AO VIVO
Acompanhe em tempo real a cobertura da crise política no governo Dilma
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse nesta quinta-feira (17) do cargo de ministro da Casa Civil, horas após o juiz federal Sergio Moro liberar no inquérito da Operação Lava Jato um grampo telefônico que sugere uma ação da presidente Dilma Rousseff para evitar uma eventual prisão do petista.
Uma decisão da Justiça Federal de Brasília determinou, porém, a suspensão do ato de nomeação. Na decisão, o juiz Itagiba Catta Preta Neto afirma que há indícios de cometimento do crime de responsabilidade. O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, já informou que o governo federal irá recorrer.
A divulgação dessa gravação e a entrada de Lula no governo motivam protestos pelo país desde a noite de quarta. Em São Paulo, a avenida Paulista amanheceu bloqueada por manifestantes.
Acompanhe em tempo real os desdobramentos da crise política do governo Dilma. A Folha fez um resumo dos acontecimentos desta quinta.
acompanhe
Manifestantes montam cerca de 20 barracas na avenida Paulista e dizem que só vão embora em caso de renúncia ou impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para Natan Nascimento, que vai passar a noite no local, a manifestação pró-PT marcada para esta sexta-feira (18) não será um problema "A gente pode protestar no mesmo lugar sem se desrespeitar", diz.
Foto: Danilo Verpa/Folhapress
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu criação de uma frente internacional unida em defesa da colega brasileira, Dilma Rousseff, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Foto: AFP
As federações das indústrias dos estados de São Paulo (Fiesp), Rio de Janeiro (Firjan), Espírito Santo (Findes), Paraná (Fiep) e Pará (Fiepa) realizaram uma videoconferência nesta quinta-feira (17) e decidiram pedir aos parlamentares voto a favor do impeachment.
Entenda o caso Nixon, citado por Moro em comparação com gravação de Dilma.
O vice-presidente da República, Michel Temer, mudou a data de convocação do diretório nacional do PMDB –para deliberar sobre a saída do partido do governo– do dia 28 de março para 29.
Policiais federais informaram a seus superiores que a operadora Claro só interrompeu o monitoramento do telefone do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais de 12 horas após o juiz Sérgio Moro decidir pela suspensão do grampo.
Adega com centenas de garrafas de bebidas encontrada em anexo da casa principal do sítio em Atibaia (SP). A Polícia Federal encontrou objetos pessoais, roupas, bebidas e presentes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sítio, mas não identificou pertences de Jonas Suassuna e Fernando Bittar, que são formalmente proprietários do imóvel.
Foto: Divulgação/Polícia Federal
Ex-assessor de Lula afirmou à força tarefa da Operação Lava Jato que o engenheiro da Odebrecht Frederico Barbosa pagou obras no sítio em Atibaia (SP) que é frequentado pelo ex-presidente e sua família.
BRASÍLIA - Após tomar posse, o ex-presidente viaja para São Paulo. Deve chegar a sua casa em São Bernardo do Campo no início da noite.
TABOÃO DA SERRA - A rodovia Régis Bittencourt foi bloqueada, por volta das 14h20, por simpatizantes do PT, informou a Polícia Rodoviária Federal. A pista sentido São Paulo foi interditada por cerca de 30 minutos por manifestantes pró-governo Dilma Rousseff. Eles pintaram de vermelho no chão a frase "Não vai ter golpe". A pista foi liberada na sequência e o tráfego flui normalmente agora.