Doria endossa candidatura de Alckmin à Presidência em 2018


Aposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria foi eleito prefeito de São Paulo neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, Doria tinha 53,29% dos votos válidos, contra 16,70% de Fernando Haddad (PT), que tentava a reeleição.

O tucano venceu em quase todas as regiões. Marta Suplicy (PMDB), em quarto com 10,14% dos votos, foi a mais votada no extremo sul. Celso Russomanno (PRB) teve 13,64% e Luiza Erudina (PSOL), 3,18%. Veja como a foi a votação na capital paulista.

Doria agradeceu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro José Serra, o senador Aloysio Nunes e o tucano José Aníbal, tucanos que não apoiaram sua candidatura.

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) vai disputar o segundo turno com Marcelo Crivella (PRB). Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes, ficou de fora.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), quase venceu no primeiro turno; com 49,34% dos votos, vai disputar contra o antigo aliado, o ex-prefeito João Paulo (PT).

Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputará 2º turno com Sebastião Melo (PMDB).

Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) disputam a prefeitura de Curitiba no segundo turno.

Em Goiânia, o peemedebista Iris Rezende vai disputar a prefeitura no segundo turno contra Vanderlan Cardoso, do PSB.

São Luís: após ataques a ônibus e a centros de votação, capital maranhense terá segundo turno entre o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, (PDT) e o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Natal, com Carlos Eduardo (PDT), João Pessoa, com Luciano Cartaxo (PSD), e Salvador, com ACM Neto (DEM) tiveram vitórias no primeiro turno.

Rio Branco (AC): o PT conseguiu vencer no primeiro turno, com 54,78% de votos para Marcus Alexandre.

Confira como foram as eleições deste domingo:

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 2/10

    PM fecha praça em Rio Branco

    A Praça da Revolução, no centro de Rio Branco (AC), foi fechada no domingo (2), dia das eleições. De acordo com a assessoria da Polícia Militar do Acre, a ação foi realizada para responder a uma determinação da Justiça Eleitoral para que não houvesse aglomeração.

    A interdição do local —que fica próximo à prefeitura— vale durante o período de votação, até 17h. Depois, de acordo com a assessoria, a praça volta a ser aberta.

    Em Rio Branco, a eleição para prefeito pode ser definida neste primeiro turno.Segundo a última pesquisa do Ibope, o atual prefeito, Marcus Alexandre (PT), tem 60% das intenções de voto e pode se reeleger ainda no domingo.

    A assessoria da PM diz que, com a reabertura da praça às 17h, caso o prefeito seja reeleito ainda hoje, será possível utilizar o espaço para manifestações ou celebrações.

  • 2/10

    PT chega às urnas com discurso à esquerda e 50% menos candidatos

    Na primeira eleição fora do governo federal desde 2003, o PT retomou discurso à esquerda e deve enfrentar neste domingo (2) o pleito mais difícil de sua história.

    O número de candidatos a prefeito despencou quase 50% em comparação a quatro anos atrás, caindo de 1.901 para 971.

    O cenário é resultado da crise do partido, que tem sus principais líderes investigados na operação Lava Jato e viu a ex-presidente Dilma Rousseff ser apeada da Presidência pelo impeachment. Leia mais

  • 2/10

    Candidato do PSDB vota em BH em meio a claque contra Lula e gritos de 'golpista'

    José Marques/Folhapress
    João Leite (PSDB) (à dir.), candidato à Prefeitura de Belo HorizonteCrédito: José Marques/Folhapress

    O candidato do PSDB em Belo Horizonte, deputado estadual João Leite, foi recebido em seu colégio eleitoral aos gritos de "Lula ladrão, vai direto para a prisão" de membros da juventude tucana.

    "Eu estou preocupado com ela [a claque]", disse o candidato, en referência à legislação eleitoral, que não permite manifestações no dia da eleição. "Mas faz parte da democracia."

    "Hoje praticamente não pode nada. As manifestações fazem parte da boa política, mas às vezes eu tenho preocupação em cumprir cada rito da Justiça Eleitoral, respeitando a legislação".

    Em resposta à claque, defensores do PT responderam gritando "golpista" para o candidato.

    Primeiro lugar nas pesquisas, Leite é apoiado pelo presidente do partido, senador Aécio Neves. Ele votou acompanhado do senador tucano Antonio Anastasia.

  • 2/10

    Candidata Alice Portugal (PCdoB) vota em Salvador

    Candidata a prefeita de Salvador, Alice Portugal (PCdoB) votou por volta das 11h30 deste domingo (2) no campus da Universidade Católica do Salvador, acompanhada do governador da Bahia, Rui Costa (PT).

    Alice afirmou estar confiante em um segundo turno na capital baiana e disse que campanha mostrou que a gestão do atual prefeito, ACM Neto (DEM) priorizou obras e não cuidou das pessoas da cidade: "É um governo sem alma, que tem uma inépcia em relação às questões sociais".

    Pesquisa Ibope divulgada neste sábado mostra a candidata com 16% das intenções de voto contra 73% do prefeito ACM Neto.

    O governador Rui Costa também disse que confia num segundo turno em Salvador e afirmou que a sua base aliada deve eleger cerca de 300 dos 417 prefeitos da Bahia.

  • 2/10

    Marcelo Freixo vota no Rio acompanhado da família e vice

    O candidato Marcelo Freixo (PSOL) votou, no Clube Paysandu, no Leblon, zona sul do Rio, acompanhado da família e de sua candidata a vice, Luciana Boiteux.

    Segundo pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (1), Freixo (16%) e o peemedebista Pedro Paulo (12%) estão tecnicamente empatados na disputa pela segunda vaga do segundo turno. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

    A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
    "Mesmo com pouco tempo de TV, 11 segundos, foi possível sentir na rua a capacidade de derrotar o PMDB, apesar de toda a máquina deles. Neste momento em que a democracia está sendo golpeada, é importante uma cidade como o Rio derrotar o PMDB no primeiro turno e ir para o segundo com boas chances de derrotar o Crivella", disse o candidato, em referência ao senador Marcelo Crivella (PRB), que lidera a pesquisa, com 32% das intenções de voto no primeiro turno.

    Sobre a estratégia para um eventual segundo turno, Freixo afirmou que vai buscar alianças que apoiem seu programa de governo.

    "Quem quiser apoiar no segundo turno é bem-vindo. O que eu não vou fazer é trocar cargo por apoio. Já não fiz isso no primeiro, por isso tive tão pouco tempo de TV, e não vou sujar a campanha no segundo fazendo isso."

    Ao chegar para votar, Freixo foi aplaudido e também alvo de vaias, às quais não respondeu.

    Yasuyoshi Chiba/AFP
    Rio de Janeiro's mayoral candidate, Marcelo Freixo, of the Socialism and Freedom Party (PSOL), gestures after casting his vote during the municipal elections' first round in Rio de Janeiro, Brazil, on October 2, 2016. Brazilians furious at recession and corruption voted Sunday in municipal elections amid heightened security after a series of murders of candidates. Among the first to cast his ballot in the financial capital Sao Paulo was Brazilian President Michel Temer from the center-left PMDB party, who took over the presidency in August after turning on his former leftist ally Dilma Rousseff and helping to force her from the top job in an impeachment vote. / AFP PHOTO / Yasuyoshi CHIBA
    Marcelo Freixo (PSOL) posa para fotos no Clube Paysandu, no Leblon
  • 2/10

    Pedro Paulo (PMDB) diz acreditar no segundo turno

    Pedro Paulo (PMDB), candidato à Prefeitura do Rio, votou de manhã, na Taquara (zona oeste). Em empate técnico com Marcelo Freixo (PSOL), mas numericamente atrás, o peemedebista disse que acredita ter chances de ir para o segundo turno.

    "A disputa está embolada e aberta. Acredito que os cariocas vão fazer uma reflexão sobre o que fizemos na cidade nos últimos anos", afirmou o candidato do atual prefeito, Eduardo Paes.

    Ele tem 12% das intenções de voto, contra 16% de Freixo –a margem de erro é de dois pontos percentuais. O líder é Marcelo Crivella (PRB), com 32%.

  • 2/10

    Luizianne Lins (PT) é a ultima dos candidatos a votar em Fortaleza

    Jarbas Oliveira/Folhapress

    Ex-prefeita de Fortaleza, a petista Luizianne Lins tenta voltar ao comando da cidade. Ela foi a última dos candidatos a votar, chegando à seção ao meio-dia, acompanhada do vice Elmano de Freitas (PT), do senador José Pimentel e de José Guimarães, ex-líder do governo de Dilma Rousseff. Militantes com bandeiras esperavam a candidata na entrada da Assembleia Legislativa do Ceará, onde ela vota.

    "Fortaleza sempre foi uma cidade progressista, de esquerda, a presença do 13 aqui é essencial para o Estado do Ceará", afirmou Guimarães.

    A candidata, que governou a cidade de 2005 a 2012, está em terceiro lugar nas pesquisas. De acordo com o Datafolha divulgado no sábado (1), ela tem 17% das intenções de votos válidos.

    "Existe uma maioria silenciosa que não se manifestou na cidade, que está esperando os acontecimentos. Fortaleza nunca viu o que vimos nesses dois dias, a gente vê compra de voto, distribuição de camisa de um lado e de outro. Vê polícia fazendo boca de urna. Está tudo muito esquisito. Não faz bem para a cidade", disse.

  • 2/10

    Candidato é preso por boca de urna em João Pessoa

    Ruan Martins, candidato a vereador pelo DEM em João Pessoa (PB), foi preso no domingo (2), por volta das 10h30, por fazer boca de urna.

    De acordo com o Centro de Comando e Controle do TRE-PB (Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba), Martins estava divulgando sua candidatura no bairro Alto do Mateus, quando foi preso e levado para a sede da Polícia Federal.

    Uma segunda pessoa também foi detida fazendo boca de urna no bairro Valentina. Entretanto, este segundo crime ainda está sendo apurado —o Centro não confirma a prisão e, com isso, mantém a identidade em sigilo.

    A pena para o crime de boca de urna é detenção de seis meses a um ano, além de multa que pode chegar a R$ 15 mil.

  • 2/10

    Lula compara Doria a Collor

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou neste domingo (2) a o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, João Doria, ao ex-presidente Fernando Collor de Mello.

    Sem citar nomes, Lula disse que São Paulo não merece eleger um candidato sobre quem nada se sabe, como aconteceu em 1989, na eleição de Collor.

    Segundo Lula, "São Paulo não merece um aventureiro". Leia mais

    Jorge Araujo/Folhapress
    Lula vota na Escola Estadual José Firmino Correia de Araujo, em São Bernardo do Campo
    Lula vota na Escola Estadual José Firmino Correia de Araujo, em São Bernardo do Campo
  • 2/10

    Em boletim, o TRE-PB (Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba) afirma que, até as 12h30, 50 urnas foram substituídas no Estado —11 em seções da capital João Pessoa.

  • Atualizando