AO VIVO
Lula fala a Moro por quase 5 horas sobre caso do tríplex; acompanhe
Em uma audiência que durou quase cinco horas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depôs nesta quarta (10) ao juiz Sergio Moro, em Curitiba.
O ex-presidente chegou à sede da Justiça Federal, onde a audiência estava marcada para as 14h, por volta das 13h45. Usando uma gravata com as cores da bandeira do Brasil, ele acenou para apoiadores.
A audiência foi fechada. O juiz proibiu até a entrada de celulares na sala da audiência para evitar a divulgação do conteúdo do depoimento.
Nesse processo, Lula é acusado de receber propina da empreiteira OAS em troca de benefícios à empresa na Petrobras nos governos petistas.
O petista sofreu reveses na véspera de seu depoimento e recorreu ao STJ. Nesta quarta, porém, o tribunal negou o pedido da defesa para adiar o depoimento.
acompanhe
Lula segue para o prédio da Justiça
O ex-presidente acaba de deixar escritório onde discutia com advogados. Está indo para o local do depoimento, marcado para as 14h.
Entenda a acusação contra Lula
O ex-presidente será ouvido pelo juiz Sergio Moro para explicar a acusação de ter recebido R$ 3,7 milhões de vantagens indevidas da empreiteira OAS.
Advogados da Petrobras
Três advogados da Petrobras chegam no prédio da Justiça Federal, em Curitiba. Não houve declaração à imprensa. (JOSÉ MARQUES)
Lula entra no prédio da 13ª Vara Federal de Curitiba
Depois de empurra-empurra, ex-presidente Lula passou pela barreira da PM, acenou e embarcou em um carro para percorrer os metros finais até o prédio onde Moro lhe espera para depoimento. Antes de entrar, recebeu uma bandeira do Brasil e tremulou. (ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER)
Presidente do Instituto Lula diz estranhar decisão contra entidade na véspera de depoimento
O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, afirmou que considera uma "coincidência muito grande" a Justiça ter suspendido as atividades da organização na véspera do depoimento que o ex-presidente presta a Sergio Moro nesta quarta-feira.
"Tem de perguntar ao juiz, mas a coincidência é muito grande. Muita gente está falando que foi para colocar no foco", afirmou pouco antes da chegada de Lula ao prédio da Justiça Federal.
Ele também questionou métodos empregados pela Justiça na condução da Operação Lava Jato. "Na prática, vai todo mundo para o linchamento. " (PAULO GAMA)
Lula encontra Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann
Ao encontrar Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann, Lula lamentou que estava em cima da hora e tinha pouco tempo para vencer a barreira até o prédio da Justiça Federal (PAULO GAMA)
Manifestantes pró-Lula cantam 'Lula Lá'
Na praça Santos Andrade, onde estão concentrados os manifestantes de movimentos de esquerda, militantes erguem as mãos e cantam o jingle da campanha de 1989. (CATIA SEABRA)
'Pixuleko' de nove metros é inflado por manifestantes
A manifestação a favor de Sergio Moro e da Lava Jato ganhou mais participantes ao longo do dia, mas ainda não chega a uma centena de pessoas.
O boneco 'Pixuleko', de nove metros de altura, que mostra o ex-presidente Lula com uniforme de presidiário, foi inflado em frente ao museu Oscar Niemeyer, onde acontece a manifestação. (MARCO AURÉLIO CANÔNICO)
Para líder do MST, data é histórica
"Cada um de nós pode anotar na sua cadernetinha: eu estive no 10 de maio de 2017 no Paraná", diz João Pedro Stedile a manifestantes do movimento que lidera, o MST, cravando como histórica a data. "Se Lula fosse corrupto, já estava milionário, morando nos EUA." (ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER)
Sem celular
Nem seguranças do Lula estão autorizados a usar celular dentro do fórum em Curitiba. (CATIA SEABRA)