AO VIVO
Após assumir presidência interina, Temer discursa e empossa ministros
O peemedebista Michel Temer faz seu primeiro pronunciamento oficial desde que foi notificado e empossado como presidente interino.
Mais cedo, Dilma Rousseff deixou o Palácio do Planalto e discursou para seus apoiadores. Ela afirmou que o processo de impeachment foi "fraudulento" e se trata de um golpe; também disse que lutará para se manter no cargo.
Nesta quinta-feira (12), o Senado decidiu aceitar o processo de impedimento e afastar Dilma Rousseff do poder.
Dilma é a segunda chefe de Estado a enfrentar formalmente um processo de impeachment desde a redemocratização, 24 anos após Fernando Collor. O vice Michel Temer (PMDB), 75, assumiu seu lugar interinamente nesta quinta (12). Ele é a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.
A decisão foi tomada às 6h30, após uma sessão de quase 21 horas no plenário do Senado.
Com 78 senadores presentes, 55 votaram contra Dilma e 22 a favor, com 0 abstenções. Era preciso maioria simples para que o pedido fosse aceito.
O afastamento tem prazo máximo de 180 dias, mas a previsão é que o Senado julgue-a pelas pedaladas fiscais e créditos orçamentários sem autorização antes disso.
acompanhe
Há cinco anos, PT e PMDB celebravam aliança com bolo de casamento
Há cinco anos, o petista Ricardo Berzoini e os peemedebistas Henrique Eduardo Alves e Marcelo Castro, todos ex-colegas de Esplanada do governo de Dilma Rousseff, repartiram um bolo para celebrar a aliança PT-PMDB.
Autora de pedido de impeachment divide opiniões como professora
Antes mesmo de ganhar notoriedade como uma das pessoas que assinou a ação contra Dilma (ao lado dos juristas Miguel Reale Jr. e Hélio Bicudo), Paschoal já era figura polêmica no Largo São Francisco.
Jornais internacionais repercutem o afastamento de Dilma Rousseff
O britânico "The Guardian" elevou à página principal de seu site uma foto em que Dilma aparece cabisbaixa.
Ministeriado de Temer deve ser o primeiro sem mulheres desde Geisel
Nas articulações para formar sua equipe, ele convidou uma única mulher: a ex-ministra do STF Ellen Gracie para assumir a CGU (Controladoria-Geral da União) -ela recusou.
Avenida Paulista não tem bloqueios
SÃO PAULO - A avenida Paulista está liberada, com alguns manifestantes concentrados na calçada em frente ao prédio da Fiesp. Motoristas buzinam quando passam pelo grupo. A estrutura de telão, que transmitiu a votação, já está sendo desmontada.
Zanone Fraissat/Folhapress Manifestantes comemoram afastamento de Dilma na avenida Paulista, em SP ANÁLISE - Apenas hecatombe traz Dilma de volta
Apenas um evento político cataclísmico fará Dilma Rousseff trilhar o caminho de volta ao Palácio do Planalto que deixará nesta quinta (12).
Sempre governista, vice teve altos e baixos no comando da Câmara
Deputado pela primeira vez em 1987, Michel Temer traz no currículo legislativo algumas marcas dignas de registro. É o que mais comandou a Câmara desde a redemocratização, com três mandatos (1997-1998, 1999-2000 e 2009-2010), o último conseguido mesmo após ter sido o deputado eleito do PMDB menos votado em seu Estado.
Buzinaços comemoram afastamento em Belo Horizonte
BELO HORIZONTE - Motoristas comemoraram a votação do Senado com buzinaços e carreatas no centro de Belo Horizonte. Na região, também houve fogos de artifício.
Nas redes sociais, o MBL de Minas Gerais divulgou vídeo em que diz que agora quer "expulsar Fernando Pimentel (PT) do governo".
O grupo e outros manifestantes pró-impeachment fizeram ato durante a noite e a madrugada na Savassi, área nobre da capital mineira.
PT emite nota onde promete 'ânimo de combate' pela absolvição de Dilma
Após a decisão do Senado de afastar a presidente Dilma Rousseff, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, soltou uma nota onde chama a decisão do Senado de "continuidade do golpe contra a democracia e a Constituição".