Olimpiada Rio 2016

Thiago Braz é ouro no salto com vara; Zanetti consegue prata; Poliana leva bronze na maratona aquática


O Brasil sai de um jejum de 32 anos no atletismo masculino com Thiago Braz, que conseguiu a medalha de ouro no salto com vara na noite desta segunda (15).

Ele superou o recordista mundial, o francês Renaud Lavillenie, e conseguiu o primeiro ouro do atletismo masculino brasileiro desde Joaquim Cruz, que venceu os 800 m em Los Angeles-1984.

O Brasil também subiu ao pódio mais uma vez na ginástica, agora nas argolas. Campeão olímpico em Londres-2012, Arthur Zanetti, 26, ganhou medalha de prata.

A nadadora brasileira Poliana Okimoto, 33, ficou com a medalha de bronze na maratona aquática. Ela havia terminado a prova de 10 km em quarto lugar, mas contou com a desclassificação da francesa Aurelie Muller para subir ao pódio.

No basquete, o Brasil venceu a Nigéria, mas foi eliminado do torneio após a Espanha vencer a Argentina. A equipe terminou a fase de grupos na quinta colocação.

Veja outros destaques:

No vôlei de praia, a dupla Alison Cerutti, 30, e Bruno Schmidt, 29, avançou para as semifinais ao bater os americanos Phil Dalhausser e Nicholas Lucena por 2 sets a 1, com parciais de 21/14, 12/21 e 15/9.

Isaquias Queiroz, 22, venceu a sua bateria das eliminatórias da prova individual de 1.000 m da canoagem de velocidade e passou direto para a final, que será realizada nesta terça (16).

Com receio de desgaste, o presidente interino, Michel Temer, decidiu não participar da cerimônia de encerramento da Olimpíada.

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 15/8

    Organização decide interromper todas as provas até chuva diminuir

    Agora, a organização decide interromper todas as provas em andamento no Engenhão até que a chuva dê uma trégua.

    Estavam em andamento as eliminatórias do arremesso de disco feminino, a final do salto com vara masculino e as eliminatórias dos 110 m com barreiras masculino.

    Dominic Ebenbichler/Reuters
    Thiago Braz debaixo de chuva no Engenhão; o brasileiro disputa a final do salto com vara, que está paralisada devido ao tempo ruim
    Thiago Braz debaixo de chuva no Engenhão; o brasileiro disputa a final do salto com vara, que está paralisada devido ao tempo ruim
  • 15/8

    Chuva fica mais forte e paralisa prova de Thiago Braz

    A chuva aperta muito no Engenhão e paralisa a final do salto com vara, que tem o brasileiro Thiago Braz.

    Espirituosa, a organização põe para tocar "Singing in the Rain", de Gene Kelly.

    Thiago Braz, de 22 anos, foi campeão mundial júnior do esporte em 2012.

    Lucy Nicholson/Reuters
    Chuva no Engenhão durante prova dos 110 m com barreiras
    Chuva no Engenhão durante prova dos 110 m com barreiras
  • 15/8

    Espanha vence Argentina, e Brasil está eliminado da Rio-2016

    A Espanha venceu a Argentina por 92 a 73, nesta segunda-feira (15), pela última rodada da fase de grupos, na Arena Carioca 1. O resultado eliminou a seleção brasileira da Olimpíada.

    Mais cedo, o Brasil venceu a Nigéria por 86 a 69 e contava com vitória argentina para continuar na competição.

    O time comandado pelo técnico argentino Rubén Magnano termina a Rio-2016 com apenas duas vitórias (além da Nigéria, ganhou da Espanha) e três derrotas (para Lituânia, na estreia, Croácia e Argentina). Ficou na quinta posição, à frente apenas dos nigerianos.

    Esta é a primeira vez desde Los Angeles-1984 que a seleção masculina de basquete é eliminada na primeira fase da competição.

    Nesta segunda (15), a equipe espanhola ficou à frente no placar durante praticamente toda a partida.O resultado classificou os espanhóis para a próxima fase do torneio. A Argentina, por sua vez, já estava com a classificação garantida antes mesmo de entrar na quadra.

    Jim Young/Reuters
    2016 Rio Olympics - Basketball - Preliminary - Men's Preliminary Round Group B Spain v Argentina - Carioca Arena 1 - Rio de Janeiro, Brazil - 15/08/2016. Pau Gasol (ESP) of Spain shoots over Roberto Acuna (ARG) of Argentina. REUTERS/Jim Young FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: MJB34
    Pau Gasol (à esq.), da Espanha, e o argentino Roberto Acuna durante partida na Rio-2016
  • 15/8

    Sem Bolt na pista e debaixo de chuva, público no Engenhão é menor do que ontem

    A noite de segunda do atletismo acontece sob chuva no Engenhão.

    O brasileiro Thiago Braz disputa a final do salto com vara, em prova com início agendado para às 20h45.

    O público é bem inferior ao de domingo, quando Usain Bolt venceu a final dos 100 m rasos. Bolt, por sinal, estará no estádio, mas apenas para receber a medalha de ouro, sem provas marcadas para hoje.

    Agora, atletas disputam a prova de lançamento de disco feminino. Fernanda Martins, do Brasil, atingiu a marca de 50,19 m na primeira tentativa —a sétima performance da prova, por enquanto.

    Além disso, está em andamento a eliminatória dos 110 m com barreiras masculino.

  • 15/8

    Terceiro quarto termina, e Espanha continua à frente

    A Espanha vai vencendo a Argentina por 71 a 57, na Arena Carioca 1, e a situação brasileira na competição é delicada.

    O resultado parcial vai eliminando o Brasil da Olimpíada. A equipe precisa de vitória argentina para continuar na competição.

    Agora, o time argentino só tem mais um quarto para reverter a diferença de 14 pontos entre as equipes.

    Jim Young/Reuters
    2016 Rio Olympics - Basketball - Preliminary - Men's Preliminary Round Group B Spain v Argentina - Carioca Arena 1 - Rio de Janeiro, Brazil - 15/08/2016. Luis Scola (ARG) of Argentina is blocked by Nikola Mirotic (ESP) of Spain. REUTERS/Jim Young FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: MJB33
    Lance da partida entre Espanha e Argentina, pela Rio-2016
  • 15/8

    Espanha abre vantagem sobre Argentina, e Brasil está sendo eliminado da Rio-16

    A Espanha abriu vantagem de 13 pontos e vai vencendo a Argentina por 48 a 35, na última rodada da fase de grupos da Rio-2016. A partida está no intervalo.

    Os argentinos lotam a Arena Carioca 1 e cantam muito. Muitos brasileiros vão no embalo. Por enquanto, porém, a Espanha domina a partida.

    O destaque do jogo até aqui é o ala/armador Rudy Fernández, da Espanha, com 13 pontos. Pelo lado argentino, Ginóbili também marcou 13 pontos. O ala Andrés Nocioni, que se destacou contra o Brasil no sábado (13), está apagado nesta segunda (15).

    O resultado parcial vai eliminando o Brasil da Olimpíada. A equipe precisa de vitória argentina para continuar na competição.

    Reprodução/FEB

  • 15/8

    Espanha vence primeiro quarto contra a Argentina

    A seleção da Espanha terminou o primeiro quarto vencendo a Argentina por 25 a 15.

    A equipe espanhola abriu vantagem principalmente por causa de bom aproveitamento nos arremessos de três (50% de acerto).

    O time da Espanha começou o jogo com Pau Gasol, Rody Fernandez, Llull, Mirotic e Ricky Rubio. Já a formação inicial da Argentina foi Scola, Ginobili, Laprovittola, Delfino e Acuna.

    O resultado parcial não é bom para o Brasil, já que a equipe precisa de vitória argentina para continuar viva na competição.

    Reprodução/Feb

  • 15/8

    O que você precisa saber sobre a medalha de prata de Zanetti

    Ouro em Londres-12, Arthur Zanetti conseguiu a sua segunda medalha em Jogos Olímpicos. Nesta segunda, foi superado pelo grego Eleftherios Petrounias nas argolas e ficou com a prata. Leia mais sobre a segunda medalha do brasileiro.

    - Como Zanetti foi superado por uma apresentação quase perfeita do grego

    - Análise: Em resultado justo, Zanetti ficou a uma posição de reescrever a história

    Marco Antonio Rezende/'O Globo'/NOPP
    Arthur Zanetti

    - Medalhista de prata quase largou a ginástica na adolescência

    - Por abraço do "anjo" Zanetti, mãe chora antes e depois da conquista

    - Veja imagens da apresentação do brasileiro

  • 15/8

    Torcedores encaram fila na Arena Carioca 1

    Com o jogo já iniciado, muitos torcedores ainda aguardam do lado de fora e enfrentam fila para entrar na Arena Carioca 1, onde a Espanha enfrenta a Argentina.

    Torcedores argentinos são maioria nas arquibancadas.

    Paula Oda
    Fila pra entrar na Arena Carioca 1 para a partida de basquete entre Espanha e Argentina
    Torcedores encaram fila para entrar na Arena Carioca 1
  • 15/8

    Acha que tênis não é esporte olímpico? Pense de novo

    A Rio-2016 está cheia de problemas, mas pode ser orgulhar de ter promovido um dos mais emocionantes campeonatos de tênis da história. Leia algumas razões para isso.

    Marcos Brindicci/Reuters
    Murray celebra medalha de ouro
  • Atualizando

calendário

medalhas

países