AO VIVO
Rodrigo Maia, do DEM, é o novo presidente da Câmara; acompanhe
Os deputados escolheram Rodrigo Maia (DEM-RJ) como o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele cumprirá um "mandato-tampão", motivado pela renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Casa na semana passada.
O deputado do DEM irá presidir a Casa apenas até fevereiro de 2017, quando um novo presidente será escolhido para o mandato de dois anos.
Maia derrotou Rogério Rosso (PSD-DF) por 285 votos contra 170, no segundo turno da votação.
acompanhe
Rodrigo afirmou ainda que a Câmara é viga mestre do Estado democrático de direito. Além disso, Maia pediu a Deus luz para liderar a Casa e afirmou que irá preservar o direito da minoria
Rodrigo Maia (DEM-RJ) ultrapassou o tempo previsto e teve o microfone cortado por Waldir Maranhão. Maia se despediu pedindo votos e a confiança dos demais
O segundo deputado a discursar é Evair de Melo (PV-ES).
Evair de Melo inicia o discurso elogiando a participação do Partido Verde no cenário político nacional, tanto nas eleições presidenciais de 2014 quanto no processo que culminou no impeachment. Ressalta a necessidade da Câmara adotar uma agenda voltada para a sustentabilidade.
"A história da Câmara é marcada pela discussão de temas importantes da política brasileira. Passamos por períodos turbulentos em todas as fases dessa história, até chegarmos na Constituição de 1988, que consolidou a democracia", disse Melo. "O povo é o legislador supremo".
"Nossa Câmara clama por mudanças drásticas e urgentes. É hora de renovação", diz Melo. "Precisamos remover a cultura medieval que ainda permanece nas entranhas do parlamento".
Em seu discurso, o deputado do PV afirmou que a história do Poder Legislativo e do parlamento contemporâneo têm conexão com a história do povo hebreu e com o personagem bíblico Moisés.
Evair de Melo afirma que a Câmara precisa cortar cerca de 20% dos gastos e votar com urgência o PL 4850, referente às "10 Medidas Contra a Corrupção" propostas pelo Ministério Público.
O próximo candidato a discursar será Miro Teixeira (REDE-RJ).
"Muitas pessoas de fora da Casa argumentaram que aqui eu deveria estar para dar um abraço na Câmara. Ao contrário de tantas notícias negativas da Casa, diversas organizações me mandaram mensagens de apoio à Câmara", disse Miro