
Peace for Paris pic.twitter.com/ryf6XB2d80
— jean jullien (@jean_jullien) 13 novembro 2015
A Prefeitura de Paris suspendeu neste sábado (14) o funcionamento de todos os serviços da cidade: escolas, museus, bibliotecas, ginásios, piscinas, mercados. Todos os eventos foram cancelados.
Em estado de emergência após os ataques terroristas, Paris começa o sábado em clima de medo. A jornalista Anne-Charlotte Hinet disse à CNN que a cidade parece sitiada.
No Twitter, a presidente Dilma repudia a violência em Paris.
Consternada pela barbárie terrorista, expresso meu repúdio à violência e manifesto minha solidariedade ao povo e ao governo francês.
— Dilma Rousseff (@dilmabr) 13 novembro 2015
O presidente francês, François Hollande, estava no Stade de France na sexta-feira à noite quando ouviu duas explosões. Depois foi informado sobre os atentados terroristas. No estádio, ele assistia ao amistoso de futebol entre França e Alemanha.
O Senado do México presta solidariedade ao povo francês.
El Senado de la República se solidariza con el pueblo francés por los lamentables hechos ocurridos hoy en París. pic.twitter.com/cy2QJIF6xM
— Senado de México (@senadomexicano) 14 novembro 2015
Em solidariedade às vítimas dos ataques terroristas em Paris, o estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, ficará iluminado com as cores vermelho, azul e branco no final de semana.
Uma testemunha informou à AFP que os terroristas citaram a Síria ao fazer reféns na casa de espetáculos Bataclan, em Paris. "Não tem porque intervir", teriam dito.
Após os ataques em Paris, a banda U2 anunciou em seu site oficial o cancelamento do show que faria na cidade neste sábado (14). "Assistimos incrédulos e chocados aos eventos que se desenrolaram em Paris e mandamos nossos sentimentos às vítimas e suas famílias em toda a cidade", disse a banda. A HBO exibiria o show como um especial.
Famosos lamentam atentados em Paris e fazem corrente de energia positiva na internet. Leia mais.