AO VIVO
Donald Trump é eleito presidente dos EUA; siga repercussão
Donald Trump, 70, foi eleito nesta quarta (9) o 45º presidente dos Estados Unidos, após derrotar a ex-secretária de Estado Hillary Clinton. O resultado contrariou a maioria das pesquisas, que, até a linha de chegada, o pintavam como uma zebra.
O empresário republicano será o primeiro presidente dos EUA sem uma carreira política, o mais velho já eleito e também o mais rico.
Veja as últimas notícias sobre a repercussão da eleição de Trump.
Mike Segar/Reuters | |
Donald Trump discursa em Nova York após ser eleito presidente dos EUA |
acompanhe
Hillary Clinton já ganhou –em Dixville Notch. A correspondente em Nova York, Anna Virgínia Balloussier, relata que a comunidade de New Hampshire, que só tinha 12 habitantes segundo o Censo de 2010, tradicionalmente vota mais cedo, na madrugada do dia da eleição. O placar: quatro votos para a democrata, dois para o republicano Donald Trump, um para Gary Johnson (do Partido Libertário) e um para o ex-presidenciável republicano Mitt Romney, que nem sequer está concorrendo.
Em Nova York, o palco já está montado para o comício do presidenciável republicano, Donald Trump, programado para esta noite, após o fechamento das urnas nos EUA. Pesquisas de intenção de voto preveem derrota do magnata.
Mark Wilson/Getty Images/AFP Palco de comício de Donald Trump em Nova York Tim Kaine, vice na chapa democrata de Hillary Clinton, afirmou que queria ser o primeiro a votar em sua seção eleitoral na Virgínia, mas que Minerva Turpin, 99, chegou antes dele.
Hillary Clinton e seu marido, Bill, depositaram seus votos e cumprimentaram apoiadores em Chappaqua, no Estado americano de Nova York. A candidata democrata disse que se sentia honrada em votar e afirmou que "muita gente está contando com o resultado dessas eleições".
Eduardo Munoz Alvarez/AFP Photo Hillary Clinton e seu marido, Bill, cumprimentaram apoiadores após votarem em Chappaqua, no Estado americano de Nova York "Hoje nós fazemos a América grandiosa novamente!", disse Trump em rede social na manhã desta terça (8)
O Departamento de Justiça enviou a campo nesta eleição menos de dois terços dos observadores enviados em 2012, relata Isabel Fleck, enviada especial à Carolina do Norte. Segundo o jornal USA Today, nesta terça (8), mais de 500 pessoas foram destacadas para acompanhar a votação em 28 Estados. Em 2012, foram cerca de 800 observadores. O papel do grupo é verificar se há qualquer tipo de "barreira" imposta aos eleitores no dia da votação, como intimidação a eleitores negros e latinos, ou mesmo dificuldade de acesso a portadores de necessidades especiais. A redução foi motivada por uma decisão de 2013 da Suprema Corte que derrubou partes da Lei dos Direitos do Voto, de 1965.
Carlo Allegri/Reuters Donald Trump faz comício em Raleigh, Carolina do Norte, nesta segunda (7) Quem vence a eleição nos EUA depende do Colégio Eleitoral; entenda como funciona
Na Flórida, eleitores votam hoje também para decidir se o uso medicinal da maconha será legalizado no Estado e se a região das Flórida Keys poderá usar mosquitos transgênicos na luta contra o mosquito Aedes aegypti, informa a enviada Patricia Campos Mello. No Brasil, a Anvisa liberou apenas pesquisas com o aedes transgênico.
Lynne Sladky/AP Moradoras colocam placa em local de votação em Miami Hillary chega ao dia da eleição com dianteira frágil sobre Trump: leia reportagem dos correspondentes Anna Virginia Balloussier, em Nova York, e Marcelo Ninio, em Washington
Logan Cyrus/AFP A família Clinton com os artistas Lady Gaga e Jon Bon Jovi em comício Alex Wong/Getty Images/AFP Fila para votar em Alexandria, na Virgínia