AO VIVO
Acompanhe em tempo real a cobertura da crise política no governo Dilma
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse nesta quinta-feira (17) do cargo de ministro da Casa Civil, horas após o juiz federal Sergio Moro liberar no inquérito da Operação Lava Jato um grampo telefônico que sugere uma ação da presidente Dilma Rousseff para evitar uma eventual prisão do petista.
Uma decisão da Justiça Federal de Brasília determinou, porém, a suspensão do ato de nomeação. Na decisão, o juiz Itagiba Catta Preta Neto afirma que há indícios de cometimento do crime de responsabilidade. O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, já informou que o governo federal irá recorrer.
A divulgação dessa gravação e a entrada de Lula no governo motivam protestos pelo país desde a noite de quarta. Em São Paulo, a avenida Paulista amanheceu bloqueada por manifestantes.
Acompanhe em tempo real os desdobramentos da crise política do governo Dilma. A Folha fez um resumo dos acontecimentos desta quinta.
acompanhe
BRASÍLIA - Lula assina a posse de seu cargo, no ministério da Casa Civil.
BRASÍLIA - Lula chega ao salão de sua posse recebido aos gritos de "Lula guerreiro do povo brasileiro" e "não vai ter golpe".
SÃO PAULO - Chega um carro de som na avenida Paulista. O protesto continua crescendo. Os manifestantes dizem que só vão sair em caso de renúncia ou impeachment da presidente Dilma.
PORTO ALEGRE - Os manifestantes cantam músicas contra o PT e o PMDB. "Dilma vai cair primeiro, depois o Renan Calheiros, Cunha cai depois". Estão na avenida Ipiranga cerca de 130 pessoas, segundo a Brigada Militar (a PM gaúcha).
Como eles estão em frente à sede da PF, os ativistas aplaudiram um carro da corporação que entrou no prédio.
BRASÍLIA - Começa a cerimônia de posse de Lula como ministro da Casa Civil. Toca o hino nacional agora.
SÃO PAULO - Assessoria de Michel Temer justifica a ausência do vice na cerimônia de posse dizendo que ele "não pode comparecer à posse de um ministro que afronta a decisão soberana da convenção nacional do PMDB de não ocupar cargos no governo". É uma referência direta a Mauro Lopes, que assume a Aviação Civil. A expulsão de Lopes do PMDB será analisada a partir de sexta.
BRASÍLIA - A Folha encontrou o manifestante que tem feito aparições relâmpago na TV Globo. Luiz Henrique Oliveira, 24, funcionário da Câmara, afirma que seus protestos são para demonstrar sua indignação com a cobertura que a mídia vem fazendo sobre as investigações da Lava Jato. "As aparições são uma indignidade contra a seletividade e parcialidade da mídia, que blinda os partidos da oposição. Acredito que todos os envolvidos no escândalo devem ser investigados, como o senador Aécio Neves", diz. Segundo ele, o clima de animosidade presente na manifestação desta quinta se deve à atuação do juiz Sergio Moro. "As manifestações fazem parte do processo democrático. Quero que todas sejam pacíficas. O problema é que, ontem, Moro incitou a desordem pública ao divulgar um grampo envolvendo a Presidente da República [Dilma Rousseff]."
BRASÍLIA - Deputados da base que fazem oposição ao governo federal participarão da posse. Lula já chegou ao Palácio do Planalto.
BRASÍLIA - O clima está tenso em frente ao Planalto. Manifestantes gritam "Lula, ladrão, seu lugar é na prisão" e tentam passar pela barreira policial montada.
BRASÍLIA - Carros fazem buzinaço em frente ao Congresso Nacional. O trânsito está bloqueado na descida para o Planalto, então os motoristas não conseguem descer até lá.