Publicidade

Dilma cobra 'cooperação' de governadores

A presidente Dilma Rousseff recebeu os governadores nesta quinta-feira (30) no Palácio da Alvorada, em Brasília. Ela afirmou que a crise econômica foi maior que o previsto, afirmou que o governo federal trabalha para combatê-la e pediu "cooperação" aos governadores.

"Nós sabemos que a estabilidade fiscal do país é muito importante, e (...) é uma responsabilidade de todos os poderes da União", afirmou. Dilma lembrou que há projetos tramitando no Congresso que promovem gastos públicos. "Como algumas medidas afetam Estados, os governadores têm que ter clareza da questão."

A presidente disse que o país está vivendo uma transição para um novo ciclo de crescimento "mais sólido e duradouro", e que o primeiro passo para isso é promover o reequilíbrio fiscal e o combate à inflação. Segundo Dilma, outra medida tomada é o estímulo ao investimento, com o lançamento do programa de concessões. Ela convidou os governadores a apresentar propostas neste sentido.

Ainda pediu um pacto federativo em segurança pública para combater o deficit carcerário e reduzir os homicídios.

"Sabemos que precisa melhorar. Nós devemos cooperar, cada vez mais, independente das novas afinidades políticas. A cooperação federativa é uma exigência constitucional."

Confira como foi o discurso de Dilma.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 16h45  

    Dilma afirmou ainda que tem humildade para receber críticas e sugestões. "Tenho ouvido aberto enquanto razão, e coração enquanto sentimento."

    Ela afirmou que sabe que o Brasil cresceu e que não se acomoda, é que é "aquele Brasil que nós queremos, que não se satisfaz com pouco".

    "Esse Brasil passou a exigir muito dos governos federal, estaduais e municipais. Nenhum governante pode se acomodar."

  • 16h47  

    Dilma também cobrou cooperação --palavra muito citada durante todo seu discurso.

    "Sabemos que precisa melhorar. Nós devemos cooperar, cada vez mais, independente das novas afinidades políticas. A cooperação federativa é uma exigência constitucional."

    No centro de uma crise política e com parte da oposição falando em impeachment, a presidente finalizou seu discurso falando do respeito à democracia e convidando os governadores a "somar forças para melhor atender a população".

  • 16h49  

    Fim da transmissão.

Publicidade
Publicidade