AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
Veja declarações de votos de deputados no plenário da Câmara
Erika Kokay (PT-DF): "Porque não tem saída, fora da democracia. Em homenagem ao povo brasileira que carrega as marcas da ausência de democracia na pele e na alma. Contra a corrupção que está sentada nesta mesa nesta sessão. Eu voto contra o golpe, eu voto não."
Alberto Fraga (DEM-DF): "342 eu tivesse, 342 eu daria, para salvar o país dessa corrupção, dessa ladroagem, que é o PT."
Thiago Peixoto (PSD-GO): "Impeahcment não é golpe, toda democracia sólida possibilita o impeachment."
Ato no Paraná comemora maioria dos votos em favor do impeachment
CURITIBA - O público na praça Santos Andrade, no centro, comemorou a maioria dos votos a favor do impeachment de deputados federais do Paraná.
Foram 26 votos "sim" e 4 "não". A terra da "República de Curitiba" e de onde atua o juiz Sergio Moro foram lembrados nos discursos a favor da saída da presidente por deputados, como Fernando Francischini (SD).
Uma deputada, Christiane Yared, do PR, aproveitou seu voto a favor do impeachment para criticar o governador Beto Richa (PSDB). "As pedaladas [fiscais] que condenam Dilma devem condenar também governadores, como o do meu Estado, o senhor Beto Richa". Não houve fortes aplausos de apoio à fala da parlamentar.
Dois telões transmitiam os discursos e votos de outros Estados.
Quando a votação chegou aos deputados do Paraná, um dos telões parou a transmissão apenas para mostrar o voto de cada parlamentar, com a foto e nome em destaque.
O público também anotava em um folheto o placar da votação. Quase todos os parlamentares mandaram saudações para suas cidades e bases eleitorais. O mais vaiado foi Zeca Dirceu (PT), que votou não.
Eliseu Padilha diz que deputado indeciso votará pelo impeachment
Eliseu Padilha, homem de confiança de Michel Temer, recebeu a palavra de Eduardo da Fonte (PP-PE) de que ele votará pelo impeachment. Eduardo havia se comprometido com os dois grupos, favoráveis e contrários ao governo. Ele chegou ao plenário há pouco.
Os peemedebistas ofereceram buscá-lo em casa para levá-lo pra Câmara, numa espécie de "votação coercitiva", como brincou um aliado do vice-presidente
Carreta Furacão deverá se apresentar só após votação
De acordo com organizadores do MBL, na Paulista, o grupo de dança trio Carreta Furacão só deve se apresentar após a votação, que é transmitida no telão.
O trio ganhou fama na internet fantasiados de palhaço, Fofão e capitão América, entre outros, com passos de dança muito bem coreografados.
Reprodução/Video Carreta Furacão, hit da web, deve se apresentar na Paulista após o fim da votação 400 vão às ruas contra Dilma no Amapá
MACAPÁ - Cerca de 400 manifestantes favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff realizam atos em Macapá neste domingo (17).
Os favoráveis ao impeachment iniciaram a concentração por volta das 14h30 na praça do Côco, orla da capital.
A estimativa é dos organizadores.
VEJA COMO FORAM OS VOTOS DOS DEPUTADOS DE GOIÁS
Dos 17 deputados de Goiás, apenas um foi contrário a autorização da Câmara para que o Senado abra o processo de impeachment. Todos os outros foram favoráveis ao processo que pode tirar a presidente Dilma Rousseff.
ALEXANDRE BALDY (PTN-GO) - A FAVOR
CÉLIO SILVEIRA (PSDB-GO) - A FAVOR
DANIEL VILELA (PMDB-GO) - A FAVOR
DELEGADO WALDIR (PR-GO) - A FAVOR
FÁBIO SOUSA (PSDB-GO) - A FAVOR
FLÁVIA MORAIS (PDT-GO) - A FAVOR
GIUSEPPE VECCI (PSDB-GO) - A FAVOR
HEULER CRUVINEL (PSD-GO) - A FAVOR
JOÃO CAMPOS (PRB-GO) - A FAVOR
JOVAIR ARANTES (PTB-GO) - A FAVOR
LUCAS VERGILIO (SD-GO) - A FAVOR
MAGDA MOFATTO (PR-GO) - A FAVOR
MARCOS ABRÃO (PPS-GO) - A FAVOR
PEDRO CHAVES (PMDB-GO) - A FAVOR
ROBERTO BALESTRA (PP-GO) - A FAVOR
RUBENS OTONI (PT-GO) - CONTRA
THIAGO PEIXOTO (PSD-GO) - A FAVORVice-líder do governo analisa mudança de votos
O deputado Silvio Costa (PTdoB - PE), vice-líder do governo, faz uma análise da situação da votação: "Tivemos duas defecções até agora, Alfredo Nascimento e Jacob. Estamos esperando nove votos 'nem Dilma nem Temer', já houve dois, vamos esperar os outros sete. Enfim, vamos aguardar, poderemos ter surpresas"
Ato pró-Dilma recebe 2.000 pessoas em frente ao Teatro Amazonas
MANAUS - Ato contra o impeachment reúne neste momento 2.000 pessoas em frente ao Teatro Amazonas, na capital do Estado, segundo os organizadores.
A Polícia Militar não informou estimativa até o momento.
Já a manifestação a favor do impeachment reúne 700 pessoas na orla da Ponta Negra, segundo a polícia.
PM detém dois manifestantes após briga na Paulista
DE SÃO PAULO - A PM deteve dois manifestantes que brigaram em frente ao MASP. A briga foi denunciada ao microfone por líderes do MBL (Movimento Brasil Livre).
Eles trocaram socos com outros manifestantes em em frente ao telão.
Segundo o sargento Moreira Junior, um dos detidos teria dado uma garrafada em alguma pessoa durante a confusão. "Não vimos como começou".
"Foi briga, isso é por causa de bebida. Gente exaltada", disse um policial.
Os dois estão detido no cercado da PM no MASP.
O sargento exigiu o crachá da reportagem da Folha e anotou o nome do repórter em uma lista. Não deu explicações sobre o motivo.
Fogos de artifício comemoram votos pró-impeachment de Dilma na Bahia
SALVADOR - Na região do Jardim de Alah, onde se concentram manifestantes a favor do impeachment, fogos de artifício começam a ser estourados em comemoração aos votos favoráveis ao afastamento da presidente Dilma Rousseff.