AO VIVO
Senado derruba medidas cautelares contra Aécio Neves
O plenário do Senado votou nesta terça-feira (17) por derrubar as medidas cautelares impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a Aécio Neves (PSDB-MG).
Foram 44 votos contra a decisão do Supremo e 26 a favor.
Para reverter a determinação de Justiça, de afastar o tucano do mandato e de impor a ele recolhimento noturno, precisava de ao menos 41 votos, maioria da Casa.
A análise ocorreu após o Supremo ter decidido na semana passada que as medidas cautelares impostas a parlamentares precisam passar pelo crivo do Congresso.
Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, a votação foi aberta, ou seja, serão revelados os votos favoráveis e contrários a Aécio.
Aécio é alvo de denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal ao STF por corrupção passiva e obstrução da Justiça.
Esta é a segunda vez que ele é afastado do mandato este ano.
Em março, ele foi gravado pelo empresário Joesley Batista, da JBS, pedindo R$ 2 milhões e fazendo críticas às investigações conduzidas pela Polícia Federal.
acompanhe
Após acidente de mula, Caiado decide vir a sessão para votar
O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), voltou atrás em sua decisão de não vir à sessão que deliberará sobre o destino de Aécio Neves (PSDB-MG).
Ele diz ter sofrido um acidente ao domar uma mula na sexta (13), em sua fazenda, e havia divulgado nota dizendo que não compareceria à sessão.
Nesta terça (17), porém, decidiu que deve vir ao Senado. Com uma fratura no úmero —osso principal do braço— ele deve vir de cadeira de rodas. Caiado já declarou que votará pela manutenção das medidas do STF.
Sessão pode ser repetida se não se atingir 41 votos
Eunício inicia sessão dizendo que devem votar SIM aqueles que concordarem com as medidas impostas pelo STF e NÃO aqueles que quiserem revertê-las
Ele explicou ainda que é necessário que qualquer uma das posições atinja no mínimo 41 votos. Se isso não ocorrer, votação será repetida até que esse patamar seja alcançado.
Votação será aberta, como determinou liminar do STF.
Plenário agora discute o caso de Aécio. Votação ainda não teve início. (TALITA FERNANDES E ANGELA BOLDRINI)
Senado abre sessão para analisar caso de Aécio
Presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), abriu a sessão em que o plenário vai decidir sobre afastamento de Aécio Neves (PSDB-MG). 55 senadores estão presentes (TALITA FERNANDES E ANGELA BOLDRINI)