O PSDB realiza neste sábado (14), em São Paulo, sua convenção nacional que irá oficializar o nome do senador mineiro Aécio Neves como candidato do partido à Presidência da República.
Militantes tucanos e delegados do partido começaram a chegar cedo ao ExpoCenter Norte, onde está sendo realizado o evento. Antes das 9h já havia centenas de pessoas ensaiando os jingles que serão entoados durante a convenção.
Além dos pronunciamentos de Aécio, que deverá encerrar a cerimônia, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do ex-governador de São Paulo José Serra, também irão discursar os governadores tucanos Geraldo Alckmin (SP), Beto Richa (PR), Marconi Perillo (GO) e Teotônio Vilela Filho (AL).
Também participam da convenção nacional do PSDB, com pronunciamentos na tribuna, os presidentes de partidos que já declararam apoio à candidatura de Aécio: o senador José Agripino Maia, do Democratas, e o deputado federal Paulinho da Força, do Solidariedade.
Conforme a Folha mostrou na edição deste sábado (14), Aécio deverá se apresentar como opção de “mudança confiável” e irá defender uma gestão “firme e transparente”.
O deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF) tenta animar a plateia: "Cadê o pessoal de Brasília?". Diante do silêncio, o parlamentar muda de tática: "Cadê o pessoal de Minas?". O público responde fortemente.
Perguntado se ele ainda continua sendo cogitado para vaga de vice de Aécio, o presidente do DEM, José Agripino Maia (RN), respondeu: "fala-se nisso". Maia também disse que não é uma questão que preocupa o seu partido.
ACM Neto e Agripino Maia chegam ao evento do PSDB (Patricia Britto/Folhapress)
Aliados do senador mineiro Aécio Neves começam a chegar ao evento. Entre eles, o prefeito de Salvador (BA) ACM Neto (DEM): "Foi uma decisão acertada de Aécio esperar para definir o vice". O presidente do DEM, José Agripino Maia (RN), é um dos nomes que foi cogitado para ser vice de Aécio.
O senador Aécio Neves (MG) ainda não chegou ao evento. A previsão é que o pré-candidato chegue por volta das 11h acompanhado da família. A expectativa é que a mãe e a filha de Aécio subam com ele no palanque.
Mais de cem pessoas da juventude do PSDB estão participando do evento. Animados, entoam gritos "eu, eu sou Aécio, com muito orgulho, com muito amor" ao som de vuvuzelas e tambor.
Juventude do PSDB começa a chegar para participar da convenção (Patrícia Britto/Folhapress)
A chegada de Pimenta da Veiga foi a mais movimentada. Além de ter sido carregado, foi recepcionado ao som de cornetas e tambores. "Tenho certeza de que estamos iniciando hoje uma marcha vitoriosa para botar o Brasil no rumo certo. São Paulo é fundamental para isso. Começa aqui a consolidação de Aécio Neves", disse Veiga.
Pimenta da Veiga (PSDB), candidato apoiado por Aécio para disputar o governo de Minas Gerais, chega ao evento. Ele chegou acompanhado com a juventude do PSDB mineiro e foi carregado nos braços dos militantes.
O ex-governador de Minas, Antonio Anastasia, também está presente. Ele é pré-candidato a senador em Minas Gerais.