Esta quinta-feira (15) foi marcada por manifestações de pautas diversas em São Paulo e em outras capitais brasileiras. Pela manhã, uma série de manifestações fechou importantes ruas e avenidas paulistanas e reuniu cerca de 4.000 pessoas em diversos pontos da cidade, incluindo a Radial Leste, nas proximidades do estádio Itaquerão, na zona leste (veja como foi).
Entre o fim da tarde e o começo da noite, um ato contra a Copa foi dispersado após confronto entre manifestantes e PM na r. da Consolação --além da confusão, ao menos uma concessionária e um banco foram depredados. A polícia deteve sete pessoas (leia mais).
A manifestação iniciada na Vila Mariana por professores da rede municipal, que decidiram após reunião nesta quinta continuar em greve, foi encerrada na praça da Bandeira após os docentes terem feito uma passeata pela av. 23 de Maio.
Por volta das 21h30, já não havia mais focos de protesto, segundo a PM.
No Rio, houve um encontro de três atos, realizados por estudantes e por rodoviários e professores em greve. A principal via afetada foi a av. Presidente Vargas, e houve um princípio de confusão na estação Central do Brasil, região central da capital fluminense.
Também houve manifestações em Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Fortaleza.
São Paulo: Tropa de choque da PM chega à praça do ciclista (esquina entre a av. Paulista e a r. da Consolação) após o ato "anti-Copa", que teve confronto e depredação.
Governo desiste de lei para punir 'black blocs' com mais rigor
São Paulo: PM atira novas bombas de gás para dispersar manifestantes que subiam a r. da Consolação após os confrontos durante o protesto contra a Copa.
São Paulo: Protesto contra a Copa do Mundo, iniciado na esquina entre a av. Paulista e a r. da Consolação e que teve confronto entre PMs e manifestantes, está praticamente todo dispersado.
São Paulo: Sobre o confronto na r. da Consolação, a confusão começou quando policiais com escudos passaram pela calçada na esquina com a r. Matias Aires. Manifestantes, então, insultaram os PMs e atiraram pedras e latas de lixo nos policiais, que revidaram com bombas de gás.
Brasília: Manifestação anti-Copa em Brasília reúne 200 pessoas
São Paulo: Manifestantes do protesto de professores da rede municipal já liberam totalmente a av. 23 de Maio na região central paulistana. Os professores caminharam desde a sede da Secretaria Municipal da Educação, no bairro da Vila Mariana, até a praça da Bandeira.
São Paulo: PM faz varredura na r. da Consolação, onde houve confronto entre policiais e manifestantes do ato contra a Copa.
Rio de Janeiro: Mascarados correm a esmo na av. Presidente Vargas e fecham a pista central da via. Trânsito é prejudicado nos dois sentidos.
São Paulo: Restaurantes e bares situados na r. da Consolação fecham as portas após o confronto entre PM e manifestantes do ato contra a Copa.