AO VIVO
Após assumir presidência interina, Temer discursa e empossa ministros
O peemedebista Michel Temer faz seu primeiro pronunciamento oficial desde que foi notificado e empossado como presidente interino.
Mais cedo, Dilma Rousseff deixou o Palácio do Planalto e discursou para seus apoiadores. Ela afirmou que o processo de impeachment foi "fraudulento" e se trata de um golpe; também disse que lutará para se manter no cargo.
Nesta quinta-feira (12), o Senado decidiu aceitar o processo de impedimento e afastar Dilma Rousseff do poder.
Dilma é a segunda chefe de Estado a enfrentar formalmente um processo de impeachment desde a redemocratização, 24 anos após Fernando Collor. O vice Michel Temer (PMDB), 75, assumiu seu lugar interinamente nesta quinta (12). Ele é a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.
A decisão foi tomada às 6h30, após uma sessão de quase 21 horas no plenário do Senado.
Com 78 senadores presentes, 55 votaram contra Dilma e 22 a favor, com 0 abstenções. Era preciso maioria simples para que o pedido fosse aceito.
O afastamento tem prazo máximo de 180 dias, mas a previsão é que o Senado julgue-a pelas pedaladas fiscais e créditos orçamentários sem autorização antes disso.
acompanhe
'Vencemos o PT', diz movimento favorável ao impeachment em Natal
NATAL - "Bom dia, Brasil! Um novo país acorda hoje, vencemos o PT", postou o Movimento Brasil Livre RN em sua página no Facebook, minutos após a aprovação do afastamento da presidente Dilma.
Outro movimento favorável ao impeachment, o Força Democrática RN, também comemorou a decisão do Senado e escreveu, na mesma rede social, "tchau, querida!!!".
Bairros de Natal soltaram fogos de artifício enquanto o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), anunciava a decisão favorável à saída temporária da presidente.
Dilma Rousseff deve ser afastada da Presidência nesta manhã
A presidente Dilma Rousseff deverá ser oficialmente afastada de seu cargo na manhã desta quinta-feira (12), por volta das 10h, quando receberá uma notificação entregue pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO).
"'Fora Dilma' logo logo vira 'Fora, Temer'", diz Lindbergh Farias
Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que "vai haver um problema" no governo de Michel Temer porque ele assume "com baixíssima taxa de aceitação". "Esse movimento que eles criaram de Fora Dilma logo logo vira Fora Temer ".
Fortaleza comemora com fogos de artifício afastamento de Dilma
FORTALEZA - Em bairros da zona nobre da capital cearense, alguns moradores soltaram fogos em comemoração ao resultado da votação no Senado.
A chuva atrapalhou a mobilização dos grupos a favor do afastamento da presidente Dilma Rousseff. O telão montado na praia de Iracema teve de ser desmontado ainda durante a noite devido à chuva, e os manifestantes tiveram que acompanhar a sessão de casa.
Os movimentos pró-PT programaram para as 17h30 uma mobilização na praia de Iracema. Eles prometem simbolicamente "distribuir flores para a democracia". Na noite da quarta-feira, lideranças do PT, da CUT e de outros grupos pró-governo acompanhavam pela TV a votação no Senado já em clima de derrota.
Pedalada não é pecado venial, diz ministro Gilmar Mendes
O ministro Gilmar Mendes assume nesta quinta-feira (12) a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e afirma que o resultado das eleições de 2014 teria sido diferente se o governo Dilma não tivesse realizado uma maquiagem nas contas públicas.
Placar reflete base de apoio a Temer, diz líder do PMDB
Para Eunicio Oliveira (PMDB-CE), líder do PMDB, o placar reflete a base de apoio que Michel Temer terá no Senado. O cálculo do senador chega a 60 senadores na base do futuro presidente.
Apesar de clima triste, Dilma procurou mostrar serenidade no último dia
Enquanto ministros e assessores do Palácio do Planalto esvaziavam gabinetes e faziam confraternizações de despedida durante todo dia, Dilma escrevia concentrada, do Palácio da Alvorada, aqueles que seriam seus dois últimos discursos públicos como presidente da República.
Estabilidade econômica é prioridade de governo Temer, diz Romero Jucá
O senador Romero Jucá (PMDB-RR), um dos principais articuladores do governo Michel Temer, disse que "o Senado entregou a mudança, agora todos têm que ajudar a fazer a mudança". Ele disse que o principal foco do governo Temer na primeira fase é "readquirir a estabilidade econômica".
Comissão processante não deve durar 180 dias, diz Raimundo Lira
Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente da Comissão de Impeachment, disse há pouco que a comissão processante a ser instalada ainda hoje não deverá durar o limite máximo de 180 dias previsto em lei. Segundo ele, seria tempo demais.
Por outro lado, Lira disse que a comissão também não pode ser curta e tolher a defesa. Propõe um prazo "justo", mas não falou em número de dias.
'A sociedade brasileira foi devastada', diz Srougi; veja repercussão
"Como médico e, principalmente, como cidadão, vivo um momento insuportável", diz Miguel Srougi, urologista e professor da USP, defensor do impeachment de Dilma.