AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
'Não estamos contra o PT, estamos contra a corrupção', diz MBL de TO
PALMAS - Manifestantes a favor do impeachment da presidente Dilma comemoram o 342º voto na Câmara. Para presidente do Movimento Brasil Livre no Estado, Don Jonhson, a abertura do processo representa uma vitória da democracia. "Não estamos contra o PT, estamos contra a a corrupção."
Manifestantes contra o impeachment choram no Anhangabaú
SÃO PAULO - Muitas pessoas choram no vale do Anhangabaú. "A gente já sabia que ia perder, mas quando o golpe vem, não tem como não se deprimir. Não vejo nada de bom no horizonte do país", diz Camila Alves, 35, professora de inglês.
VEJA COMO FORAM OS VOTOS DOS DEPUTADOS DE SERGIPE
Dois oito parlamentares sergipanos, foram favoráveis ao prosseguimento do impeachment e, favoráveis.
ADELSON BARRETO (PR-SE) - A FAVOR
ANDRE MOURA (PSC-SE) - A FAVOR
FÁBIO MITIDIERI (PSD-SE) - CONTRA
FABIO REIS (PMDB-SE) - A FAVOR
JOÃO DANIEL (PT-SE) - CONTRA
JONY MARCOS (PRB-SE) - A FAVOR
LAERCIO OLIVEIRA (SD-SE) - A FAVOR
VALADARES FILHO (PSB-SE) - A FAVORDeputado do PMDB que não declarava voto diz 'sim'
O deputado Fabio Reis (PMDB-SE) que não declarava voto disse "sim" ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Carreta Furacão se apresenta na Paulista
SÃO PAULO - A maioria das pessoas já está indo embora da Paulista. Sobram os que estão assistindo aos shows no palco do MBL.
A banda de rock apresenta a música "Que país é esse?", dos Palaramas do Sucesso, depois do grupo Carreta Furacão dançar duas músicas. Na sequência, eles voltaram dançando a música que diz "galera na balada bebe, bebe e fica louca"
O grupo foi anunciado pelo humorista Danilo Gentili, que faz as vezes de mestre de cerimônias no palco na avenida Paulista. Ele o apresentou como "a banda mais importante do mundo ".
Vestidos de palhaço, Mickey, Pato Donald, 'Dragonball Z' e Capitão América, os membros do grupo também dançaram a música do Art Popular: "siga em frente, olhe para o lado, se liga no mestiço e na batida do cavaco".
Paulo Saldaña/Folhapress Após aprovação do impeachment, Carreta Furacão se apresenta na Paulista Ato contra o impeachment desliga telões no Rio Grande do Sul
PORTO ALEGRE - No Parque Moinhos de Vento (Parcão), os manifestantes dividiram as reações entre vaias a cada voto contra o impeachment e gritos e palmas a cada voto a favor do impedimento. Assim que 342 votos foram conquistados, os manifestantes cantaram "Acabou! Acabou!". Um dos votos mais celebrados foi o do deputado Jair Bolsonaro (PSC), que homenageou o coronel Ustra, acusado de torturas durante a ditadura militar.
Na Praça da Matriz, onde ocorre a vigília a favor do governo, os telões foram desligados antes do final por decisão da organização. Algumas pessoas choravam por causa do resultado negativo ao governo. Durante o dia, cerca de 25 mil pessoas estiveram no ato pelo impeachment, segundo o MBL. No ato a favor do governo, cerca de 15 mil pessoas circularam na praça, segundo a organização. Nesse momento, o número é menor. A Brigada Militar, a PM gaúcha, não irá divulgar uma estimativa.
Dispersão no centro do Rio
RIO - Manifestantes contrários ao impeachment começam a deixar a Lapa, no centro do Rio.
Paulo Skaf diz que economia deve melhorar a partir de amanhã
SÃO PAULO - O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, disse acreditar na melhora da confiança na economia já a partir de amanhã. "De uma mudança, nasce uma esperança. Não tenho dúvidas de que essa votação vai trazer a confiança de volta. A simples indicação desse resultado já mexeu com os mercados. A Bolsa subiu e o dólar caiu na semana passada", disse.
VEJA COMO FORAM OS VOTOS DOS DEPUTADOS DE PERNAMBUCO
Durante a votação dos deputados de Pernambuco, a oposição conseguiu o voto 342, que garantiu a aprovação da autorização da Câmara para que o Senado abra o processo de impeachment. Foi no voto de Bruno Araújo (PSDB-PE). Dos 25 parlamentares, seis votaram contra, 18 a favor e um se absteve.
ADALBERTO CAVALCANTI (PTB-PE) - CONTRA
ANDERSON FERREIRA (PR-PE) - A FAVOR
ANDRE DE PAULA (PSD-PE) - A FAVOR
AUGUSTO COUTINHO (SD-PE) - A FAVOR
BETINHO GOMES (PSDB-PE) - A FAVOR
BRUNO ARAÚJO (PSDB-PE) - A FAVOR
DANIEL COELHO (PSDB-PE) - A FAVOR
DANILO CABRAL (PSB-PE) - A FAVOR
EDUARDO DA FONTE (PP-PE) - A FAVOR
FERNANDO COELHO FILHO (PSB-PE) - A FAVOR
GONZAGA PATRIOTA (PSB-PE) - A FAVOR
JARBAS VASCONCELOS (PMDB-PE) - A FAVOR
JOÃO FERNANDO COUTINHO (PSB-PE) - A FAVOR
JORGE CÔRTE REAL (PTB-PE) - A FAVOR
KAIO MANIÇOBA (PMDB-PE) - A FAVOR
LUCIANA SANTOS (PC do B-PE) - CONTRA
MARINALDO ROSENDO (PSB-PE) - A FAVOR
MENDONÇA FILHO (DEM-PE) - A FAVOR
PASTOR EURICO (PHS-PE) - A FAVOR
RICARDO TEOBALDO (PTN-PE) - CONTRA
SEBASTIAO OLIVEIRA (PR-PE) - ABSTENÇÃO
SILVIO COSTA (PT do B-PE) - CONTRA
TADEU ALENCAR (PSB-PE) - A FAVOR
WOLNEY QUEIROZ (PDT-PE) - CONTRA
ZECA CAVALCANTI (PTB-PE) - CONTRAReação na avenida Paulista
SÃO PAULO - Líder do MBL (Movimento Brasil Livre) diz que cada um será "um sol no horizonte após a queda do PT".
Renê Semensato, 36, que é comerciário, está desde às 14h em frente ao carro do MBL, na avenida Paulista. "Nos fizemos nosso dever, foi o que nos esperávamos", diz.
"Estaremos atentos agora, primeiro passo foi dado, que foi acabar com o embrião da ditadura. O PT é partido ditatorial. Eu sou partidário da democracia".
A caminho do metro, Marcos Ferreira dos Santos, 42, orçamentista, que mora em Itaquera, e Jessica Santos Jesus, 24, comemoram.
"Estou feliz, feliz mesmo", diz ele. "Chegou a hora de mudar e vai mudar. Tudo o que aconteceu eles viram que o crime não compensa", diz.