Sete candidatos à Presidência da República participaram nesta terça (26/08) de debate promovido pela Rede Bandeirantes, em São Paulo. Além da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), o confronto contou também com a presença de Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB) Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB).
Foi a primeira vez que os presidenciáveis se encontraram. A transmissão foi feita dos estúdios da Band, no bairro Morumbi.
• 1º bloco: Todos os candidatos respondem às mesmas perguntas;
• 2º bloco: Os candidatos perguntam uns aos outros, com réplica e tréplica;
• 3º bloco: Jornalistas fazem perguntas a um presidenciável e escolhem outro candidato para replicar a resposta. Haverá também tréplica;
• 4º bloco: Candidato pergunta para candidato;
• 5º bloco: Jornalistas fazem perguntas;
• 6º bloco: Candidatos fazem considerações finais.
Boa noite! A partir de agora, vocês acompanham a cobertura do debate com os presidenciáveis conosco.
O debate ocorre logo após a divulgação da nova pesquisa do instituto Ibope, que mostra a candidata do PSB, Marina Silva, com 29% das intenções de voto no primeiro turno. Ela tem 5 pontos a menos que a presidente Dilma Rousseff, a líder com 34%, e 10 pontos a mais que o tucano Aécio Neves, o terceiro colocado, com 19%.
Na simulação de segundo turno, Marina vence Dilma por 45% a 36%. Numa simulação com Aécio, Dilma venceria por 41% a 35%.
Rui Falcão, presidente do PT, que já está na Band, comentou a pesquisa: "Estamos tranquilos com a liderança". Sobre a preparação de Dilma, disse que ela está "serena e muito bem preparada".
O Ibope divulgou pesquisas também para as disputas estaduais: São Paulo, Minas, Rio, Pernambuco, Distrito Federal.
Ao chegar aos estúdios da Band, Marina disse que o Brasil está cansada de guerra entre candidatos. Classificou a pesquisa Ibope apenas como um "retrato do momento"e diz que não pode perder de vista os debate de boas ideias.
O marqueteiro de Aécio Neves, Paulo Vasconcelos, vai assistir ao debate pela TV, o que é incomum. O chefe da comunicação, Gustavo Krieger, é quem vai auxiliar o tucano no palco. Já o marqueteiro de Marina, o argentino Diego Brandy, veio com a candidata.
O presidente do PSDB de São Paulo, deputado Duarte Nogueira, disse que Aécio recebeu o resultado da última pesquisa Ibope com "tranquilidade". "Nada fora do esperado", minimizou.
Pesquisa do instituto Ibope mostra a candidata do PSB, Marina Silva, com 29% das intenções de voto no primeiro turno. Ela tem 5 pontos a menos que a presidente Dilma Rousseff, a líder com 34%, e 10 pontos a mais que o tucano Aécio Neves, o terceiro colocado, com 19%.
Marina Silva chega para o debate (Danilo Verpa/Folhapress)
A Band dividiu a chegada dos candidatos. Marina foi a primeira, Aécio chega às 20h45 e Dilma, por último.
O repórter Vesgo, do Pânico, perguntou para Marina: "se a senhora for eleita, promete soltar o cabelo?" Ela não respondeu. Marina está com a filha Mayara.