AO VIVO
Após assumir presidência interina, Temer discursa e empossa ministros
O peemedebista Michel Temer faz seu primeiro pronunciamento oficial desde que foi notificado e empossado como presidente interino.
Mais cedo, Dilma Rousseff deixou o Palácio do Planalto e discursou para seus apoiadores. Ela afirmou que o processo de impeachment foi "fraudulento" e se trata de um golpe; também disse que lutará para se manter no cargo.
Nesta quinta-feira (12), o Senado decidiu aceitar o processo de impedimento e afastar Dilma Rousseff do poder.
Dilma é a segunda chefe de Estado a enfrentar formalmente um processo de impeachment desde a redemocratização, 24 anos após Fernando Collor. O vice Michel Temer (PMDB), 75, assumiu seu lugar interinamente nesta quinta (12). Ele é a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.
A decisão foi tomada às 6h30, após uma sessão de quase 21 horas no plenário do Senado.
Com 78 senadores presentes, 55 votaram contra Dilma e 22 a favor, com 0 abstenções. Era preciso maioria simples para que o pedido fosse aceito.
O afastamento tem prazo máximo de 180 dias, mas a previsão é que o Senado julgue-a pelas pedaladas fiscais e créditos orçamentários sem autorização antes disso.
acompanhe
Manifestantes contra Temer são dispersos pela polícia no RS
PORTO ALEGRE - Um grupo de cerca de 500 pessoas deixou a frente da sede municipal do PMDB em caminhada em direção ao largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa. Manifestantes relatam que a Brigada Militar, a PM gaúcha, lançou gás lacrimogêneo para dispersar o grupo. Bombas de efeito moral foram escutadas por moradores do bairro. A tropa de choque e a cavalaria da polícia estão no local.
Diego Padgurschi/Folhapress Manifestantes contrários ao impeachment fecham avenida Paulista
Membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e manifestantes contrários ao processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff fecham na noite desta quinta-feira (12) as duas vias da avenida Paulista, em São Paulo.
Com carro de som, fogos de artifício, bandeiras e faixas, os manifestantes criticam o presidente empossado nesta quinta (12), Michel Temer.
Ministro da Educação e Cultura diz que ministério será fortalecido
O novo ministro de Educação e Cultura, Mendonça Filho, rebateu as críticas em relação a fusão das duas áreas em uma só estrutura. Segundo ele, o ministério será fortalecido. "você pode ter dois ministérios com pouca força ou duas áreas fundamentais cada vez mais fortalecidas".
No RN, manifestantes grudam cartazes de 'QG do golpe' em sede do PMDB
NATAL - Integrantes do Levante Popular da Juventude do Rio Grande do Norte protestaram nesta quinta-feira em frente à sede do PMDB em Natal contra o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT). Os manifestantes picharam a calçada com "Fora Temer, Cunha na Cadeia" e colaram cartaz estampando "QG do Golpe". O ato foi registrado em vídeo e divulgado no Facebook.
Os políticos potiguares que apoiaram o impeachment foram chamados de "ratos golpistas" . "No RN, os principais roedores dos nossos direitos têm nome e sobrenome: deputado Walter Alves, senador Garibaldi Alves Filho e Henrique Eduardo Alves, ministro do turismo", gritaram.
Em nota divulgada no final da tarde, o PT do Rio Grande do Norte afirmou que o afastamento de Dilma "representa a continuidade do golpe orquestrado pela direita conservadora e retrógrada" e que tanto o partido quanto os movimentos sociais resistirão até que a petista retorne ao comando do governo.
Meirelles diz estar preparado para enfrentar problemas
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, deixou o Palácio do Planalto e veio direto para seu novo gabinete de trabalho. Na chegada, disse a jornalistas estar preparado para enfrentar os problemas.
Maior desafio será retomar obras paradas, diz novo ministro dos Transportes
O novo ministro dos Transportes, Maurício Quintella, disse que o desafio maior de sua pasta será retomar obras paradas no setor. Ele disse que vai se reunir com a equipe econômica para tratar do tema. Quintella é do PR, ministério que já comandava a pasta. Com a fusão do Transportes com as pastas da Aviação Civil e de Portos, ele terá como secretário dessas áreas nomes indicados por outros partidos. Para Aviação virá Dário Rais, ex-secretário de mobilidade do Ministério das Cidades, indicado pelo PSD. Já para Portos virá um nome ainda a ser decidido pelo PMDB.
Manifestantes pró-impeachment fazem 'comemoração simbólica' em Natal
NATAL - Movimentos favoráveis ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) realizam no início da noite desta quinta-feira (12), em Natal, uma "comemoração simbólica" pelo afastamento da petista. O ato será realizado em frente à Arena das Dunas, estádio construído para a Copa de 2014, em uma das vias mais movimentadas da cidade. A previsão dos organizadores é realizar uma queima de fogos e erguer um Pixuleco, boneco do ex-presidente Lula vestido de presidiário, de 10 metros de altura.
Temer critica situação do país e defende manutenção da Lava Jato
Em seu primeiro discurso no posto de presidente interino, Michel Temer fez um apelo ao setor privado e à classe política pelo apoio a medidas e reformas para retomar o crescimento do país e defendeu que a Operação Lava Jato não sofra interferências que possam enfraquecê-la.
"A moral pública será permanentemente buscada por meio dos instrumentos de controle", disse. "A Operação Lava Jato tornou-se referência e, como tal, deve ter seguimento e proteção contra qualquer interferência que possa enfraquecê-la", acrescentou.
Na cerimônia de posse dos novos ministros, o peemedebista se concentrou em afagar o Congresso Nacional, se comprometeu à manutenção dos programas sociais do governo petista, elencando-os nominalmente, e disse ter "respeito institucional" à presidente afastada Dilma Rousseff.