Publicidade
Publicidade
Papa no Brasil e protestos no Rio e em SP
No Rio de Janeiro, após a cerimônia da Via Sacra, que contou com a presença do papa Francisco, parte dos peregrinos começam a deixar a praia de Copacabana. Ao mesmo tempo, um grupo de manifestantes protestam contra o governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB), e contra os gastos do governo com a Jornada Mundial da Juventude. O grupo tentou invadir o palco principal da Jornada, mas foi impedido pela polícia. Em São Paulo, o protesto foi convocado pelo Facebook e nomeado "Apoio aos irmãos e irmãs Cariocas", a manifestação começou no vão livre do Masp, na av. Paulista, região central da capital paulista.
-
19h13
O cortejo sobe a rampa do palco central. O papa Francisco acompanha atentamente cada passo da Via Sacra.
-
19h12
Além do papa Francisco, o palco principal está formado por uma grande quantidade de pessoas --clérigos e autoridades-- sentados em seus determinados lugares. Neste espaço, encontra-se também a trupe peregrina.
-
19h11
Esta será a encenação mais longa da Via Sacra, que deve durar pelo menos dez minutos.
-
19h10
Guarda da Cruz peregrina leva Cruz para a décima quarta é última estação: "Jesus é sepultado". A encenação será realizada no palco principal, onde está o papa Francisco.
-
19h10
Veja como foi encenada a décima terceira estação da Via Sacra
-
19h08
"Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! É maravilhoso escutar as lições do teu divino Coração. Passo os dias no silêncio de sons e palavras. Não consigo ouvir com os ouvidos, mas escuto tua voz em meu coração. Ao ver-te descido da cruz, repousar no colo piedoso de tua querida mãe, sinto que todos os discursos são insuficientes e uma única palavra já é demais. Existem momentos em que o silêncio e a contemplação falam muito mais. Ensina-me a descrucificar os meus irmãos. Que o meu testemunho seja um silencioso grito de amor e de solidariedade", diz Flávia Oliveira, voluntária da Jornada, com uma deficiente auditiva ao lado, que se comunica em libras
-
19h07
Flávia Oliveira, voluntária da Jornada, lê meditação.
-
19h10
"Havia um homem, por nome José, membro do conselho, homem reto e justo. Foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. Ele o desceu da cruz, envolveu-o num pano de linho e colocou-o num sepulcro, escavado na rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado", diz Raphael Najan
-
19h07
Raphael Najan, voluntário da Jornada, lê trecho do Evangelho.
-
19h06
Representação de Maria com o Jesus morto no colo ecoa a famosa estátua da Pietà do artista renascentista Michelangelo.
Notícias
Publicidade