Doria endossa candidatura de Alckmin à Presidência em 2018


Aposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria foi eleito prefeito de São Paulo neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, Doria tinha 53,29% dos votos válidos, contra 16,70% de Fernando Haddad (PT), que tentava a reeleição.

O tucano venceu em quase todas as regiões. Marta Suplicy (PMDB), em quarto com 10,14% dos votos, foi a mais votada no extremo sul. Celso Russomanno (PRB) teve 13,64% e Luiza Erudina (PSOL), 3,18%. Veja como a foi a votação na capital paulista.

Doria agradeceu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro José Serra, o senador Aloysio Nunes e o tucano José Aníbal, tucanos que não apoiaram sua candidatura.

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) vai disputar o segundo turno com Marcelo Crivella (PRB). Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes, ficou de fora.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), quase venceu no primeiro turno; com 49,34% dos votos, vai disputar contra o antigo aliado, o ex-prefeito João Paulo (PT).

Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputará 2º turno com Sebastião Melo (PMDB).

Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) disputam a prefeitura de Curitiba no segundo turno.

Em Goiânia, o peemedebista Iris Rezende vai disputar a prefeitura no segundo turno contra Vanderlan Cardoso, do PSB.

São Luís: após ataques a ônibus e a centros de votação, capital maranhense terá segundo turno entre o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, (PDT) e o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Natal, com Carlos Eduardo (PDT), João Pessoa, com Luciano Cartaxo (PSD), e Salvador, com ACM Neto (DEM) tiveram vitórias no primeiro turno.

Rio Branco (AC): o PT conseguiu vencer no primeiro turno, com 54,78% de votos para Marcus Alexandre.

Confira como foram as eleições deste domingo:

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 2/10

    Estado de São Paulo tem 397 urnas substituídas e 179 prisões até agora, diz TRE

    Até o momento, um total de 397 urnas tiveram que ser substituídas no Estado de São Paulo até o momento, de um total de 93.313 (0,42%), segundo boletim do TRE-SP. Todas as substituições foram por urnas eletrônicas.

    Na capital, foram trocadas 72 urnas, de um total de 25.126 (0,29%). No interior, 325 urnas, de 68.187 (0,48%).

    PRISÕES

    Ainda de acordo com o boletim do TRE, houve até o momento 179 prisões no Estado, a maioria por causa de boca de urna. Sete prisões são de candidatos a vereador.

    Na capital, foram quatro prisões. Em uma delas, um eleitor quebrou uma urna eletrônica. Outras três pessoas foram presas por boca de urna.

    O município com mais prisões é Guarulhos, na Grande São Paulo. Foram 24, sendo 1 pessoa por boca de urna e 23 por corrupção eleitoral.

  • 2/10
    Suamy Beydoun/Futura Press/Folhapress
    SÃO PAULO,SP,02.10.2016:ELEIÇÕES-FHC - O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso vota no colégio Sion, no bairro de Higienópolis, em São Paulo (SP), neste domingo (2). (Foto: Suamy Beydoun/Futura Press/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vota no colégio Sion, em Higienópolis
  • 2/10

    Justiça nega representação feita pelo PT contra João Doria

    A Justiça negou representação feita pelo PT contra o candidato a prefeito João Doria (PSDB) por suposta propaganda eleitoral no dia do voto.

    Segundo a campanha do tucano, a Justiça entendeu que a transmissão ao vivo da ida de Doria ao local de votação pela internet era "fato de conhecimento público, e não configurava campanha".

  • 2/10
    Marcus Leoni / Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 01.10.16 12h: Domingo de eleicao na Av Paulista (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, PODER)
    Avenida Paulista não teve vias bloqueadas neste domingo
  • 2/10

    Pesquisa Ibope aponta Crivella com 30% dos votos e Freixo com 20%

    Pesquisa de boca de urna do Ibope apontou Marcelo Crivella (PRB) com 30% dos votos válidos para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Em segundo lugar, aparece Marcelo Freixo (PSOL), com 20%; Pedro Paulo (PMDB), tem 15%; e Flávio Bolsonaro (PSC) 12%.

    Indio da Costa (PSD) atingiu 9%; Carlos Osorio (PSDB), 7%; Jandira Feghali (PCdoB), 4%; Carmen Migueles (Novo), 2%; Alessandro Molon (Rede), 1%; Cyro Garcia (PSTU), 0%; e Thelma Bastos (PCO), 0%

  • 2/10

    Pesquisa do Ibope não determina se haverá segundo turno em São Paulo

    De acordo com apuração do Ibope, a pesquisa de boca de urna indica liderança de João Doria (PSDB) com 48% dos votos válidos, seguido por Fernando Haddad (PT) com 20%. Celso Russomanno (PRB) aparece em quarto lugar, com 14%, seguido por Marta Suplicy (PMDB), com 11%, Luiza Erundina (PSOL), com 4%, Major Olimpio (SD), com 2%, e Levy Fidelix (PRTB), com 1%. Henrique Áreas (PCO), João Bico (PSDC) e Ricardo Young (Rede) não contabilizaram votos.

  • 2/10

    Diminuição dos gastos em campanha é positiva, diz ministro do STF

    O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli disse ver de forma positiva a queda dos gastos em campanha.
    "Penso que sejam positivas a diminuição e a influência do dinheiro na política", respondeu rapidamente.

    O ex-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), antecessor do atual, Gilmar Mendes, compareceu ao tribunal apenas para justificar o voto —sua residência eleitoral é em Marília (SP)— e tentou evitar falar com os jornalistas.

    Toffoli não quis comentar uma declaração de Gilmar Mendes, que mencionou seu nome em uma avaliação sobre a existência de caixas dois em campanhas.

    "Nós imaginávamos que o caixa dois tivesse sido banido, inclusive pelos gastos declarados pelos candidatos Aécio [Neves, do PSDB] e Dilma [Rousseff, do PT] na campanha de 2014. O ministro [Dias] Toffoli até chegou a dizer isso [que caixa dois não existia no Brasil]", disse o atual presidente do TSE, em entrevista coletiva mais cedo.

  • 2/10

    Eleitores relatam problemas nas urnas ao votar em candidato do PSOL no RJ

    Eleitores relataram problemas nas urnas ao tentar votar no deputado Glauber Braga (PSOL), candidato à Prefeitura de Nova Friburgo, região Serrana do Rio.

    A seção da OAB na cidade recebeu oito relatos semelhantes de falhas em urnas eletrônicas quando se tentava digitar o número do candidato. Em vez do 50 e a foto do deputado, aparecia o número 53, o que tornaria o voto nulo. Leia mais

    Reprodução/Twitter
    Candidato à Prefeitura de Nova Friburgo, Glauber Braga (PSOL)
    Glauber Braga (PSOL), candidato à Prefeitura de Nova Friburgo
  • 2/10

    'Só perdemos 1% de voto útil', diz vice de Erundina

    "Mesmo com toda a campanha do PT, só perdemos 1% de voto útil", afirma Ivan Valente (PSOL-SP), vice da candidata Luiza Erundina (PSOL), sobre a boca de urna do Ibope que colocou a candidata com 4% de votos.

    O deputado afirmou estar confiante de que haverá segundo turno. Segundo ele, a reta final da eleição mostra que "o Russomanno não consegue segurar uma candidatura" —o candidato, que aparecia na liderança nas primeiras pesquisas, caiu para o terceiro lugar, atrás de Fernando Haddad (PT), na boca de urna

  • 2/10
    Zanone Fraissat/Folhapress
    SAO PAULO/SP BRASIL. 02/10/2016 - O ministro Jose Serra durante votacao no colegio Santa cruz.(foto: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS, PODER)***EXCLUSIVO***
    O ministro José Serra durante votação no colégio Santa Cruz
  • Atualizando