AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
No RN, sete dos oito deputados votaram a favor do impeachment
Beto Rosado (PP): "Agradeço a todo PP que entendeu o sentimento das ruas e de toda a sua bancada e votou majoritariamente, fez questão de fechar o voto em favor do impeachment. Nós agora temos oportunidade de sonhar, de ter esperança por um futuro melhor."
Fábio Faria (PSD): "Pela união do Brasil, com fé nas nossas instituições e pela retomada do crescimento, eu voto sim."
Rafael Motta (PSB): "A frustração de uma nação é o maior peso que um parlamentar pode levar na sua consciência. Eu voto sim."
Walter Alves (PMDB): "Na esperança de dias melhores, em nome do povo do meu Estado, que me concederam 191 mil votos, em nome do povo do RN e do Brasil, eu voto sim."
Zenaide Maia (PR): "Pela democracia, pelos avanços sociais, por saber que Eduardo Cunha e Michel Temer não são a solução para nosso país e pelas famílias brasileiras eu voto não."
"Estamos imparciais", diz produtor da Carreta Furacão
SÃO PAULO - André Jack Dancer Corrêa Cetano, 34, Coreógrafo, produtor da Carreta Furacão e apresentador de TV diz que este é apenas mais um trabalho para o grupo.
"Estamos imparciais, não estamos nem de um lado nem do outro ", afirma.
Homossexual, ele diz respeitar as opiniões do presidente da câmara, Eduardo Cunha.
Emilio Sant'anna/Folhapress André Jack Dancer Corrêa Caetano, 34, coreógrafo e produtor da Carreta Furacão "Minha mãe trabalhou grávida", diz locutor da Fiesp, em crítica a Clarissa Garotinho
SÃO PAULO - No palco da Fiesp, o locutor criticou a ausência da deputada Clarissa Garotinho (PP-RJ), que está grávida.
"Falamos que atestado, hoje, é só de óbito. Minha mãe trabalhou grávida", disse.
"Que vergonha, Zenaide"
NATAL - A deputada Zenaide Maia (PR) foi a única do Rio Grande do Norte a votar contra o impeachment. "Que vergonha Zenaide", gritaram manifestantes, em meio a vaias contra a parlamentar.
Deputada do PR, que era indecisa, vota contra o impeachment
A deputado Brunny (PR-MG), que era indecisa, votou contra o impeachment da presidente Dilma.
"Votar 'sim' pelo impeachment é muito mais fácil, mas nunca corri atrás de algo que fosse fácil na minha vida"
Jean Wyllys tenta cuspir em Jair Bolsonaro; filho revida
BRASÍLIA - O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) tentou cuspir em Jair Bolsonaro (PSC-RJ) após ter declarado voto contra o impeachment.
"Jean tentou cuspir no meu pai porque ele estava falando 'tchau, querida, tchau, querida'. Eles é que têm o discurso do ódio. Eles falaram na tribuna de [Carlos] Marighela, quando meu pai falou de Coronel Ustra. Eles tiram a calcinha pela cabeça. A democracia só vale quando é a favor deles", criticou Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), filho de Bolsonaro.
Depois da confusão, o filho de Bolsonaro tentou pegar Wyllys, mas não conseguiu e também tentou cuspir no colega de Congresso.
Alan Marques/Folhapress Jean Wyllys (Psol-RJ) tenta cuspir em Jair Bolsonaro (PSC-RJ) em sessão na Câmara Público de Brasília chegou a 79 mil, diz secretaria de segurança
Em comunicado, a secretaria de segurança pública do DF calcula que o ápice das manifestações na Esplanada dos Ministérios foi às 20h, com 79 mil manifestantes reunidos no local.
Na área destinada aos apoiadores da presidente, o número chegou a 26 mil, segundo o órgão. No lado reservado aos contrários à presidente, estavam reunidos 53 mil pessoas.
Nenhuma ocorrência de violência entre manifestantes foi registrada pela secretaria.
Vídeo mostra manifestantes governistas vaiando Jair Bolsonaro
VEJA COMO FORAM OS VOTOS DOS DEPUTADOS DO RIO GRANDE DO NORTE
Sete dos oito deputados do Rio Grande do Norte votaram a favor da autorização da Câmara para que o Senado abra o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Zenaide Maia (PR-RN) foi a única parlamentar que foi contrária ao pedido de saída da presidente.ANTÔNIO JÁCOME (PTN-RN) - A FAVOR
BETO ROSADO (PP-RN) - A FAVOR
FÁBIO FARIA (PSD-RN) - A FAVOR
FELIPE MAIA (DEM-RN) - A FAVOR
RAFAEL MOTTA (PSB-RN) - A FAVOR
ROGÉRIO MARINHO (PSDB-RN) - A FAVOR
WALTER ALVES (PMDB-RN) - A FAVOR
ZENAIDE MAIA (PR-RN) - CONTRADeputada do PR que não havia declarado voto é contra o impeachment
A deputada Zenaide Maia (PR-PN), que não havia declarado voto, votou contra processo de impeachment.
"Pela democracia, pelos avanços sociais, por saber que Cunha e Temer não são a solução do país."