AO VIVO
Acompanhe em tempo real a cobertura da crise política no governo Dilma
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse nesta quinta-feira (17) do cargo de ministro da Casa Civil, horas após o juiz federal Sergio Moro liberar no inquérito da Operação Lava Jato um grampo telefônico que sugere uma ação da presidente Dilma Rousseff para evitar uma eventual prisão do petista.
Uma decisão da Justiça Federal de Brasília determinou, porém, a suspensão do ato de nomeação. Na decisão, o juiz Itagiba Catta Preta Neto afirma que há indícios de cometimento do crime de responsabilidade. O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, já informou que o governo federal irá recorrer.
A divulgação dessa gravação e a entrada de Lula no governo motivam protestos pelo país desde a noite de quarta. Em São Paulo, a avenida Paulista amanheceu bloqueada por manifestantes.
Acompanhe em tempo real os desdobramentos da crise política do governo Dilma. A Folha fez um resumo dos acontecimentos desta quinta.
acompanhe
BRASÍLIA - Corpo de Bombeiros e Samu montam grande estrutura para atender possíveis feridos. A quantidade de policiais também foi reforçada em relação à quarta-feira (16).
Sem citar Dilma ou a revelação de suas conversas com Lula, o CFM (Conselho Federal de Medicina) divulgou nota em que "manifesta seu repúdio à ações que dificultem investigações em casos de suspeita de irregularidade e conclama os médicos e a população à luta pelo restabelecimento da ordem jurídica no País".
Bolsa sobe 6,6% e dólar cai 4% com quadro político e exterior favorável
Edward Snowden sobre Dilma Rousseff
Em sua conta no Twitter, Edward Snowden comentou: "Três anos após @dilmabr [Dilma Rousseff] aparecer em manchetes sobre escutas, ela ainda faz ligações não criptografadas."
BRASÍLIA - Manifestantes voltam a se concentrar à frente do Planalto. Até então, ocupavam o gramado em frente ao Congresso.
A Polícia Rodoviária Federal registrou desde a manhã desta quinta-feira (17) sete bloqueios de estradas federais em três diferentes estados, devido a protestos contra o governo. Dessas, quatro trechos, todos no Mato Grosso, continuam fechados pelos manifestantes.
Uma petição on-line pedindo a destituição do juiz federal Sergio Moro, no site da Avaaz, já havia recebido pouco mais de 39 mil assinaturas até as 17h30
Aos gritos de 'nós somos a república de Curitiba' e 'Moro', centenas de pessoas protestam em frente à Justiça Federal de Curitiba. Com um carro de som, ele fecham a avenida Anita Garbaldi e pedem a renúncia da presidente Dilma e fazem elogios ao juiz federal. Segundo a PM, são cerca de 700 pessoas.
Foto: Juliana Coissi/Folhapress
A AGU (Advocacia-Geral da União) reforçou o discurso de que o juiz Sérgio Moro, que conduz os processos da Lava Jato, cometeu um crime ao tornar público o teor da conversa telefônica entre a presidente Dilma e o ex-presidente Lula, colocando inclusive em risco a segurança nacional.
Investigadores da Operação Lava Jato acharam durante as ações de busca, no último dia 4, um documento em que um dos donos do sítio frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Atibaia (SP) venderia a propriedade para o petista e sua mulher, Marisa Letícia. A informação foi publicada pelo site da revista "Veja".