AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
Clima entre petistas no cafezinho do plenário é de desânimo
No cafezinho do plenário da Câmara, o clima entre petistas é de desânimo total. Parte deles já admite que a vitória na votação é quase impossível.
Veja declaração de votos de deputados no plenário da Câmara
Antes de votar a favor do impeachment, Luiz Cláudio (PR-RO), afirmou: "Eu gostaria de hoje, um domingo em que a população brasileira está nos assistindo eu gostaria de votar projetos para tirar o Brasil da lama."
Alguns deputados chamaram por Deus antes de declarar seus votos, como João Campos (PRB-GO): "Que Deus tenha misericórdia da nossa nação. Na defesa do estado democrático de direito, contra a corrupção e a impunidade, na defesa da família, pela dignidade do povo brasileiro, meu voto é sim!"
"Que deus abençoe nosso país neste momento tão difícil", afirmou Flávia Morais antes de declarar voto favorável ao impeachment.
Manifestantes começam a deixar vale do Anhangabaú
SÃO PAULO - Clima no Anhangabaú é de derrota. Nem os poucos votos favoráveis à presidente têm feito as pessoas reagirem com mais do que uma discreta comemoração. Na pequena área destinada às lideranças, atrás do carro de som, alguns começam a ir embora.
Deputados aproveitam microfone para criticar Eduardo Cunha
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é criticado por deputados governistas na votação do pedido de impeachment. O peemedebista também é atacado por alguns deputados que votaram pelo impeachment da presidente Dilma, como Expedito Netto (PSD-RO).
Deputada do PDT que não havia declarado voto é a favor do impeachment
A deputada Flávia Morais (PDT-GO) vota 'sim' ao impeachment. Ela não havia declarado o seu voto.
"Com todo respeito ao posicionamento do meu partido, mas atendo ao posicionamento do povo de Goiás e ao povo do Brasil. Voto sim"
Manifestantes pró-impeachment comemoram votação na avenida Paulista
VEJA COMO FORAM OS VOTOS DOS DEPUTADOS DE RONDÔNIA
Todos os oitos deputados de Rondônia votaram pelo prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Inicialmente indeciso, segundo levantamento da Folha, Luiz Cláudio (PR) votou a favor do impedimento.
EXPEDITO NETTO (PSD-RO) - A FAVOR
LINDOMAR GARÇON (PRB-RO) - A FAVOR
LUCIO MOSQUINI (PMDB-RO) - A FAVOR
LUIZ CLÁUDIO (PR-RO) - A FAVOR
MARCOS ROGÉRIO (DEM-RO) - A FAVOR
MARIANA CARVALHO (PSDB-RO) - A FAVOR
MARINHA RAUPP (PMDB-RO) - A FAVOR
NILTON CAPIXABA (PTB-RO) - A FAVORAntes indeciso, deputado do PR vota a favor do impeachment
O deputado Luiz Cláudio (PR -RO) vota "sim" ao impeachment. Ele era indeciso.
"Gostaria de estar votando projetos para tirar o Brasil da lama. Em respeito à minha família, aos meus eleitores, voto sim"
Presidente Dilma assiste à votação da biblioteca do Alvorada
A presidente Dilma Rousseff assiste à votação na biblioteca do Palácio do Alvorada. Ela está acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros e governadores petistas. A avaliação é que até agora os votos foram previsíveis, sem grandes surpresas.
Rondônia e Goiás serão os próximos Estados a votar
Os deputados de Rondônia e Goiás são os próximos a anunciarem seus votos